dual boot e raid0

kipyssasso

Power Member
Boas,

Andei a experimentar o liveCD do fedora 6 e do ubuntu 6.10 e passada a fase da experimentação gostava de instalar um deles, o fedora em princípio, no disco. Acontece que tenho neste momento o winXP instalado num sistema constituído por 2 x Maxtor de 160 Gb em raid0.
Já li algures por aqui que linux e raid0 é para esquecer no entanto encontram-se noutros locais alguns relatos de quem tem isso a funcionar embora me pareça muito dificil de configurar.

O que queria era ter uma partição com o XP ou o vista daqui a uns tempos e outra com o fedora a correr em raid0. É possível? Há algum tutorial para noobs que ensine a fazer isso?

kipy
 
isso depende essencialmente do chipset onde tens a raid array ser suportado ou não, é uma questão de iniciares o setup e ver se ele reconhece as partições
quanto ao dual boot, podes entrar no ubuntu livecd e correr o gparted (acho k o ubuntu inclui isso) para fazer resize/move às partições da maneira que achares melhor
 
O chipset é NFORCE-4, a mobo é a asus A8N-E. Suporta raid mas não percebo bem se é por software (fake raid) ou por hardware. No manual da board não encontrei info sobre isso embora tenha ficado com a sensação de que é hardware raid. Será?
 
O chipset é NFORCE-4, a mobo é a asus A8N-E. Suporta raid mas não percebo bem se é por software (fake raid) ou por hardware. No manual da board não encontrei info sobre isso embora tenha ficado com a sensação de que é hardware raid. Será?

É fake raid, não há mobo's "normais" com true hw raid.
Quanto ao funcionar, funciona perfeitamente, mas digo-te já que usas o sw raid nativo do linux que ficas com performances iguais e é muito mais fácil de configurar e de manter.
 
O que queria era ter uma partição com o XP ou o vista daqui a uns tempos e outra com o fedora a correr em raid0. É possível?
Sim.

Há algum tutorial para noobs que ensine a fazer isso?
https://help.ubuntu.com/community/FakeRaidHowto
http://www.ubuntu-in.org/wiki/SATA_RAID_Howto

Atenção que não podes cometer nenhum erro senão pode não funcionar. É preciso ter especial atenção à parte do DMRAID e garantir que as partições onde vais instalar o linux estão correctamente montadas nos sítios certos. Eu também sou novato nisto e já vou no 3º dia de tentativas de instalação :nie2:
 
Back
Topo