Dslr para trabalho especifico 400€ a 500€- 700D/D5300 ou 750D/D5500

sarand

Power Member
Boas!
Preciso de substituir a minha Mirrorless Samsung 1100 e queria investir nas dslr.

Podem dar-me umas dicas sobre que modelos mais se poderão adequar às minhas necessidades?

Tipo de utilização: preciso de uma máquina que tenha uma função de tirar foto auto em sequência. Isto é, ando a fazer uns artigos sobre desporto e preciso de fotos de exercícios (fase inicial e fase final) e fica muito complicado utilizar o timer para isso. Preciso de algo como a minha sportcamera tem "Time lapse" e tira fotos de segundo em segundo. Depois vou às 30/40 fotos que tirou do exercício e escolho as que me interessam.

O problema é que preciso de mais qualidade na foto e queria uma boa máquina que de segundo em segundo "lê-se o objeto, escolhesse a abertura/obturador/brancos etc, e disparasse".

Além do trabalho a máquina seria para essencialmente retratos e vídeos, família etc....
Já utilizo a minha Mirrorless totalmente no modo manual e queria avançar para algo melhor quando sou eu por detrás da máquina.

  1. O QUE: Dslr
  2. POR QUANTO: 500/600€
  3. PARA FAZER O QUE: Foto de exercícios de desporto; Retratos; Férias; Videos de família
  4. PARA USAR ONDE: Dentro de casa, Estúdios de desporto; Ginásios
  5. COMO ÉS: Entusiasta de fotografia esta será a primeira máquina a sério para evoluir
  6. JÁ TENS: Samsung mirrorless 1100
  7. COMO É A TUA "REDE":
  8. ONDE COMPRAR: Indiferente, onde for mais barato
Obrigado!
 
Tenho andado a investigar um pouco e estou um bocado perdido :(

Estou indeciso entre a Nikon D5500 e a D3400.
Consigo a D5500 por 500€ e a D3400 por 350€. Vale a pena os 150€ a mais?
Haverá alguma Canon que valha pena considerar?
 
Como apontas muito "mirrorless" como se fosse essa a limitação, tem em conta que não é.

A limitação está no modelo que tens e não o ser mirrorless.
 
Jamiro, como assim?, desculpa talvez me tenha explicado mal, eu não aponto nada de mal à mirrorless, apenas falei nelas porque é a que tenho actualmente. Tenho uma Samsung NX1100 hà já 2 anos mas está desatualizada e também quero avançar para o próximo passo, algo melhor. Esta NX1100 no video è mazinha (auto focus é terrivel) e nas fotos também é extremamente difícil de focar em condições de baixa luminosidade.

Quanto ao trabalho gostaria que a camara tivesse uma função de "time lapse" e que tirasse fotos em sequencia sozinha. A ideia é colocar a mesma em um tripe e deixar que vá tirando fotos em sequencia para posteriormente no computador eliminar o que não interessa e aproveitar para os artigos as imagens boas. Faço isso actualmente com uma Yi mas precisava mesmo de mais qualidade... Estas Dslr têm esta função?

Meje, os preços são:

D5300: 300€
D3300: 400€
 
Creio que a D3300 não faz time lapse. Confirma isso.

Uma D5100 ou D5200 já fazem time lapse.

Video e Auto foco: se quiseres utilizar esta função, tenta arranjar o corpo com lente AF-P. São mais silenciosas.

Uma Canon com lente stm para video talvez fosse melhor(para vídeo), no entanto, Canon a fazer time lapse de raiz só em corpos mais caros, creio eu.
 
Ups, sim troquei.

Tenho os seguintes preços:

D3300 300€
D3400 350€
D5300 400€
D5500 500€

Entretanto já andei a pesquisar e parece que pelo menos a D3300 não tem a feature time-lapse. Mas também não consigo confirmar se a 3400 e as 5300/5500 têm...

Há outras opções neste género? Canon ou talvez algumas mirrorless que eu devesse ter em conta?
 
Thanks!! Em termos de características quais as Canon que deveria considerar? Li algures que o video nas Nikon não é muito bom... Será que há algum modelo Canon que tenha semelhante qualidade nas fotos e a opção time lapse que tenha superior qualidade de video?
 
Como é que tencionas filmar? Auto?

A qualidade da imagem é igual em ambas as marcas, onde notas diferença, é no facto da Canon permitir controlo da abertura do diafragma durante o video, e a Nikon não.

Eventualmente a Canon será melhor no autofoco em live view, mas só em maquinas com dual pixel essa diferença será notada de forma mais vincada (a partir da 70D).

Por outro lado, uma D5300 faz 60fps a 1080p, o que nem uma 70D na canon faz. Para slow motion, os 60fps são essenciais.
 
Sim, mas não necessito de slowmotions. Já essa Canon são 700€ e já fica muito puxado..

