1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

dslr

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por x04, 19 de Junho de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 979)

1. x04

x04

Pretendo adquirir uma dslr, estando indeciso entre três modelos:
    alpha A100
    canon eos30d
    nikon d80

Sou um amador, fotografo sobretudo em viagem de trabalho ou turismo.
    Quase nunca preparo as fotos ou levo material auxiliar (tripé,...).
    Tenho especial interesse por fotos nocturnas, paisagens, em movimento e de carácter espontâneo.

A minha primeira máquina digital foi uma sony dsc-f717. fantástica!!!
    Era prática, leve, de funcionamento bastante intuitivo, muito versátil (para a época) e nunca me deixava ficar mal mesmo em condições de luz mediocres.

Quando saiu a dsc-f828 comprei-a de imediato.
    Ao contrário da primeira, a qual esplorei em todo o seu potencial, nunca me adaptei a esta segunda. É verdade que a qualidade era nitidamente superior em condições normais, mas em condições de luz mais dificeis (fosse com grande luminosidade fosse de noite) da aberração cromática ao controlo de brancos nunca funcionou. Para além disto é demasiada pesada e com a bolsa em pele da sony é demasiado grande para as minhas mãos.

pretendo aduirir uma espécie de dsc-f717 contemporânea ,
    estando indeciso entre a continuar na sony ou mudar para canon.
    não encontrei no forum opiniões entre a alpha A100 e a canon eos30d.

deixo finalmente duas questões:
    quais as mais valias da canon em relação à alpha?
    e quanto à versatilidade, intuitividade, e condições de uso supra mencionadas?

2. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

bem a canon 350d é hoje uma maquina descontinuada e apenas a encontrarás em lojas que ainda a tenham em stock!

maiores diferenças talvez o menor ruido a iso alta por parte da canon.

tamanhos do corpo não faço a minima do tamanho da sony mas a canon é pequena (depende claro dos tamanhos das mãos)

a ver as tuas máquinas anteriores vejo que andaste sempre com bridges e fotografas mais por viagens fora logo aconselho a pesar se uma dSLR onde tens que ter um 'kit' de minimo 2 lentes para conseguir abranger o range da bridge em zoom. penso que em viagem não facilita muito e lentes baratas para pegar luz à noite não são baratas!
    quanto às opções que meteste em cima e depois pergutares por uma 350d são coisas muito diferentes!

Qualquer uma das 4 opções sugeridas acima, por ti, são mais que excelentes opções para o tipo de fotografia que aparentas ter apenas terás que ter é mais em conta as lentes que adquires para acompanhar o corpo.

3. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

uma SLR tem uma utilização diferente de uma f717. nesses modelos que dás como opção podes, por exemplo, esquecer a possibilidade de visualizar aquilo para que estas a apontar no LCD... i.e. não tens live view.
    é um acaracteristica de quase todas as SLR, mas muitas pessoas não estão cientes da mesma.
    se te sentires assustado por estas maquinas serem assim, pensa bem se queres mesmo uma SLR, se ja estas consciente deste facto, então fica so o aviso.

qualquer um dos 3 modelos que tens la lista, têm as suas vantagens e desvantagens. imho, são 3 boas maquinas, e qualquer uma pode ser recomendada.

Quer a canon quer a nikon têm uma gama de lentes bastanta interessante. no entanto, a sony entrou nisto das SLR, pela mão da konica minolta, e consequencia disso, herdou uma serie de lentes que tornam a sua oferta de lenets bastanta competente, se bem que um pouco mais cara que a concorrencia.
    geralmente a lente kit que vem com a dSLR a100 ou com a d80 é melhor que a lente kit que vem com a 30d.

a a100 tem establizador de imagem no sensor, e é a unica que consegue establizar imagens em lentes sem establizador (pode ser um factor a ter em conta, e é certamente uma vantagem)

compara-as por ti proprio
    http://www.dpreview.com/reviews/com...canon_eos30d,nikon_d80,sony_dslra100&show=all

a nivel de especificações elas têm muitas semelhanças, mas o ideal seria mesmo leres a review e pensares na que te deixará melhor servido.

a 30d acho que é a maquina mais profissional, a alpha100 talvez seja a mais user firendly, e a d80 talvez seja a mais polivalente...

PS: o orçamento que tens disponivel para lentes é muito importante.
    não penses que uma lente kit te deixa explorar tudo aquilo que queres.
    se pensares numa SLR mais modesta (400d, D40x), mas com melhores lentes, é possivel que fiques mais satisfeito que com uamSLR semi-profissional (como as que aí tens), com uma lente fraca.

PS2: nenhuma destas maquinas se pode considerar uma F717 dos tempos de hoje :P

Última edição: 19 de Junho de 2007
  4. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

350d? 4 opções? jamiro, o que é que andaste a fumar? :P

dessas opções que colocaste aí, a 30D é claramente superior. embora a D80 seja uma excelente máquina também. mas a realidade é que tens de pesar vários pormenores, principalmente devido ao tipo de fotografia que tiras.

que tal uma D40 (não sei se há body only) + 18-200 VR (660€)? :) é a única coisa que estou a ver suficientemente polivalente.

5. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

mas depois não tem 'luz' essa lente!

quanto a 350d .. true lool

6. timber

timber Zwame Advisor

A EOS 30 D tem muitas mais valias face à Alpha porque basicamente é uma maquina acima em termos de segmento

É melhor em praticamente tudo, corpo, focagem, controlo, etc.... só tem menos 2 MPix (em compensação é muito menos ruidosa em High ISO) e não tem estabilizador no sensor (também não faz grande mal porque a Sony estranhamente consegue vender as lentes mais caras sem estabilizador que as equivalentes com estabilizador óptico).

E tem o sistema da Canon que é muito mais extenso e...simplesmente melhor que o da Sony (ou da Minolta como preferires)

7. crax

crax Power Member

e considerares a Olympus E-510 q acabou de sair?

Tem estabilizador, Live view e usa o standard Four-Thirds
    Pelo que tenho lido, as lentes que vêm com os kits são acima da média (embora n cheguem às lentes mais caras, como é óbvio)

8. Koncaman

para mim as olympus têm 2 problemas: uma é o formato 4:3, acho que é inutil para a maioria das pessoas, que ficam melhor com um formato 3:2
    outra é o facto do sensor ter um alcance dinamico mais fraco que a concorrencia, além de um sensor mais pequeno que os da concorrencia, é algo limitado no ISO.

O live view apesar de ser uma feature porreira para uma SLR, acho que tem uma implementação que podia ser melhor. i.e. o utilizador devia ter a opção de focar, sem ter que baixar o espelho, como se faz numa bridge convencional, memso sabendo que ia perder velocidade de focagem.

9. ric07

ric07 Power Member

Eu tb estou para comprar a minha primeira dslr. Ate hoje so possuo uma slr (Olympus M1) e uma compacta (Fujifilm E510).

Tenho estado a ponderar duas hipoteses:

- Sony A100
    - Canon 400D

Para ambas, quando comprar lentes, quase de certeza que me devo virar para a Sigma (ainda n verifiquei se posso suportar os preços daquelas lentes da Carl Zeiss).

A vantagem que vejo na Canon é só uma, que é a questao do ruido ser melhor que na Sony.

Mas a sony depois tem a estabilizaçao no corpo...e eu nem costumo usar isos altos.

A lente do kit da Canon tb é pior que o da Sony (acho que por 40 ou 50€ a lente que vem nos kits, é sempre uma mais valia).

Mas tenho sempre receio de nao achar tanto material para a Sony, como acho para a Canon.

Ja as Nikon D80, Canon 30D, etc....acho que ficam noutro patamar, que esta alem da minha necessidade.

Ainda nao mechi em nenhuma...espero faze-lo para breve...talvez me faça logo escolher a vencedora. Tenho lido que a 400D pode entalar um bocado os dedos, dependendo das maos claro.

Existe por aqui aguem que use Sony A100??

Já agora, existe alguma data especifica em que as marcas lançem os seus novos produtos? Ou pode surgir em qualquer altura?

10. Koncaman

A maior parte das lentes Carl Zeiss para a dSLR a100 são Primes. aco que ha uma lente zoom para grandes angulares.

de resto, são as lentes da konica minolta (ou sony, whatever) que têm as focais mais "populares"

a sony é (imho) superior à 400D, fica num segmento indefenido entre a gama de entrada e a gama semi-profissional.
    a sony tem um hand grip bem melhor que o da canon, e acho que o interface com a maquina é melhor na a100.

11. ric07

ric07 Power Member

Desculpem nao saber os termos tecnicos...mas o que sao primes?

Por exemplo, para a slr que tenho, a unica lente com zoom que tenho é a tele...as restantes sao de 28mm f1.8 e 50mm f3 +- especificamente. Quando nao tem zoom, sao primes é isso?
    Tenho uma certa ideia que produzem fotos com mais qualidade, é mesmo?
    Um dos motivos pq n me fico por uma bridge é msm pelo facto de trazer uma objectiva 28-300...que ja por si deve ser fraquita, e entao com tanto zoom, nem imagino.

Sim, tb tenho lido que o handgrip é melhor, e que a interface tb esta boa.

Que pormenores se devia ter em grande conta quando se compra uma dslr?

Outra coisa que tenho lido é que aquelas coisinhas de limpeza do sensor (n m recordo agr os nomes tecnicos) nao sao grande coisa. So li bem do da Olympus, ultrasonico ou algo assim.

12. timber

timber Zwame Advisor

Primes são lentes de distância focal fixa. Ou seja, não são Zooms

Genericamente tem as seguintes vantagens:

-Tem melhor qualidade óptica
    -São mais leves e mais baratas (claro que um zoom cobre várias dist. focais portanto quase sempre fica mais barato que a soma das lentes fixas, por exemplo, um zoom 70-200 fica mais barato que comprar uma lente de 85mm, uma de 135 e uma de 200mm)
    -Tem melhores aberturas especialmente em relação ao preço

No entanto são menos convenientes e isso tem sido a morte do artista

Última edição: 20 de Junho de 2007

Partilhar esta Página