DSLR para fotografar gambozinos

tenho visto mais recomendações na de 50mm. E o preço da de 35mm é bem superior

Uma 35/1.8 DX custa praticamente o mesmo (~200€ nova) que uma 50/1.8 AF-S (FX).

Se calhar estas a comparar com a 50/1.8 AF-D. Efetivamente esta é mais barata (~120€ nova), mas não tem AF numa D3300.

E depois há a questão do crop e do FoV. Como já foi dito, a 50mm é tradicionalmente recomendada pelo seu FoV "normal" em filme e sensores full-frame. Mas em corpos com crop como a D3300, o FoV já não é o de uma objetiva "normal", mas sim o de uma "tele curta". E isso altera por completo a forma como a objetiva é usada.


Confesso que sou um pouco preguiçoso na edição, ainda não me dediquei a fundo

Não é preciso muito. Em termos de edição, há dois aspetos que considero absolutamente fundamentais em qualquer foto:

1 - Ajustar o white balance (exige RAW para valer a pena)

2 - Aumentar o contraste

Sem isto as fotos normalmente irão sair insípidas. Isto é especialmente verdade numa DSLR. Muita gente compra uma DSLR e depois fica chocado ao descobrir que as fotos saídas da sua antiga compacta tinham mais "pop", quando na realidade isto se deve ao diferente compromisso em termos de processamento interno (DSLRs = menos processamento interno, mais margem para pós-processamento; compacta = mais processamento interno, menos margem para pós-processamento).
 
Claro que sim. Se reparares tenho uma D3300 e o intuito deste tópico tendia para uma D5300. Por isso gosto de voar com calma.

Confesso que sou um pouco preguiçoso na edição, ainda não me dediquei a fundo. O que me recomendaram foi comprar uma lente nova para ter melhores resultados, daí eu ter optado pela 50mm.

Vou pesquisando. Não tenho pressa. Obrigado a todos pelas opiniões.
No ponto que estás, irias conseguir exatamente as mesmas fotografias com uma D5300.

Eu comecei em 2013 com uma D3100 e a lente de kit. Ontem andava a ver fotos antigas que já nem sabia que existiam. Fotografava em JPEG, também achava que a edição não fazia grande diferença.

Escolhi 2 ou 3 dessas fotografias para editar, e uma delas foi esta:

https://flic.kr/p/235sGWe


Não que esteja grande coisa, e foi um jpeg editado, mas acho que se consegue ir buscar um pouco de impacto na edição.

E eu não sou nenhum expert, vou dando uns toques.
 
Depende. Muitas vezes em AUTO e por vezes ando a explorar alguns modos. Ainda sou muito noob. Por norma não pego na máquina para ir fotografar de propósito. Só fotografo quando existe alguma situação especial.
 
Eu sei. Estive nos Açores no ano passado e foi a primeira vez que tirei partido de fotos com longa exposição. Por exemplo, quando apanhava cascatas, posicionava o tripé e testava vários tempos de exposição. Mas na grande maioria andava em modo automático, caso contrário tinha visitado metade dos sítios que visitei.

Vou ver se edito essas fotos das cascatas e coloco aqui. Deve ser as únicas que tenho e que apelido de "foto técnica" :D
 
Comprar uma DSLR para fotografar em auto, não é grande ideia. A máquina não é genial a adivinhar o que queres fotografar. Por exemplo: ela não sabe se estás a fotografar algo estático ou em movimento, és tu que tens de lhe "dizer"
 
Por exemplo, quando apanhava cascatas, posicionava o tripé e testava vários tempos de exposição. Mas na grande maioria andava em modo automático, caso contrário tinha visitado metade dos sítios que visitei.

Comprar uma DSLR para fotografar em auto, não é grande ideia. A máquina não é genial a adivinhar o que queres fotografar. Por exemplo: ela não sabe se estás a fotografar algo estático ou em movimento, és tu que tens de lhe "dizer"

É chegar a um meio termo, é para isso quer serve o shutter/aperture priority + Auto ISO
 
Ontem já estive a experimentar o Lightroom e lá andei a brincar um bocado. Editei meia duzia de fotos e é realmente notória a melhoria. Nem parecem as mesmas fotos. Isto em JPEG. Tenho que começar a fotografar em RAW.

Uma pequena duvida. Vocês fotografam exclusivamente em RAW ou RAW + JPEG? Acho que vou seleccionar RAW + JPEG. Assim na selecção das fotos, a escolha será mais fácil.
 
se tens o espaço disponivel e não precisas de tirar fotos de rajada, raw+jpeg pode ser o melhor, mas facilmente ficas sem buffer se fizeres um burst, e depois gravar os dois vai custar.

Eu ficome pelo raw, tenho um preset import/export no ligthroom quando estou com pressa para dar fotos a alguém, ele remove as deformidades da lente e salva em jpg apenas, mais que o suficiente para a maioria das fotos nessas situações que a malta quer partilhar a pressa.
 
Back
Topo