dSLR para iniciante amador do céu estrelado

A lente é fácil de montar...
Tens que ter cuidado quando estás com o espelho ou sensor exposto.

Eu mudo de lentes sempre em locais mais ou menos "seguros" (se tiver que ser na rua é, mas abrigado), retirando a lente que está montada (ou a tampa), deixando o corpo virado para baixo e metendo a lente que quero logo de seguida.

Para montares a lente basta alinhares os pontos brancos e rodar no sentido anti horário...
Se só tens uma lente deixa-a montada e pronto :D

Lê o manual e depois começa a estudar na internet e/ou em livros.
Joel Santos é bom para iniciares.

Cumps
 
Obrigado pessoal vou investigar!
Só tive agora tempo para experimentar e tirar uma foto :P
Pus em manual shutter de 10 segundos, f3.5'' não dá menos acho e iso 100.
Ao menos consegui captar alguma luz lol

DSC_0001.jpg


Que tal?

Já descobri com controlo o shutter (rodar numa patilha circular no corpo da máquina) e a amplitude focal (rodar na lente), mas agora o ISO ainda não percebi, tenho que ir mesmo ao menus da máquina?
Outra coisa que me está a fazer muita confusão é o monitor estar sempre a desligar-se... procurei nas settings o tempo de inactividade e não encontrei ainda..

Tenho que estudar isto muito bem tou a ver :P
 
Naquele ambiente tem que ser mesmo só para experimentar umas coisas.
Não vais conseguir grandes resultados no meio de tanta poluição luminosa...

É a tal coisa - toca a ir para o mato.
O ISO é para subir - eu tenho visto pessoal a usar entre 3200 e 6400, mas vai depender das condições.
Tempo de exposição entre os 5 e os 15 segundos.
Mais do que 15s e começas a ter arrasto nas estrelas.

Cumps
 
@MylleZ ahhh sim sim sem dúvida! eu sei disso!! ;)
Isto foi só mesmo para testar e até tava em casa, para o céu estrelado terei que ir para zonas bem remotas, e já conheço uns spots fixes por acaso :P
Okay o ISO ainda não sabia controlar, já tive a ver um vídeo e já sei onde é, tenho que manter pressionando um botão auxiliar e depois mexer na rodinha :D
Sim tens razão, vou tentar com 15 no máximo, ty ! :)
 
15s não, mas com 20 ou 30 já notas...

Mas eu não entendo muito disto.
Tudo o que fiz foram pequenas experiências.
A 17, 18 e 35mm...
 
Eu tambem ando cheio de vontade de ir pro meio do nada para fazer umas quantas experiencias. Falta-me e' companhia...

Teoria ja li bastante, falta-me e' testar em condicoes!
 
Nessa já se nota um bocado, principalmente nos pontos mais fortes de luz.
Eu não fiz muitas, mas do pouco que testei, para mim só até 10, 15s no máximo.
Em locais adequados acho que também não precisas de mais.

21381798199_2c19a8dfdf_h.jpg


Isto foi o melhor que consegui nas traseiras de minha casa.
ISO 6400 e 10s a 17mm f2.8.

Num local adequado baixava o ISO para 3200 e não precisava de passar dos 10, 15s.

Cumps
 
Boas experiências!
Expliquem-me uma coisa, o f e o iso andam sempre a pares não é?
Ou seja, se eu quiser mais luz tanto posso diminuir o f ou como aumentar o iso.. ? certo?
Basicamente a diminuir o F o que acontece é a lente fica mais aberta e apanha mais luz? enquanto o ISO aumenta a capacidade de sensibilidade do sensor à luz? o que é melhor ? é sempre diminuir o F certo ? aumentar o ISO começo a perder qualidade ? confirmam?
Obrigado pessoal!
 
Sim, mas segundo a regra 25 e' um pouco a mais, mas 15s e' de menos, o ideal e' 20s.
Na minha foto nao tens grande arrasto, o problema e’ a lente nao estar focada, o que torna as estrela em pequenos globos :p
 
Humm, quando andava nestas experiências disseram-me que deveria ser entre os 10 e 15s porque a partir daí começava a ter arrasto.
Mas penso que isso depois vai de cada um :)

@_DarkLink_ sim, diminuindo o F ganhas mais luz.
Aumentando a exposição também.

No teu caso não podes descer de F/3.5 na tua lente de kit.
Depois jogas com o ISO e com o tempo de exposição.

Cumps
 
Tudo na fotografia anda a de mãos dadas.

Isto basicamente é um jogo de cedências de forma a conseguires o que pretendes com a melhor qualidade.

Para isso tens de conhecer não só os parâmetros mas também como estes se relacionam entre eles.

Mas isso até sozinho em casa aprendes.
 
Humm, quando andava nestas experiências disseram-me que deveria ser entre os 10 e 15s porque a partir daí começava a ter arrasto.
Mas penso que isso depois vai de cada um :)

@_DarkLink_ sim, diminuindo o F ganhas mais luz.
Aumentando a exposição também.

No teu caso não podes descer de F/3.5 na tua lente de kit.
Depois jogas com o ISO e com o tempo de exposição.

Cumps

Basta usar a regra dos 600 (ou 500 se fores exigente).
Para 18mm; 22.2 segundos.
 
Boas pessoal, já tive oportunidade de ler o manual e aprender umas coisas :)
Tentei apanhar as estrelas no quintal da minha casa mas é super complicado, muita luz da vila, mesmo que eu reduza o ISO e diminua a abertura focal não consigo, porque das duas uma ou apanho estrelas e muita luz amarela junto ao solo ou então fica mais escuro e não apanho as estrelas, tenho mesmo que ir para outro spot mais isolado claramente...

Depois ontem à tarde andei a tentar tirar umas fotografias ao pôr do sol, e gostava de alcançar o seguinte efeito que um amigo meu conseguiu com o telemóvel (focando no sol, diminuiu a claridade à volta).

14089237_10153815720881200_4298689207177975375_n.jpg



Mas não consegui alcançar, pus a abertura focal em 8 (até tentei com 10, depois disso ficava muito escuro), ISO nos 400 e 1' segundo de exposição, mas mesmo assim não cheguei lá..

Existe algum setting especial que não esteja a ver?
Muito obrigado novamente!
 
Que eu saiba não existe abertura focal, mas sim distancia focal e abertura.

Tens 3 formas de trabalhar (diminuir) a luz: Aumentas a velocidade do obturador, reduzes a abertura (aumentar o f) ou reduzes o ISO. Sempre que possas, usa ISO 100, só deves subir quando não consegues a luz que pretendes de outra forma.

Depois existem os filtros, mas isso já é outra conversa. Não me parece que faça sentido ter longas exposições para chegar a esse efeito, pelo contrário.
 
Que eu saiba não existe abertura focal, mas sim distancia focal e abertura.

Tens 3 formas de trabalhar (diminuir) a luz: Aumentas a velocidade do obturador, reduzes a abertura (aumentar o f) ou reduzes o ISO. Sempre que possas, usa ISO 100, só deves subir quando não consegues a luz que pretendes de outra forma.

Depois existem os filtros, mas isso já é outra conversa. Não me parece que faça sentido ter longas exposições para chegar a esse efeito, pelo contrário.

Tens razão, o termo correto é abertura do diafragma, misturei os conceitos ;)
Okay vou testar com o ISO mais baixo (100) e ver os resultados, talvez só consiga o resultado pretendido com um filtro possivelmente, vou ver :)
Obrigado ;)
 
Back
Topo