[DSLR] Trocar máquina ou lente? - Recomendação!

futuro

Power Member
Então é o seguinte, a minha namorada é designer gráfica, trabalha na área e tem mais uns biscates de gestão de redes sociais e fotografia de produto (que com a pandemia estão a aumentar) que vai desde jóias, bijuteria a urnas. :D
Ela tem uma Canon 700d que lhe ofereci há uns anos com a lente de kit e uma 50mm f/1.8 STM que é a que ela usa para praticamente tudo.
Ultimamente tem recebido muitos trabalhos para fotografar joias, só que agora no exterior e com modelos. Não sendo ela uma expert em fotografia é algo que gosta e sente que com este setup está a ficar limitada nos trabalhos.
Acham que se justifica comprar uma lente nova ou uma máquina mais recente?
Em termos de lente, o que recomendam para este tipo de trabalhos? Maioritariamente fotografia de produto, a maior parte das vezes em exterior.
Caso seja necessário comprar uma máquina poderíamos ir para algo usado.

Vou preencher o questionário porque pode ajudar a enquadrar as questões.

1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
Máquina ou lente.

2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
1000/1500€

3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
Retratos, fotografia de produto.

4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
Exteriores de dia, interiores mal iluminados, estúdio, pavilhão.

5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
Casual/aficionado.

6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
Canon 700d + 18-55mm + 50mm f/1.8 STM

7. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
Indiferente.
 
Isso é uma questão que só ela sabe responder. Pelo que indicas o que eu acho que ela pode necessitar é de iluminação (flashes, reflectores,...), mas mais uma vez tem de ser ela a ver o que necessita, ou seja que limitações ela senta.

O que falha nas fotos que ela faz?
 
O mais importante de tudo é onde é que ela se sente limitada?
Tentando perceber mais o que se quer fotografar, é o modelo completo ou só parte ? O objectivo é só mostrar as joias que o modelo tem ou todo o seu enquadramento ?

Não estou a ver que precise de uma máquina diferente.

Aqui se calhar e dependendo do que se quer e como quer fotografar e começando por objectivas e estando a falar de Canon, uma Canon 24-105mm f4 , mesmo a versão antiga, não me parece nada mau investimento. Especifico para retrato/busto, uma 70-200 f4, mas a outra e com o factor crop, pode chegar (?)

Mesmo em exterior pode não se ter boa iluminação mesmo de dia. Um ou dois reflectores com suportes ou ajuda de alguém. Flash são um pouco mais caros e complicados de controlar, mas é sempre uma muito boa ideia ter um, faz muito mais do que se pensa.

A edição também é muito importante, a chapa não sai da máquina pronta para imprimir e/ou meter na net

O gajo que escreveu isto à anos que não se dedica à fotografia, mas ainda gosta e gostava de ter tempo para voltar.
 
Back
Topo