DSLR: Para filmar natureza (Floresta Tropical)?

Jahstafari

Power Member
Boas,

Em pricipio vou fazer o meu estágio na América Central e vou estar 3 meses numa floresta tropical. Um dos meus objectivos é fazer um mini-documentário sobre o parque nacional onde vou ficar. Até agora todos me recomendaram a Canon 600D, pelo facto de fazer filmagens com grande qualidade a um preço acessivel (579€)

Eu estou mesmo inclinado a comprar esta máquina a minha única dúvida é o seguinte: A Canon 600D não tem Autofocus equanto filma correcto? Isso é muito importante? Ou é sempre preferível focar manualmente? Penso que a Canon 650D já tem Autofocus enquanto filma mas isso significa que só se pode filmar com Autofocus ou também tem opção de filmar em manual?


  1. O QUE: Máquina de filmar/fotografar
  2. POR QUANTO: Cerca de 600€
  3. PARA FAZER O QUE: Essencialmente filmar natureza
  4. PARA USAR ONDE: Exterior, Floresta tropical
  5. COMO ÉS: Diria que sou amador mas procuro filmar com qualidade próxima do profissional
  6. JÁ TENS: Tenho uma Canon Powershot A620 (para os anos que tem é bem boa, menos para filmar)
  7. COMO É A TUA "REDE": Também têm DSLR
  8. ONDE COMPRAR: Preferia loja física se a diferença de preço for pouca.
Obrigado!
 
Se queres fazer um documentário, a focagem tem de ser sempre manual, já viste alguém utilizar focagem auto num documentário? Isto não é filmar festas da familia.
 
Recomendaram-te a 600D porque faz filmagens com grande qualidade, verdade, podes ter qualidade cinematográfica com ela, MAS não é só com a camara e a 18-55mm, nem com 2 horas de experiencia.

Como já te disseram, tem de ser tudo focado á mão, isto requer muita experiencia para ser feito em condições, requer alguns conhecimentos básicos de fotografia porque toda a exposure tem de ser definida manualmente e tens o problema de não ter nem a angular nem a estabilização de imagem de uma GoPro por exemplo, filmar só com a camara nas mãos vai-te dar uma imagem muito tremida, mesmo com o IS ligado.

Vê bem os prós e contras de uma DSLR (não penses que o auto-focus da 650D te vai dar imagem profissional, porque é longe disso, com aberturas pequenas ainda se safa, mas com grandes é horrivel), e vê se não é preferivel comprares antes uma camcorder, para o tipo de video que vais fazer creio ser o mais acertado, até porque tens uma boa lente de zoom (claro que estamos a falar de uma boa camcorder), com a 18-55 se quiseres apanhar um pormenor ao longe, esquece.

Como diria o MattPierce, "its not what you shoot with but how you shoot", e infelizmente hoje toda a gente pensa que com um kit de 500€ de uma camara e uma 18-55 consegue fazer filmes, mas enganam-se porque a quantidade de acessórios, lente, experiencia e técnica é exorbitante para chegar a esse nivel. Já vi carradas de videos gravados com iphones com muito mais qualidade que um video com uma DSLR e muitas vezes DSLRs boas com boas lentes, mas em mãos que não fazem ideia do que estão a fazer.
 
Boas,

Como é óbvio não estou a pensar fazer um documentário sem tripé. Para além disso também quero arranjar um glide cam/steady cam (Glide Gear Syl-3000).

Em relação à lente também não estou a pensar ficar-me pela 18-55mm até porque quero filmar vida selvagem.

Eu gostava muito de comprar a Canon EF 70-200mm F/4,0 L IS USM ( http://www.*****.pt/B126366-Canon-EF-70-200mm-F-40-L-IS-USM_Teleobjetiva?refId=***** ) mas não sei se vou ter dinheiro para isso.

Caso não consiga comprar esta lente, que outra lente me podem recomendar que tenha um bom alcance e que tenha qualidade a um preço mais acessivel?

Se eu comprar uma boa lente + a 600D, ainda achas que é melhor comprar uma camcoder? (já agora dá-me um exemplo por favor, que seja até 1500€, porque não estou muito dentro das camcoders)

Obrigado!
 