Os videos será mais para os momentos em família. Crescimento das crianças, aniversários etc... Atualmente é ridículo, a minha máquina fotográfica filma 20x pior que o meu telemóvel e por isso acabo sempre a usar o telemóvel.

A ideia é que a nova máquina cubra certas lacunas que sinto actualmente:

* Qualidade fotográfica (dar um salto em relação à actual NX1100)
* Trabalho (quero que tenha função time-lapse para fotos em sequencia)
* Video (acabo sempre a filmar com o telemóvel, queria que a nova máquina tivesse melhor qualidade que o telemóvel)
 
Eu tenho uma D5300 e tenho usado quase exclusivamente para vídeo, por isso posso dizer-te umas coisas.

Não sei como está agora mas na altura não fui para Canon pois a equivalente em termos de qualidade custava-me mais 200.
Neste tipo de máquinas, se vais filmar muito, usa a lente kit ou então sujeita-te à falta de estabilização, a não ser que ponhas a máquina em algum tipo de tripé.
Em termos de pouca luz, vais-te safar na maioria das situações, até porque não estás à procura de fazer trabalhos profissionais. Consegues filmar com a tua lente kit a 18mm, f3.5 e ISO até aos 1600 sem stress nenhum. Podes puxar até aos 3200 que a imagem ainda escapa e já te dá muito espaço de manobra.

A questão de mudar a abertura é chato sim, mas usei a minha máquina para montes de trabalhos e habituei-me (que remédio). Só tinha de prever conforme a situação, a abertura que teria de usar e a partir daí não lhe tocava mais. Se for preciso reduzir/aumentar a luz, usa o shutter speed ou se necessário, o ISO.

Não quero dizer com isto que a Nikon é a melhor escolha, mas se consegues mais barato que na Canon, acho que vale a pena. Depois a Nikon consegue, com prática e bom vidro, excelentes resultados em foto.

Parece-me que no teu caso nem vais ser muito exigente, por isso ficas mais que servido!
 
Obrigado pelo feedback xicpanad!!

Entretanto tenho andado a investigar os preços e a comparar com Portugal e há umas que acabam por ser melhor negócio que outras pelo que acho que ainda pus mais duvidas do que as que já tinha :)

Canon:
700D - 390€ (menos 140€ que em PT)
750D - 500€ (menos 200€)
M3 - 460€ (menos 90€)

Nikon:
D3300 - 325€ (menos 100€)
D3400 - 350€ (menos 160€)
D5300 - 410€ (menos 160€)
D5500 - 500€ (menos 200€)

Partindo do principio que a D5300 será melhor que a D3400 apesar de "mais velha" fico nestas:

Canon 700D ou Nikon D5300 (mesmo preço)
Canon 750D ou Nikon D5500 (mesmo preço)
Mirrorless M3 preço intermédio
 
gostaria que a camara tivesse uma função de "time lapse"

Mas a tua câmara já tem uma função de time lapse (video). Vai aos settings de vídeo e escolhe "x20" em "Multi Motion" (mas porque raio os fabricantes inventam estes nomes?).

O que a máquina não tem é um intervalómetro (fotos em sequência). Mas, como já disseram, para isso há acessórios que acrescentam essa função e mais.

Ter em atenção que muitos dos modelos mencionados aqui também não incluem intervalómetro. Em particular, nenhuma Nikon D3xxx tem. E as Canons xxxD e xxxxD também não têm de origem (mas têm se instalarem o Magic Lantern).
 
Isto...até porque é um acessório barato. Comprei um Neewer no verão por menos de 15€ e já tem intervalómetro.

Hum... Acho que vou experimentar um. Não é que isso substitua a compra de uma máquina nova porque queria mesmo dar um passo em frente em qualidade de foto e sobretudo no video...

Como pesquiso por isso? Isto é são compatíveis com as máquinas todas ou tem de ser um especifico para a minha máquina?
 
Mas a tua câmara já tem uma função de time lapse (video). Vai aos settings de vídeo e escolhe "x20" em "Multi Motion" (mas porque raio os fabricantes inventam estes nomes?).

O que a máquina não tem é um intervalómetro (fotos em sequência). Mas, como já disseram, para isso há acessórios que acrescentam essa função e mais.

Ter em atenção que muitos dos modelos mencionados aqui também não incluem intervalómetro. Em particular, nenhuma Nikon D3xxx tem. E as Canons xxxD e xxxxD também não têm de origem (mas têm se instalarem o Magic Lantern).


A sério?? Não fazia ideia. Ela é tão mázinha nos videos que nem andei a explorar. Mas pronto, também não é bem isso que quero, é mesmo um intervalometro para posteriormente selecionar as fotos que me interessam.

Em termos de qualidade há diferenças notórias entre estas? E o preço que acham?:

Canon 700D ou Nikon D5300 - 400€
Canon 750D ou Nikon D5500 - 500€
 
Back
Topo