dSLR para iniciante amador do céu estrelado

Deves conseguir sem filtro quase de certeza, aumenta muito a velocidade do obturador.

É possivel que tenhas de tratar a imagem em RAW com software para ficar boa.
 
Boas MylleZ !
Obrigado pelo feedback!

Como assim pedir a exposição no sol? O que eu sei fazer (neste momento) na máquina é aumentar ou diminuir a exposição geral... dá para fazer por área é isso ? consegues me indicar como? ou pelo que devo procurar? "selective area exposition in d5200" ? :P

Ty!

Deves conseguir sem filtro quase de certeza, aumenta muito a velocidade do obturador.

É possivel que tenhas de tratar a imagem em RAW com software para ficar boa.

Boas @Meje o que aconselhas para fazer estas manipulações mais simples a partir do RAW?
O photoshop deverá ser um canhão para matar uma mosca não?
Eu não sou grande editor (aliás não sou (ponto) lol), é mais para fazer uns tweaks, que app aconselhas ? obrigado ;)
 
Não sei o que há de gratuitos. Eu uso Lightroom, mas é pago, comprei em conjunto com o Photoshop. Acho que existem alternativas gratuitas.

Tu neste momento tens de clarificar alguns conceitos na tua cabeça, vê uns videos no youtube. A máquina não sabe o que tu queres fotografar, ela tem um algoritmo para analisar cada situação e adaptar os parâmetros. Os modos manuais servem para tu dizeres o quê e como queres capturar determinado elemento. A máquina não sabe se queres captar o sol, ou os detalhes na envolvência. Tu tens de fazer variar os parâmetros e vendo os resultados, são apenas 3 parâmetros principais (ou 2 neste caso: abertura e velocidade de obturador).

Vai com calma, experimenta, lê e não venhas pedir receitas para uma ou para outra foto em particular. Roma e Pavia não se fizeram em um dia.
 
Não sei o que há de gratuitos. Eu uso Lightroom, mas é pago, comprei em conjunto com o Photoshop. Acho que existem alternativas gratuitas.

Tu neste momento tens de clarificar alguns conceitos na tua cabeça, vê uns videos no youtube. A máquina não sabe o que tu queres fotografar, ela tem um algoritmo para analisar cada situação e adaptar os parâmetros. Os modos manuais servem para tu dizeres o quê e como queres capturar determinado elemento. A máquina não sabe se queres captar o sol, ou os detalhes na envolvência. Tu tens de fazer variar os parâmetros e vendo os resultados, são apenas 3 parâmetros principais (ou 2 neste caso: abertura e velocidade de obturador).

Vai com calma, experimenta, lê e não venhas pedir receitas para uma ou para outra foto em particular. Roma e Pavia não se fizeram em um dia.

Tens razão, mas precisas sempre de umas guidelines para aprender, não vou chafordar disparos à toa na máquina....
Tenho muito que aprender claro, mas aprender com braçadeiras é sempre melhor :)
 
não vou chafordar disparos à toa na máquina....

E porque não? Achas que te vai ficar muito caro o filme e a revelação? ;)

este post. Lê o manual da máquina.

E depois faz experiências. Muitas.

Um dos aspetos mais maravilhosos da aprender fotografia na era digital é que experimentar não custa nada e podes apreciar os teus resultados imediatamente, permitindo aprender dos teus erros.
 
Última edição:
Naturalmente que terás de estudar. Vires para aqui pedir receitas não te ajuda na aprendizagem... Tens que estudar um pouco, perceber as coisas, e não debitar receitas para atingir um fim. Acho que sabes isso tão bem como nós :Winkani:

Contudo, se perceberes o porquê, pode ser que te ajude:

"Medir o sol": a tua máquina tem 3 modos de medição e luz :

-Matricial - mede tendo em conta toda a área que o sensor está a "ver";
-Central ponderada - mede tendo em conta a parte central que o sensor está a "ver";
-Pontual - mede apenas no ponto de foco que estejas a apontar (aqui a Nikon tem vantagem em relação às Canon, que só medem no ponto central :P :winknu: )

Neste caso, o que queres deixar bem exposto? O Sol. Então, se pensares um pouco vais concluír que o que aqui se encaixa é a medição pontual. Modo manual, medição pontual com o ponto de foco no sol, F8 (por exemplo), e acertas a velocidade do obturador até o fotómetro ficar zerado. Depois vais vendo: Ficou clara de mais, aumentas a velocidade, ou diminuis até ficar como queres. Depois em pós também acertas bem o ponto, caso fique próximo do que pretendes. Aconselho o Lightroom, vê uns tutoriais e vai brincando com os sliders.