Bem, se estás mesmo interessado em fazer video e se estás disposto a despender tempo a aprender não vejo porque não investir numa DSLR, só escrevi aquilo como aviso, há muita gente como possivelmente quem está a vender essa 650D que pensa que está a comprar uma camcorder e que é carregar num botão e têm video do melhor.

Tendo em conta o clima para onde vais, aconselho-te a por de lado dinheiro para uma boa mochila, Lowepro ou algo do genero com capas para a chuva e muitos saquinhos de silica tendo em conta a humidade desses locais. Outra coisa muito importante é o tripé, não cometas o erro mais idiota que todos (ou quase, eu incluido) de comprar um tripé barato, compra um tripé com cabeça de video (fluidhead) então com a 70-200 é mesmo obrigatório. 70-200mm tens a Canon F4L (sem IS), ou pelo preço da F4L IS podes tambem ver a Tamron ou a Sigma f2.8 se o Stop a mais te for util (é certamente, para video nocturno na floresta suponho que não haja grande luz :P

Acho que devias informar-te como funciona o mundo da fotografia ou do video em DSLR, tenta arranjar um livro ou algo do genero, ou um sobre video com DSLR ou o "Fotografia" do Joel Santos, para teres mais noção do que estás a comprar, antes de experimentar realmente com a lente do kit é que vais ter melhor noção de que lentes adquirir depois.
 
Obrigado pelas dicas Jonas!

Em relação ao tripé consegues aconselhar-me algum? Até 100€ se possível.

A única marca que conheço é a manfrotto mas são carotes.

Quanto á lente prefiro uma que tenha IS.

Qual é a diferença entre a Canon EF 70-200mm f/4 L IS USM http://www.the-digital-picture.com/Reviews/Canon-EF-70-200mm-f-4.0-L-IS-USM-Lens-Review.aspx e a Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM http://www.the-digital-picture.com/Reviews/Canon-EF-70-300mm-f-4-5.6-IS-USM-Lens-Review.aspx . Tirando o facto de uma ser 70-200 e outra 70-300. È que a 70-300 é MUITO mais barata.

Está aqui a comparação mas não percebo alguns aspectos técnicos: http://www.dpreview.com/products/co...on_70-200_4_is&products=canon_70-300_4-5p6_is


Obrigado!
 
Última edição:
Não precisas de saber aspectos técnicos nenhuns, as imagens falam por si. Vai aquela página, faz scroll para baixo até às fotos dos ramos na neve e compara (faz passa com a seta por cima dos nomes, compara a primeira da esquerda com a última da direita): http://www.the-digital-picture.com/Reviews/Canon-EF-70-300mm-f-4-5.6-IS-USM-Lens-Review.aspx

Basicamente as lentes L são feitas para ter a melhor imagem possível, mais nítida e contrastada, à maior abertura. Outra coisa muito importante (sobretudo se as vais usar na selva, lol) é que têm protecção contra os elementos (chuva, lama, areia, etc.) e construção obviamente mais robusta. Enfim, são as lentes para uso profissional outdoor.
 
Última edição:
Boas,

Em pricipio vou fazer o meu estágio na América Central e vou estar 3 meses numa floresta tropical. Um dos meus objectivos é fazer um mini-documentário sobre o parque nacional onde vou ficar. Até agora todos me recomendaram a Canon 600D, pelo facto de fazer filmagens com grande qualidade a um preço acessivel (579€)

Eu estou mesmo inclinado a comprar esta máquina a minha única dúvida é o seguinte: A Canon 600D não tem Autofocus equanto filma correcto? Isso é muito importante? Ou é sempre preferível focar manualmente? Penso que a Canon 650D já tem Autofocus enquanto filma mas isso significa que só se pode filmar com Autofocus ou também tem opção de filmar em manual?


  1. O QUE: Máquina de filmar/fotografar
  2. POR QUANTO: Cerca de 600€
  3. PARA FAZER O QUE: Essencialmente filmar natureza
  4. PARA USAR ONDE: Exterior, Floresta tropical
  5. COMO ÉS: Diria que sou amador mas procuro filmar com qualidade próxima do profissional
  6. JÁ TENS: Tenho uma Canon Powershot A620 (para os anos que tem é bem boa, menos para filmar)
  7. COMO É A TUA "REDE": Também têm DSLR
  8. ONDE COMPRAR: Preferia loja física se a diferença de preço for pouca.
Obrigado!

