dSLR para iniciante amador do céu estrelado

_DarkLink_

Power Member
  1. O QUE: Máquina + Lente (ou um kit fixe com Máquina+Lente+Tripé)
  2. POR QUANTO: máximo 500/600€
  3. PARA FAZER O QUE: Paisagens, sol, lua, estrelas (principalmente)
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, exteriores de noite
  5. COMO ÉS: Casual HTC One M9 utilizando os ajustes manuais do Raw (Tempo de exposição e ISO eheh)
  6. JÁ TENS: HTC One M8 e M9 (lol)
  7. COMO É A TUA "REDE": nada
  8. ONDE COMPRAR: indiferente (até pondero um negócio usado fixe caso esteja impecável..)
Pronto como vêem em cima não percebo nada das máquinas em si, mas já sei uns truques manuais que aprendi nuns workshops de fotografia (nomeadamente dois) e também tive teoria na faculdade sobre o assunto.

Já fui a algumas observações estelares e fiquei pasmado com os resultados capturados e editados posteriormente...

A minha principal necessidade é mesmo o céu nocturno com estrelas, mas claro também outras paisagens bonitas na natureza durante o dia :)

Muito obrigado desde já pela vossa ajuda!
Ahh e quanto menos gastar melhor!! Eu procuro aquele kit inicial para noob mas que já faz uns truques e com uma qualidade-preço fixe :)

Até já!
 
epa, nao é propriamente dSLR mas uma Nikon p900 tira fotos a ISS, para uma camera "compacta" e videos da lua a 1080p são espetaculares.
mas em termos de fotografica com longa exposição, tens bastante melhor, esta so ganha pelo zoom 2000mm

Fosgax!!!!! isso dá para ver os piolhos no casco cabeludo de alguém a 5km !!
E não perde definição, muito bom!
Mas para aquelas fotos fantásticas da via láctea não sei como se comportará...
Obrigado vou investigar essa!
Qual o valor já agora? obrigado ;)


EDIT: Explica-me uma coisa, se é uma compacta não consigo alterar settings nenhuns manuais? tipo abertura focal, iso, tempo de exposição e etc? certo? é tudo automático nem calibro nada? obrigado ;)

EDIT2: Obrigado mas tive a fazer algumas pesquisas e parece-me não ser o mais indicado, confirmas? olha aqui (pelo que percebi a P900 é uma coolpix)

Captured_Slr.png
 
Última edição:
Para fazer capturas de céu estrelado precisas de um sensor grande. Com esse orçamento, parece-me que o máximo que podes ir é para uma DSLR APS-C com uma lente bem luminosa e um tripé.
Acho que uma Nikon D3300 seria o ideal. Sobre a lente, é melhor esperar pelos fotografos de estrelas para darem opiniões mais fundamentadas.
Tripé é indispensável e convem ser um com alguma robustez, para que numa noite de mais vento, com as longas exposições, tens de ter a máquina bem estabilizada.
 
A collpix anda nesses valores, tens acesso a todos os parametros de uma dslt (iso, abertura, tempo etc) ve o link que puz, tens la fotos a estrelas, mas encontras mais exemplos
 
@rjSampaio estás a confundir fotografar estrelas, com fotografar detalhes muito distantes, como a lua. A P900 tem um sensor do tamanho de um telemóvel. Não é indicada para fotografias com pouca luz. É um brinquedo com um zoom absurdo, que só é possivel devido ao pequeno sensor que tem. Para fotografar o céu estrelado ele não precisa de zoom, mas sim de uma máquina com um sensor grande, o oposto do que é a P900.
 
Exacto.
A P900 é uma coisa engraçada, mas longe de ser a máquina ideal para astrofotografia :D
Para astrofotografia não se quer zoom, antes pelo contrário.
Uma UGA luminosa e um sensor grande e capaz...
Com 600€ é difícil, mas já vi muito boas fotos "às estrelas" com lentes de kit (ver o trabalho do sr @Mr.Henrique).

Uma D5300 com lente de kit 18-55mm AF-P VR, está a 499€.
Mais tarde junta-se para uma lente melhor.
Penso que o tilt screen é uma mais valia para este tipo de fotografia.

