DSLRs - as minhas recomendações

Status
Fechado a novas mensagens.
Aproveito este tópico para lançar aqui uma pequena discussão sobre a qualidade de construção e ergonomia dos corpos de entrada de gama. Penso que muitas vezes se discute 1fps, mais uns pontos de focagem ou apenas um sensor mais recente, mas no meu entender a forma como nos ligamos ao corpo da máquina é um factor muito importante a ter em conta.
Tive recentemente a oportunidade de pegar em vários corpos das principais marcas (Canon e Nikon) e apenas um da Sony. Como não tenho uma mão pequena, uma das características que me desiludiu em todas, mas principalmente nas Canon (1000D, 500D, 550D, 600D), foi o reduzido tamanho no grip. Pelas fotos não tinha essa percepção e penso que caso fizesse uma compra online, baseado apenas em reviews iria ficar bastante desiludido no momento de pegar na máquina. De que vale ter uma máquina muito avançada mas que tenho imensa dificuldade em agarrá-la de forma estável? Para muitos utilizadores esta característica não será muito importante mas, para quem o é, aconselho a experimentarem sempre as máquinas numa loja física e verem como as "sentem" na mão.
Em jeito de conclusão a minha opinião sobre os corpos que experimentei foi que a Sony apresentava a melhor ergonomia mas que não posso tirar grandes conclusões apenas com um corpo, em relação às Nikon (3000, 3100, 5000, 5100) pareceram-me uns furos acima das Canon mas não muito. Não quero com isto afirmar que a Canon seria a minha última opção, até porque apesar deste ponto fraco vejo várias vantagens no sistema da Canon, mas que talvez para me sentir totalmente satisfeito teria que avançar para uma gama acima. Com pena minha ainda não tive oportunidade de experimentar uma Pentax, mas espero por opiniões de quem tenha conhecimento de causa, visto não ser fácil encontrá-las em Portugal.
 
Última edição:
@CuttyShark:

Tens toda a razão. É por isso que é muito importante experimentar na própria mão. Pessoas diferentes têm resultados diferentes.

É certo que para a maioria das pessoas as Canon gama baixa têm uma ergonomia inferior à das Nikon equivalentes. Tanto assim que há quem recomende comprar um grip vertical para "resolver o problema". Outro fator é a qualidade dos revestimentos: na Canon 1100D, por exemplo, é um plástico duro e liso e sem quaisquer apliques em borracha; na 600D há alguns apliques de borracha, mas o resto do corpo continua a ser plástico liso; enquanto que a Nikon D3100 tem apliques de borracha nalgumas partes e um revestimento com textura em todo o resto do corpo.
 
Sem dúvida q a pega na máquina é essencial... o conforto na mão é meio caminho andado para uma boa foto... a máquina deverá encaixar na mão e não a mão adaptar-se ao corpo da máquina... a máquina deverá ser um prolongar da nossa mão...

é só uma opinião, mas experimentem pegar numa D90 e numa D5100... se tiverem mão curta a d5100 n deverá desiludir, mas se tiverem dedos grandes, parece q falta ali máquina... por incrível q pareça, é por isso q ainda n a comprei... ando a mentalizar-me se opto pela Canon 600 (boa qualidade, mas preço mais elevado, q na minha opinião nao se justifica) ou pela D5100... é q a D5100 dá um banho há Canon em ISO's altos, e isso para mim é uma caracteristica mto importante...
 
Depois de muito ler sobre a canon 600 e nikon d5100, o preço fez-me decidir pela nikon e queria aproveitar os 20% de desconto na ***** e comprar o pack nikon 5100 com 2 objectivas +tripe+cartao+parka.
preço 770 euros
ha mais barato mas com 20% da para comprar um disco.
este pack na canon vai para muito mais dinheiro.
li para termos atenção às lentes e no site da ***** diz isto

  • Lente: Objectiva AFS DX 18/55G + 55/200G VR
  • Estabilizador de Imagem: Sim, na objectiva
Que acham deste pack?
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo