DSLR/Mirrorless até 500€

siderin

Power Member
Boas, este Verão devo fazer uma ou duas viagens ao estrangeiro e quero usar isso como desculpa para dar o salto de smartphone para uma câmara mais 'a sério'. Até à data tenho sempre tirado fotos com o meu LG G4, que tem uma câmara bastante boa, no entanto, não deixa de ser um telemóvel.
  1. O QUE:
    Tudo. O mais importante será a máquina e a lente, os acessórios eu penso que percebo o mínimo para os escolher sozinho na altura.

  2. POR QUANTO:
    Não queria passar os 500€

  3. PARA FAZER O QUE:
    Normalmente, eu fotografo paisagens, edifícios e detalhes arquitectónicos (tanto interiores como exteriores . igrejas, palácios, etc).

  4. PARA USAR ONDE:
    O tipo de foto que eu gosto mais de tirar é o tipo de foto onde o meu telemóvel tem mais dificuldade: low light; eu adoro tirar fotos durante e pouco após o pôr do sol, assim como zonas mal iluminadas à noite.

  5. COMO ÉS:
    Casual - percebo um mínimo para mexer no modo manual da câmara (do telemóvel) e mexer na iluminação.

  6. JÁ TENS:
    O supra-referido LG G4

  7. COMO É A TUA "REDE":
    Samsungs e iPhones... A única pessoa que conheço que tem máquina DSLR tem Canon (e até agora têm-me aconselhado optar por Canon) mas é mais profissional.

  8. ONDE COMPRAR:
    Prefiro grandes superfícies mas não excluo Amazon


    Esse meu conhecido recomendou a Canon Rebel T6i (que, se não me engano, passa um pouco o budget). Do que li aqui vejo que recomendam bastante a Nikon D3300/3400. Também estive de olho nas Sony a6000 e Olympus OM-D E-M10 Mk. II e III mas também são um pouco caras.

 
Visto a tua "maquina" ser um telemóvel estás disposto a andar carregado com uma DSLR ?

É um sistema completamente diferente, o que quero dizer é q acho que não te enquadras no perfil de pessoa para entrar de armas e bagagens para as DSLR e mais objectivas, mas um alerta não leves a mal.
Aconselhava-te uma compacta, pois é mais portatil.
E atenção que com esse budjet podes comprar uma compacta melhor que muitas DSLR.
 
Compreendo o que queres dizer, mas não me incomoda de todo! A namorada do meu irmão tem uma CSC da Samsung (lembrei-me agora) e numa viajem que fiz usei a câmara bastante tempo. Além disso eu ando sempre de mochila, não é algo que me incomode

Que compacta recomendas?
 
Compactas para mim a gama Sony RX é imbativel. Já vai na versão V salvo erro, mas isso vai para o dobro do teu orçamento.
Ainda consegues comprar a Sony RX III por preços agora +- 500€ e garanto que é fantástica, a IV tem mais umas mariquises que não valem os 200€ a mais.

E ainda dentro do teu plafond de 500€ podes ir tb para a Canon PowerShot G9 X Mark II ou Panasonic Lumix TZ100
 
Compactas para mim a gama Sony RX é imbativel. Já vai na versão V salvo erro, mas isso vai para o dobro do teu orçamento.
Ainda consegues comprar a Sony RX III por preços agora +- 500€ e garanto que é fantástica, a IV tem mais umas mariquises que não valem os 200€ a mais.

E ainda dentro do teu plafond de 500€ podes ir tb para a Canon PowerShot G9 X Mark II ou Panasonic Lumix TZ100

Gostava de optar por uma máquina que desse por trocar a lente. Gosto da multiplicidade que me permite.

Com esse orçamento Nikon d3300/D5300 será a melhor relação qualidade preço que podes encontrar.

Entra essas duas há uma que prefiras? E da 3300 para a 3400?
 
Eu acho o Best buy a D5300, mas o que a D5300 tem a mais que a D3300 pode não ser muito relevante para ti (modo HDR, ecrã articulado, mais pontos de focagem).
 
O HDR não terá vantagens em low light?

De qualquer forma, até ao Verão vejo melhor, assim já tenho ideia do que é melhor para o budget! Obrigado!
 
o hdr exige edição mais trabalhosa que o normal (é a junção de várias fotos) com exposições diferentes. Usas por exemplo em contra luz, ou num espaço interior com menos luz com uma janela com muita luz. Ou expões corretamente a parte da janela, ou o espaço interior. Se expões bem a janela, o interior fica muito escuro, se expões corretamente o interior a janela fica toda branca. Tem a ver com as limitações de gama dinânica dos sensores/máquinas quando tens numa mesma fotos diferenças de luminosidade muito grandes (não necessáriamente low light).

É um tipo de fotografia bastante especifica que muita gente nem nunca faz. As D3X00 também permitem fazer, mas é muito trabalhoso, face ao modo automático da série D5X00.
 
PARA FAZER O QUE:
Normalmente, eu fotografo paisagens, edifícios e detalhes arquitectónicos (tanto interiores como exteriores . igrejas, palácios, etc).
Eu cá vou bater aqui...

1º: fazes edição das tuas fotos e/ou planeias fazer?
2º: sentes que a perspectiva do teu telemóvel é suficiente, ou gostavas de utilizar algo ainda mais wide, por exemplo?
 
Eu cá vou bater aqui...

1º: fazes edição das tuas fotos e/ou planeias fazer?
2º: sentes que a perspectiva do teu telemóvel é suficiente, ou gostavas de utilizar algo ainda mais wide, por exemplo?


1º Planeio, pelo menos a parte do Lightroom

2º Depende; Muitas das vezes sinto que a wide angle do LG V30 dava um jeito do caraças para caber tudo na foto, outras gostava de conseguir capturar detalhes de certas coisas (objectos, etc) com que me cruzo. O meu telemóvel está no meio. Claro que não deve haver uma lente que faça boas macros e boas wides, e se há será cara, dando prioridade a uma delas daria à "wideness". Penso que aí seria uma vantagem de ter uma máquina de lentes removíveis, sendo que mais tarde posso sempre adquirir uma lente para o que desejo fotografar
 
Boas não sei se já compraste a câmara, eu comprei uma Olympus omd10 mark II na sexta feira, ainda não chegou, que na loja não tinha, tiveram se encomendar de outra, por 509€, penso que foi um bom preço, principalmente no mercado nacional, nem na amazon es, arranjei a este preço.
 
Vejo muita gente a tomar como referência de preço a Amazon.es. Vocês têm noção que muitas vezes, mesmo com portes grátis (qd são), a Amazon.es não é mais barata que as outras Amazons?! Eu até hoje, por causa do melhor preço já comprei uma máquina e duas lentes nas Amazon.de e Amazon.it. Usem sempre o tropical price para comparar os preços nas várias Amazons.
 
1º Planeio, pelo menos a parte do Lightroom

2º Depende; Muitas das vezes sinto que a wide angle do LG V30 dava um jeito do caraças para caber tudo na foto, outras gostava de conseguir capturar detalhes de certas coisas (objectos, etc) com que me cruzo. O meu telemóvel está no meio. Claro que não deve haver uma lente que faça boas macros e boas wides, e se há será cara, dando prioridade a uma delas daria à "wideness". Penso que aí seria uma vantagem de ter uma máquina de lentes removíveis, sendo que mais tarde posso sempre adquirir uma lente para o que desejo fotografar
Pronto...
Então aí eu diria algo tipo Canon 1300D + 10-18mm, por exemplo.
Ou com 10-18mm e com 18-55mm, mas isso já deve sair do orçamento, a menos que se vá para material usado.

Essencialmente por ficar mais barato do que comprar o material concorrente Nikon.
 
Nikon d5600 esta actualmente a 551 na amazon es para membros prime. É um bom preço não?

ABraço

Penso que isso seja promoção. Eu só devo comprar mais para a Maio...

Pronto...
Então aí eu diria algo tipo Canon 1300D + 10-18mm, por exemplo.
Ou com 10-18mm e com 18-55mm, mas isso já deve sair do orçamento, a menos que se vá para material usado.

Essencialmente por ficar mais barato do que comprar o material concorrente Nikon.

Ok, vou ter isso em conta! Obrigado :)
 
Penso que isso seja promoção. Eu só devo comprar mais para a Maio...



Ok, vou ter isso em conta! Obrigado :)

Sim e. Normalmente rlabandansempre a volta dos 670 na amazon e nas slnossas belas lojas dos shoppings sempre a rondar os 900.

Eu devo avançar para uma. Vendi a minha Sony a6000 ontem e e isto ou uma d7200, mas sinceramente não me estou a ver a andar com uma 7200 atrás nem a dar mais 200 euros (e é corpo apenas) por muito boa que ela seja ate porque seriabum desperdício nas minhas maos.... Já a d5600 se calhar o e.... :)
 
Última edição:
Essencialmente por ficar mais barato do que comprar o material concorrente Nikon.
Material concorrente...mas não é que o material Canon seja melhor, não estou a querer dizer isso. É só porque geralmente "entrar no sistema" Canon fica mais barato do que entrar no sistema Nikon.

Uma 1300D, bem comprada, ronda os 350€ com lente. Ainda há dias falámos aqui no fórum do corpo 1300D por £300 ou assim. Eu comprei a minha 10-18mm nova em Black Friday por 190€. Ok, foi em Black Friday, mas nos usados certamente se arranjam valores aproximados.
E mesmo nos usados talvez seja possível arranjar uma 1300D com 18-55 por uns 300 euritos, ou até menos, se for bem negociada.
Era só acompanhar isso da 10-18 e já tinhas um kit porreiro para iniciação desde ultra-wide até ao standard
 
Sim e. Normalmente rlabandansempre a volta dos 670 na amazon e nas slnossas belas lojas dos shoppings sempre a rondar os 900.

Eu devo avançar para uma. Vendi a minha Sony a6000 ontem e e isto ou uma d7200, mas sinceramente não me estou a ver a andar com uma 7200 atrás nem a dar mais 200 euros (e é corpo apenas) por muito boa que ela seja ate porque seriabum desperdício nas minhas maos.... Já a d5600 se calhar o e.... :)

Não gostavas da a6000? De início eu estava a ponderar somente mirrorless e essa era a minha 1ª opção assim como a Olympus que referi, mas depois percebi que me ia ficar mais caro do que eu queria então virei-me mais para as DSLR
 
Back
Topo