Cumps
 
E verdade que o ecrã rotativo para usar um tripé com a máquina apontada para o céu dá muito jeito, por isso será efetivamente melhor uma D5200 ou D5300. Com o ecrã rotativo podes ter um tripé mais encolhido e consequentemente maior estabilidade com um equipamento mais barato.
 
Exacto.
A P900 é uma coisa engraçada, mas longe de ser a máquina ideal para astrofotografia :D
Para astrofotografia não se quer zoom, antes pelo contrário.
Uma UGA luminosa e um sensor grande e capaz...
Com 600€ é difícil, mas já vi muito boas fotos "às estrelas" com lentes de kit (ver o trabalho do sr @Mr.Henrique).

Uma D5300 com lente de kit 18-55mm AF-P VR, está a 499€.
Mais tarde junta-se para uma lente melhor.
Penso que o tilt screen é uma mais valia para este tipo de fotografia.

Cumps

Boas!

Obrigado pelo feedback!
Diz-me uma coisa, onde encontraste esse negócio da D5300 com lente a 499? isso é novo? em que loja?

Já agora diga-me uma coisa, tou a pensar gastar ainda menos dinheiro, acham bom negócio comprar uma D3100 usada ainda com factura e garantia para quase mais dois anos por 195€? Fico bem servido para iniciante não? e consigo já medianos resultados?

Não será uma D5300 demasiada areia para mim já no início?
Muito obrigado!

EDIT: Ou ainda D3100 + lente 18-55mm + garantia de 1 ano e meio por 240€ ... obrigado!

EDIT2: Ou então uma D5100 com lente Nikon 55-200mm por 200€, tal como o @Mr.Henrique descreveu que começou. O que escolheriam vocês? Obrigado!
 
Última edição:
Eu tive a D3100 e D5100. A D5100 vale a diferença... Já permite time lapse, tem tilt screen... É uma máquina impecável. Troquei para a D5300 sobretudo pelas melhores capacidades em video, mas gostei muito da D5100.
 
Okay vou avançar com a compra da D5100 então :)
Muito obrigado pela vossa ajuda pessoal!
Já agora o que devo ter em atenção quando a tiver nas mãos a fazer o test-drive para ver se existe algum problema em especial?
Se fosse um carro levava o mecânico lol, mas neste caso é complicado xD
Obrigado again ;)
 
A 55-200 não é adequada para este tipo de fotografia.
A D3100 ainda faz umas coisas engraçadas, mas este tipo de foto requer o melhor sensor possível, penso eu...
240€ parece-me muito por uma D3100. Uma D3200 já encaixava aí melhor.

Por outro lado, com a D3100 por 195€, juntas-lhe uma lente jeitosa para astrofografia.
 
Obrigado a todos, já contactei os sellers da D5100 vamos ver como corre...

EDIT: O oferta do seller da D3100 é um bocado complicado para mim.. porque é de Braga =/ E eu estou em Lisboa, só para eu ir lá buscar acrescia 50euros ao negócio... Portanto vou tentar a D5100

EDIT2: Segundo o site de reviews Snapsort a D3200 é tão boa como a D5100 ? oO pelo menos tem a mesma pontuação... mas a D5100 tem features que a D3200 não tem certo? tipo o tilt screen e built-in timelapse ?
 
Última edição:
A D3200 é melhor em termos de qualidade fotográfica, só tem menos algumas funções.
O ecrã rotativo vai fazer-te poupar dinheiro no tripé, que vais ter mesmo de comprar.

EDIT: Não tinha reparado na lente 55-200, que de facto não é adequada para esse tipode fotografia. Mais vale tentares negociar a máquina sem a lente e comprar uma 18-55 por 50 €.
 
Pessoal o user da D5100 a 200€ com a objectiva de 200mm não em responde julgo ser fake, até porque não tem número no ad nem nada...

Entretanto encontrei outro deal usado, acham que compensa vejam lá sff

Nikon D5100 com duas objectivas 18-55 Nikon DS e Nikon 18-70 DX + bolsa , tudo por 280€

Fecho negócio? é pelo ebay, o user tem 100% de feedback, parece fidedigno.
Obrigado ;)
 
Eu preferia a D5100 à D3200. Então no teu caso, ainda mais.

De facto, a 55-200 não é adequada. Normalmente vendem com a 18-55, tambem não tinha reparado.
 
Back
Topo