1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

dual boot e raid0

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por kipyssasso, 25 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 930)

  1. kipyssasso

    kipyssasso Power Member

    Boas,

    Andei a experimentar o liveCD do fedora 6 e do ubuntu 6.10 e passada a fase da experimentação gostava de instalar um deles, o fedora em princípio, no disco. Acontece que tenho neste momento o winXP instalado num sistema constituído por 2 x Maxtor de 160 Gb em raid0.
    Já li algures por aqui que linux e raid0 é para esquecer no entanto encontram-se noutros locais alguns relatos de quem tem isso a funcionar embora me pareça muito dificil de configurar.

    O que queria era ter uma partição com o XP ou o vista daqui a uns tempos e outra com o fedora a correr em raid0. É possível? Há algum tutorial para noobs que ensine a fazer isso?

    kipy
     
  2. omni0ne

    omni0ne Power Member

    isso depende essencialmente do chipset onde tens a raid array ser suportado ou não, é uma questão de iniciares o setup e ver se ele reconhece as partições
    quanto ao dual boot, podes entrar no ubuntu livecd e correr o gparted (acho k o ubuntu inclui isso) para fazer resize/move às partições da maneira que achares melhor
     
  3. kipyssasso

    kipyssasso Power Member

    O chipset é NFORCE-4, a mobo é a asus A8N-E. Suporta raid mas não percebo bem se é por software (fake raid) ou por hardware. No manual da board não encontrei info sobre isso embora tenha ficado com a sensação de que é hardware raid. Será?
     
  4. ricardomcm

    ricardomcm Power Member

    Para dizer a verdade knto a RAID-0 nao sei, mas o RAID-1 por software funciona mto bem mesmo...
    de qq modo, tens aqui um belo HowTo
    http://tldp.org/HOWTO/Software-RAID-HOWTO-5.html#ss5.5

    certifica-te que o boot loader suporta RAID! penso que o Grub precisa de uns pacthes... pelo menos precisava..
     
  5. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

    É fake raid, não há mobo's "normais" com true hw raid.
    Quanto ao funcionar, funciona perfeitamente, mas digo-te já que usas o sw raid nativo do linux que ficas com performances iguais e é muito mais fácil de configurar e de manter.
     
  6. Sim.

    https://help.ubuntu.com/community/FakeRaidHowto
    http://www.ubuntu-in.org/wiki/SATA_RAID_Howto

    Atenção que não podes cometer nenhum erro senão pode não funcionar. É preciso ter especial atenção à parte do DMRAID e garantir que as partições onde vais instalar o linux estão correctamente montadas nos sítios certos. Eu também sou novato nisto e já vou no 3º dia de tentativas de instalação :nie2:
     

Partilhar esta Página