1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dual ATX.. Possível?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por kazuza, 9 de Novembro de 2003. (Respostas: 20; Visualizações: 1266)

1. kazuza

kazuza Power Member

A máquina tá na sig, agora só falta conjugar as fontes...

Sugestões?

2. Nuke

Nuke Power Member

Sim é possível :).

Eu neste momento tenho esse mesmo setup. Uma fonte de 300W alimenta a motherboard e outra de 250W alimenta todos os periféricos e ventiladores. Em ambas fontes mudei os ventiladores para Papst de baixo ruído e está :cool:

A maneira de o fazer é bastante simples e deixo-te vários links que têm muita informação:

http://www.casemodbr.com/index.php?artigos&associacao

http://www.globaldata.pt/forum/viewtopic.php?t=16510

http://overclocking.telefragged.com/articles/psutricks-1.html

Força :)

3. kazuza

kazuza Power Member

O problema não está nas ligações (sei fazê-las), mas sim na distribuição da carga pelos diversos componentes (quais componentes ficam com qual fonte?) e acoplamento da fonte na minha caixa Chieftec, modelo DA-01B-D ...

4. Nuke

Nuke Power Member

A tua questão principal então é de como conseguir adaptar outra fonte à caixa, correcto?

Se fôr isso, pois é uma questão de abrires uma nova ranhura para a segunda fonte. Em princípio não terás problemas já que a tua caixa tem o espeço necessário [​IMG]

Para conseguir as medidas exactas para os cortes e furos podes tirar as medidas exactas à 2ªfonte ou fazer um esboço em papel dos cortes com base no diagrama ATX que podes obter em http://www.formfactors.org/formfactor.asp

No meu caso ficou assim [​IMG]

A minha 2ª fonte ficou ligeiramente inclinada para aproveitar dois furos já existentes :D .

5. kazuza

kazuza Power Member

Fixe, era mesmo desses PDF que eu andava à procura... :D
    Além de ter as medidas certas, ainda vi os pinos para controlo lógico da fonte!

Vou fazer um circuito que arranque automaticamente com a segunda fonte após análise de estado da primeira e controlo de tensões...

Thanks...

6. Nuke

Nuke Power Member

7. kazuza

kazuza Power Member

Aqui está esuqma:
    Ainda não tive tempode fazer legendas nem calcular o valor dos componentes, mas é funcional...

Anes de arrancar com a segunda fonte, vai verificar se as tensões da fonte principal estão correctas via pino PS_OK! ...

Ainda estou na dúvida se incorporo relé, ou não...

Ficheiros Anexados:

8. Nuke

Nuke Power Member

Mas qual é a funcionalidade que queres dar à segunda PSU?

9. kazuza

kazuza Power Member

A primeira (Chieftec 360W) vai tomar conta da board, Disco de sistema e drive de disquetes.
    A segunda (Q-TEC 550W DualFan Gold) vai tomar conta de:
    4 Discos
    6 Drives óPticas
    6 Fans (5 de 80mm e 1 de 90mm)

E quiçá, mais tarde, um neonzito... :D

10. kazuza

kazuza Power Member

Que e para aguentar com isto tudo mais uma drive óptica...

Ficheiros Anexados:

11. kazuza

kazuza Power Member

E aqui está o esquema, mas usando um relé...

Ficheiros Anexados:

12. kanguru

kanguru [email protected] Member

o que é um relé? :P kek iss faZ? :D
    isso é que é um pc de combate

13. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

Eu tenho uma solução bem mais simples e provavelmente mais barata do que esse esquema...
    Note-se ke tb tenho duas fontes de alimentação... :D

Vou fazer o esquema e logo posto aki que agora tou no trabalho... :)

14. [BoB]Marley

A peça chama-se foto acopulador. Parece com um integrado mas só com 4 patas, e é o suficiente para pôr a funcionar as duas fontes... É como eu tenho as duas a funcionar. :D

15. kazuza

kazuza Power Member

Pois, mas o meu esquema é accionado não por tensões de saída da 1ª fonte, mas sim pelo Sinal de Controlo PSU_OK! ...

Esse pino tem nível lógico 1 quando TODAS as tensões da PSU primária estão em nominal...

Se alguma das tensões sofrer quebras ou aumentos fora do normal, o sinal PSU_OK! baixa a nível lógico 0, e a PSU Secundária é desactivada...

A Entrada PSU_OK! é aquela que excita a base do primeiro transístor...

16. [BoB]Marley

Pois... No meu caso não é necessário tanta coisa pk a segunda fonte é só para as ventoínhas (que são muitas), neons e afins...

A fonte primária é que para o computador em si.

Mas mesmo assim não percebi muito bem, para quê tanta protecção. Já que se a primeira fonte tiver problemas, axo ke não vai afectar o funcionamento da segunda, mesmo que no teu caso tens unidades ligadas na segunda fonte.

Explica lá bem isso, que agora aguçaste-me a curiosidade :)

17. kazuza

kazuza Power Member

Pode não afectar o funcionamento da primeira fonte, mas pode danificar hardware ligado a essa fonte...

18. [BoB]Marley

Através do cabo de interface?

Mas danifica fisicamente ou só logicamente?

19. [BoB]Marley

Querias dizer segunda fonte, certo?

20. kazuza

kazuza Power Member

Certo!

Algum surto da energia elécrica e puffff....

Partilhar esta Página