A máquina é só o principio, o que fará a diferença é todo o resto, lentes, equipamento para estabilização (tripé e outros acessórios para movimentos de camara) e sobretudo "kit de unhas" e experiência. Sem tentar claro que não consegues, mas é dificil e convém ter noções de vídeo a todos os níveis (ou seja, convém já teres trabalhado com câmaras de filmar normais de gama profissional para entenderes as limitações e pontos fortes de uma dSLR a fazer vídeo). Em todo o caso, o que procuras com esse orçamento é uma Panasonic GH2 com uma lente 14-42mm. Com isto fazes o que pretendes e se conseguires orçamento para um tripé com fluid head então melhor ainda.

Se queres fazer um documentário, a focagem tem de ser sempre manual, já viste alguém utilizar focagem auto num documentário? Isto não é filmar festas da familia.

Exactamente. É tudo sempre manual quando se passa para âmbito profissional, a diferença entre uma dSLR e uma câmara de filmar dedicada é que a dSLR a nível de corpo não está optimizada para fazer vídeo e sobretudo para ser usada handheld.
 
Obrigado a todos pelas dicas!

Quanto à capa para chuva vou definitivamente comprar uma.

Em relação à Panasonic GH2 acho que compensa muito mais a Canon 600D. A Panasonic é bem mais cara e não me parece que esteja a um nível superior da 600D: http://snapsort.com/compare/Canon-600d-vs-Panasonic_Lumix_DMC-GH2

Se tiver dinheiro compro a lente 70-200mm IS .

Quanto ao tripé alguém me recomenda um até 100€ com fluidhead? Não me importo de comprar online vindo de fora (amazon, ebay...)

Obrigado mais uma vez!

PAZ
 
Obrigado a todos pelas dicas!

Quanto à capa para chuva vou definitivamente comprar uma.

Em relação à Panasonic GH2 acho que compensa muito mais a Canon 600D. A Panasonic é bem mais cara e não me parece que esteja a um nível superior da 600D: http://snapsort.com/compare/Canon-600d-vs-Panasonic_Lumix_DMC-GH2

Se tiver dinheiro compro a lente 70-200mm IS .

Quanto ao tripé alguém me recomenda um até 100€ com fluidhead? Não me importo de comprar online vindo de fora (amazon, ebay...)

Obrigado mais uma vez!

PAZ

Se estás a falar a nível de vídeo, estás completamente enganado :) A GH2 bate uma 5D MARK II e até há quem diga que bate uma 5D MARK III a nível de qualidade. :D Quanto mais uma 600D. Deixo-te um exemplo meu feito com GH2 e lentes de 150€. Tens a indicação de tudo o que foi utilizado e em que cenas na parte de descrição do vídeo e até mais abaixo algumas fotos do "making of". Já agora, 70-200 não é algo que queiras considerar como única lente, vais ficar extremamente limitado, mais ainda se tiveres em conta o crop factor da máquina (600D ~ x1.6). Precisas mesmo de algo mais wide para captar o ambiente e as paisagens.

Um tripé que custe 100€ e tenha fluidhead com sinceridade não conheço, penso que costumam ser bem mais caros :) Não interpretes o meu post de forma errada. Muitas vezes temos na cabeça marca X ou Y e ignoramos mesmo a concorrência e alternativas por nem sequer as colocarmos em equação ou por não serem tão "trendy" e "cool". Mas garanto-te, e tendo já utilizado mesmo muitas dSLR do mercado para vídeo, inclusivamente 7D, 600D, D90, D7000, entre outras, que com o teu orçamento a GH2 com a lente de kit é o melhor investimento que podes fazer.
 
Última edição:
Boas Michael. Eu por acaso já tinha visto esse teu vídeo, está muito bom!

Mas também tenho andado a ver filmes com a Canon 600D e já vi com muito boa qualidade. Por exemplo: https://vimeo.com/groups/79873/videos/40362283 e http://www.youtube.com/watch?v=KAi2QIq1SUs http://www.youtube.com/watch?v=y6eTZwPMKsU

Este último claro que também teve trabalho de edição mas nota-se que a qualidade é muito elevada! Se conseguir ter esses resultados fico muito satisfeito!

E bem agora já não vou a tempo porque acabei de comprar a 600D =D . Ainda tenho a bateria a carregar mas assim que tiver pronta vou começar a explorar!

