Dslr para trabalho especifico 400€ a 500€- 700D/D5300 ou 750D/D5500

Eu foi este que comprei:
https://www.*****.com/item/VILTROX-...32294096850.html?spm=2114.13010608.0.0.XbJH6D

procura por shutter release que provavelmente encontras muitos com estas features de intervalometro.
 
Se o AF em vídeo realmente te preocupa (que eu não estava até aqui com a certeza de que seria a prioridade), espreita a 750D com lentes Canon STM. Assim beneficias do Hybrid Autofocus que, embora não seja uma coisa extremamente rápida (nenhuma lente STM é), é muito suave a focar

Espreita isto

Claro que aí é com boa iluminação, mas são transições muito mais suaves e menos barulhentas do que com lentes "normais".


Quanto ao intervalómetro já vi que já te responderam. Geralmente o que importa é que seja para a marca da tua câmara e que tenha o encaixe correcto (e depois confirmar que tem intervalómetro, claro).
"Cable release", "shutter release"...é por aí. Os resultados vão aparecendo.
 
Obrigado pelas dicas!!

Estive a ver reviews e mais reviews de camaras (não só estas, acabei de comprar uma nova sportscamera a Yi 4k) e encontrei um video muito interessante a comparar a Canon com a nikon D5500 e uma das partes do video lançam um desafio de escolher quais as fotos que gostamos mais sem saber a que máquina pertencem de modo a perceber qual o gosto pessoal.

Pontuei 10 em 12 para a Nikon, parece que "simpatizo" mais com as cores da D5500

Quanto ao video ja percebi que as máquinas todas em foco são piores que os telemóveis mas não fazia ideia disso. Pensei que seria só a minha NX1100 que fosse má afinal todas elas "lutam" bastante para conseguir foco. Porquê? Ainda não percebi a "mecânica" disso. Não me faz muito sentido que possa filmar por exemplo as crianças a brincar numa festa perfeitamente e com excelente qualidade com um telemóvel (apesar de ser de topo) e com uma máquina dedicada o video sai sempre a focar/desfocar constantemente a "lutar" para conseguir focar..
 
Quanto ao video ja percebi que as máquinas todas em foco são piores que os telemóveis mas não fazia ideia disso.

A razão é simples: profundidade de campo (DoF).

Um telemóvel, por ter um sensor muito pequeno, tem um DoF muito largo: AF não precisa de muita precisão para que o sujeito fique perfeitamente dentro de foco.

Pelo contrário, uma máquina com sensor "grande" (como é o caso de Samsungs, Canons, Nikons, etc.) tem um DoF muito estreito, logo o AF tem muito menos margem de erro.
 
A razão é simples: profundidade de campo (DoF).

Um telemóvel, por ter um sensor muito pequeno, tem um DoF muito largo: AF não precisa de muita precisão para que o sujeito fique perfeitamente dentro de foco.

Pelo contrário, uma máquina com sensor "grande" (como é o caso de Samsungs, Canons, Nikons, etc.) tem um DoF muito estreito, logo o AF tem muito menos margem de erro.


Não fazia ideia

É por isto que gosto de fóruns, estamos sempre a aprender!! Obrigado pela explicação
 
E é por isso também que com a dslr consegues fazer videos mais criativos, desfocando o fundo (algo que não consegues com o telefone).

No entanto, em video o ideal é usar foco manual... Mas isso requer experiência.

Se isso não te interessa, o telefone será sempre uma opção válida para ti.

A Yi, além de ter também um sensor pequeno, consegue manter tudo em foco devido também à pequena distância focal, apesar de usar uma abertura grande (f2.8 se for como as GoPro).

Tenta aprofundar um pouco mais a questão técnica, senão vais gastar 500€ e no final vais ficar frustrado na mesma, tal como acontece com a tua Samsung.
 
No entanto, em video o ideal é usar foco manual... Mas isso requer experiência.

Isto cada vez é menos verdade. Nos modelos mais recentes da Canon, Sony e Panasonic é perfeitamente viável deixar que o AF "puxe o foco" (o vídeo que o @m4ndr4ke postou demonstra isso muito bem). Alguns modelos até permitem ajustar a velocidade da transição de um plano de foco para ter mais controlo criativo.

Sem dúvida que dominar a técnica do foco manual é uma vantagem para vídeo, mas isso também exige objetivas MF (sem AF) ou objetivas com AF mas com bom comportamento em foco manual (uma raridade).
 
Com o orçamento indicado não vale a pena falar de autofoco.
Aliás, depois de nos habituarmos ao foco manual, é difícil querer outra coisa. Há situações em que um excelente autofoco dava jeito, mas é como tudo, não serve para todas as situações. Há cenas em que é muito complicado a máquina saber o que queremos seguir focado ou não. Tudo depende do que queremos filmar e como o queremos fazer.

Neste caso, o melhor é focar a imagem, e tentar filmar de maneira a não perder o foco. Se for difícil, então fecha-se a abertura da lente para ter mais espaço de manobra. Mas auto foco não, ou a máquina vai andar sempre "á caça" e isso nota-se no vídeo final. Já para não falar do som do autofoco que vai ficar sempre registado.