Se for para tirares uma foto a uma paisagem, o modo de medição matricial adequa-se mais... Tens que ir vendo caso a caso.

O youtube é amigo.

Depois quero ver resultados:Winkani:
 
Naturalmente que terás de estudar. Vires para aqui pedir receitas não te ajuda na aprendizagem... Tens que estudar um pouco, perceber as coisas, e não debitar receitas para atingir um fim. Acho que sabes isso tão bem como nós :Winkani:

Contudo, se perceberes o porquê, pode ser que te ajude:

"Medir o sol": a tua máquina tem 3 modos de medição e luz :

-Matricial - mede tendo em conta toda a área que o sensor está a "ver";
-Central ponderada - mede tendo em conta a parte central que o sensor está a "ver";
-Pontual - mede apenas no ponto de foco que estejas a apontar (aqui a Nikon tem vantagem em relação às Canon, que só medem no ponto central :P :winknu: )

Neste caso, o que queres deixar bem exposto? O Sol. Então, se pensares um pouco vais concluír que o que aqui se encaixa é a medição pontual. Modo manual, medição pontual com o ponto de foco no sol, F8 (por exemplo), e acertas a velocidade do obturador até o fotómetro ficar zerado. Depois vais vendo: Ficou clara de mais, aumentas a velocidade, ou diminuis até ficar como queres. Depois em pós também acertas bem o ponto, caso fique próximo do que pretendes. Aconselho o Lightroom, vê uns tutoriais e vai brincando com os sliders.

Se for para tirares uma foto a uma paisagem, o modo de medição matricial adequa-se mais... Tens que ir vendo caso a caso.

O youtube é amigo.

Depois quero ver resultados:Winkani:

Obrigado @Lyp, era isto que me faltava saber e não fazia ideia, se não fosses tu estava tramado (poderia ficar a brincar com o ISO/F/Shutter toda a minha vida e nunca chegaria lá).
Vou investigar sobre essa setting e experimentar mais uns tiros :)
Obrigadão mais uma vez, depois mostro resultados :D
 
É indiferente quando usas modos manuais. O que o Lyp te recomendou foi uma forma de dizeres à máquina o que queres que ela faça, automáticamente. Dependendo do modo escolhido, a máquina faz variar os parâmetros que estão automáticos nesse modo, para obter uma exposição "correta" no sol.
 
Pelo que eu entendi, este é mais um setting manual que tenho de acertar caso queira alcançar determinado objectivo com a máquina, a exposição se é "geral" ou específica no ponto central por exemplo.. porque por defeito utiliza a exposição Matricial, foi o que me pareceu tendo em conta o resultado que obtive
 
Pelo que eu entendi, este é mais um setting manual que tenho de acertar caso queira alcançar determinado objectivo com a máquina, a exposição se é "geral" ou específica no ponto central por exemplo.. porque por defeito utiliza a exposição Matricial, foi o que me pareceu tendo em conta o resultado que obtive
É isso. Com medição matricial terias bem mais dificuldade a chegar lá. Chegarias, mas terias que fazer varias tentativas até chegares ao sol bem exposto.

Medição pontual, e é limpinho :)
 
Boas pessoal!
Estão recordados de mim?

Bem a verdade é que não tenho dado muito uso à máquina, só de vez em quando, quando surge algum tempo livre ao fim de semana.

Ontem aconteceu um fenómeno interessante em Lisboa, não sei se repararam.

A lua estava literalmente vermelha..
O que é que me lembrei de fazer? fazer um registo fotográfico do acontecimento :D

Pronto o que aconteceu foi o seguinte:

- Há noite é preciso um shutter grande (não quero aumentar o ISO) e sem tripé nada feito! E os resultados não foram os melhores, aliás foram horríveis, apanhei luas com formatos de linhas verticais lol

Mas não vos venho chatear para me recomendarem um tripé (apesar que o podem fazer :P)

A questão é a seguinte:

- A lua estava vermelha, mas eu não apanhei realmente essa cor ! Foi quanto muito um branco a puxar para o amarelo ligeiramente torrado... porquê é que isto me acontece?

Eu estava com abertura máxima 5.6 (se não estou em erro, isto porque eu estava com zoom da lente), ISO de 100 e Shutter testei 8'', 10'' e 15''..