Já andava à meses a pensar compra-la e já tive muito boas opiniões sobre a câmara. Já tive com uma 500D na mão e já achei muito bom quanto mais esta!

Aceito a tua opinião e agradeço a todos pelas dicas!

Eu hoje vi um tripé na ***** da Vanguard que me parecia ter fluidhead a 120€. Será bom?
Alguém me consegue indicar alguns bons tripés a um preço não muito superior a 120€?

Obrigado!
 
Última edição:
Por acaso tive esta noite novamente oportunidade de testar a 600D, obviamente que é uma máquina competente :) Bem, desejo-te boa sorte com ela e claro que ela tem muito sumo para espremer. Eu até me esqueci de referir aquela que considero a grande vantagem da GH2: lentes. Com adaptador é possível colocar praticamente qualquer lente na maquina e isso para mim é algo fantástico. O leque low budget de primes antigas de grande qualidade que se abre é para mim um factor de diferenciação face a todo o resto.Mas olha, certamente farás bons vídeos com a maquina, no final o que importa é a história de queres contar, a maquina é apenas um acessório no meio disso tudo :) boa sorte e muita diversão com ela. Quanto a tripés com fluid head, consegues algo melhor (até manfrotto) se não te importares de comprar usado.
 
Obrigado pela dica Michael! Tou ansioso para testar a máquina na natureza! Vou daqui a uns dias para o alentejo ;)

Quanto ao tripé é tranquilo comprar em 2ª mão.

Assim que tiver mais dúvidas volto aqui ;)

Obrigado a todos!

PAZ
 
Tenho uma questão:
Para vir a fazer documentário de vida selvagem aconselham a começar em fotografia (de vida selvagem)?
Para nos inteirarmos da questão técnica, e ao mesmo tempo ganhar conhecimento da natureza... ?
Obrigado
 
Se queres fazer vídeo começas pelo vídeo, não pela fotografia. Claro que quem vem da fotografia e já tem noção de como funcionam as aberturas, ISOs, enquadramentos, etc., tem o trabalho um pouco mais facilitado, mas se o que queres mesmo é filmar então não vale a pena perderes tempo só a fotografar. Vê bastantes documentários dentro desse género para teres noção de como as coisas são feitas e procura também tutoriais na net.
É fundamental que conheças bem a tua câmara e que saibas quais são as suas limitações e pontos fortes.
 
Suponho que já tenhas aprendido o básico de exposure em video numa DSLR (escolher f-stop, shutterspeed, iso, WB), se ainda estiveres a usar o modo automático esquece, o video parece que foi filmado com um telemovel, especialmente se for em zonas mais escuras (á sombra das arvores por exemplo).

Como já disseram, vê vários documentários do genero do que queres fazer, vê o tipo de planos, os enquadramentos, a ordem. Ando a gravar o meu primeiro documentário (sobre uma equipa de bombeiro que faz resgate com corda na zona de Porto de Mós, basicamente fazem salvamentos em grutas\algares, pedreiras e zonas de dificil acesso), e o que tenho reparado nos documentários que tenho visto é que quanto mais B-roll para ir enchendo o video, melhor, seja para fazer os cortes entre "tempos" diferentes, seja para ir ilustrando o que um entrevistado\voice over está a dizer.
 
Suponho que já tenhas aprendido o básico de exposure em video numa DSLR (escolher f-stop, shutterspeed, iso, WB)
Não.

Como já disseram, vê vários documentários do genero do que queres fazer, vê o tipo de planos, os enquadramentos, a ordem. Ando a gravar o meu primeiro documentário (sobre uma equipa de bombeiro que faz resgate com corda na zona de Porto de Mós, basicamente fazem salvamentos em grutas\algares, pedreiras e zonas de dificil acesso), e o que tenho reparado nos documentários que tenho visto é que quanto mais B-roll para ir enchendo o video, melhor, seja para fazer os cortes entre "tempos" diferentes, seja para ir ilustrando o que um entrevistado\voice over está a dizer.
Depois de ver alguns videos no youtube, acabei por não perceber:
B-roll é a mesma coisa que travelling?
Deslocar a câmara de ponto A para ponto B?
Mas e a parte de biologia? a parte de saber onde ir...
E também o dinheiro para um bom tripé, lente com bom zoom, etc...

Por curiosidade: Estás a fazer a titulo pessoal, ou foi encomendada?
 
Back
Topo