Eu estou para comprar uma a6500, que tem um dos melhores autofoco, e imagine-se, vou abdicar dele por uma questão de opção... e acreditem que pensei muito nisso, pois estou a abdicar de uma das melhores features da máquina. (In)felizmente a máquina oferece-me outras features que quero ter, mas como quero usar lentes adaptadas tenho de fazer esse sacrifício.

Se queres um conselho, entre as máquinas que estás a escolher é simples, escolhe uma com ecrã articulado. Descarta as outras. No final escolhe a que te der o melhor negócio. No início vais sentir dificuldades a manusear tudo em modo de vídeo e foto... passado pouco tempo já fazes tudo de "olhos fechados", independentemente da máquina que escolheres.

E não te preocupes com o que o teu telemóvel consegue fazer. Depois pões um vídeo da tua máquina na TV e pões um do teu telemóvel e vais ver se valeu ou não a pena o investimento.
 
Já agora, aproveitando que estão a falar de filmar, faço a minha pergunta de iniciante, visto que tenho a minha primeira DSLR (D3300) há poucos dias e queria começar a filmar:

- Qual a velocidade de obturação mais adequada? Percebo que se pode jogar com a abertura, para controlar o DoF, e focar em manual para ser criativo, mas não entendo a noção de velocidade de obturação na filmagem. Posso controlar a exposição com o shutter, como se faz em fotografia? Alguém pode dar uma dica ou apontar um caminho? Muito obrigado.
 
Há uma regra, que não precisa de ser seguida escropulosamente... Que é meteres a velocidade de obturação em 1/dobro dos fps. Exemplo: estás a filmar a 25fps, logo metes a velocidade em 1/50. Se for a 50fps será 1/100. Esta regra é um ponto de partida, pode ser quebrada.

Na tua Nikon não consegues alterar a abertura (que além do DOF também controla a entrada de mais ou menos luz) durante a filmagem, no entanto, consegues alterar o shutter. Se estiveres a filmar a 1/50 e baixares para 1/30 verás que mais luz vai entrar e mais clara ficará a imagem.

Convém teres a opção de "controlos de video" activa, senão é provável que não notes nada uma vez que a máquina está a fazer tudo automaticamente.
 
@Lyp Muito obrigado. Excelentes dicas. Ou seja:

- abertura: regular antes de começar a filmar;
- obturação: para regular devo estar em modo manual ou prioridade ao obturador, é isso?
- E em relação ao ISO, alguma recomendação? Ou apenas escolher o mais baixo possível?
Muito obrigado.
 
Quanto ao modo, eu uso o manual. Não sei como se comporta a máquina nos outros modos, mas podes sempre testar.

-Abertura: deves regular a abertura fora do live view. Se a quiseres alterar e estiveres em live view, podes faze-lo ainda em live view, mas para "validares" essa alteração tens que sair e voltar a entrar no live view.

-O shutter, como já disse, podes alterar no live view e até durante a gravação.

-ISO: Podes meter em auto, e definir um tecto de onde não queiras que a máquina passe (1600 parece-me aceitável em video nessa máquina). Depois a máquina vai alterando tendo em conta a luz e o resto dos settings.

Pessoalmente, uso também em manual para não haver oscilações mais bruscas... Uso o botão programável (fn?) que está (na minha que é uma D5300) entre o botão do temporizador e o botão do flash, e depois regulo no dial o ISO conforme for precisando. Vai depender sempre das situações.
 
Vai testanto e treinando. Ao princípio é confuso, mas depois entranha-se e torna-se automático. Tenta jogar sempre com o shutter primeiro, não te preocupes em ir para velocidades muito grandes em vídeo, desde que não haja movimentos muito bruscos, não deverás notar grande diferença. Em situações mais escuras, reduz o shutter ao máximo primeiro e só aí, se não for suficiente, começas a subir o ISO.

Depois vais ver o impacto destas alterações e com o tempo vais percebendo qual a solução ideal para cada situação, alterar o shutter ou sacrificar a imagem no ISO. Tudo vai lá com testes e prática.
 
Sim, tens que sair e entrar no live view. Como diz o xicpanad, é uma questão de hábito.

O shutter mínimo é 1/30 (tudo o que digo é com as configs de vídeo activas), já para cima podes andar à vontade (desde que não estejas a filmar coisas com muito movimento)... Por exemplo num caso que queiras abertura grande para desfocar o fundo, e haja muita luz.

O importante é praticares :)
 
A sério?? Não fazia ideia. Ela é tão mázinha nos videos que nem andei a explorar. Mas pronto, também não é bem isso que quero, é mesmo um intervalometro para posteriormente selecionar as fotos que me interessam.

Em termos de qualidade há diferenças notórias entre estas? E o preço que acham?:

Canon 700D ou Nikon D5300 - 400€
Canon 750D ou Nikon D5500 - 500€
Onde arranjas esses preços...?
 
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