E tinha o ponto de focagem Pontual (testei também a matricial e foi o mesmo), tal como o utilizador @Lyp sugeriu para certos casos referidos anteriormente...

Existe aqui mais alguma configuração que me esteja a escapar para conseguir a cor real?
Muito obrigado a todos novamente!
@Lyp, @Meje e @MylleZ
 
Sem tripé nem com meio segundo de exposição consegues nada de jeito... Tinhas que ter a maquina estabilizada. Se a cor não ficou real, talvez o equilibrio de brancos estivesse errado. Dá uma espreitadela nesse tema :)
 
Sem tripé nem com meio segundo de exposição consegues nada de jeito... Tinhas que ter a maquina estabilizada. Se a cor não ficou real, talvez o equilibrio de brancos estivesse errado. Dá uma espreitadela nesse tema :)

Equilibrio de brancos? Pronto ok!!
Já fiquei com uma referência para investigar a possível causa!
Mas sim, a falta do tripé também não ajuda nada... tenho que procurar um bom entretanto :)
Obrigado @Lyp !
 
Não precisas de nada extremamente dispendioso. Um tripé de 50€ chega e sobra para isso. Há um Vanguard 203 (não me lembro da ref ao certo, logo posso dizer-te) que gosto de recomendar porque é bom e a bom preço.

Sem tripé não é "não ajuda nada", é mesmo impossível em exposições maiores.

Atenção para não esticares muito o tempo de exposição, senão a lua ficará com arrastamento.
 
Não precisas de nada extremamente dispendioso. Um tripé de 50€ chega e sobra para isso. Há um Vanguard 203 (não me lembro da ref ao certo, logo posso dizer-te) que gosto de recomendar porque é bom e a bom preço.

Sem tripé não é "não ajuda nada", é mesmo impossível em exposições maiores.

Atenção para não esticares muito o tempo de exposição, senão a lua ficará com arrastamento.

Pois eu disse não ajuda nada, numa questão de, não há-de ser a falta do tripé que me faz não atingir a cor certa, correto? Há-de ser outra coisa... no entanto, é como dizes é impossível com exposições maiores sim!

Obrigado pela sugestão vou investigar esse tripé! Se depois tiveres a ref concreta chuta ai para a malta :D ty !

Certo isso era outra coisa que te queria perguntar, como é que se resolve o problema do arrastamento?
Com shutters baixos lol, sim eu sei..

Mas imagina que precisas mesmo de um shutter de 25 ou 30 segundos?
Ouvi falar de coisas automáticas que acompanhavam o arrastamento com base nos pontos de luz? Mas isso é uma tarefa da máquina com um tripé específico? ou tecnologia só do tripé? ou what? (eu sou boé dumb nisto eu sei)

Outra coisa que também ouvi dizer é que se podia corrigir o problema do arrastamento manualmente através de edição? Detectar o início e o fim do arrasto e aplicar uma filtro específico?

Confirmas algum dos casos?
Obrigado @Lyp ;)

EDIT:

Eu fiz umas pesquisas há bocado e encontrei este que me pareceu bom, segundo as reviews... mas não tenho conhecimento de causa =/

Acho que não posso pôr o link fica aqui a descrição (será que conheces?):
QZSD Q666 15KG Tripod With Q-02 360 Degree Swivel Fluid Head
 
Há por aqui vários tópicos referentes a tripés. Faz uma pesquisa no fórum e encontras facilmente (estou de tele).

Essas técnicas xpto de tripés a acompanhar arrastamento, edições milagrosas e tal, não conheço nem nunca ouvi falar :) Deves estar confundido, digo eu ;)

Quanto a evitar o arrastamento, não é à toa que as lentes ideais para astrofotografia são lentes que deixem entrar a maior quantidade de luz possível. Uma lente f2.8 será o ideal, precisamente para não se passar muito dos 15 segundo, e mesmo assim já tens que puxar pelo ISO.

A lua, como tem bastante luz, mesmo a f5.6 não deves precisar de passar dos 15 segundos. É testares. Se precisares, joga com o iso.

Fundamental é mesmo o tripé.
 
Atenção que qualquer elemento, com uma exposição excessiva fica branco/amarelado. Tiraste alguma foto com shutter speed elevada?

moon3exp.jpg

Fonte

"4. Avoid overexposure. Otherwise, all you’ll be left with is a shot of a bright circle and no detail."
Fonte
 
Última edição:
Back
Topo