1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dual boot E virtualização

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Nastase, 3 de Setembro de 2007. (Respostas: 15; Visualizações: 1426)

1. Nastase

Nastase Power Member

Boas,

já procurei pelo fórum algum tópico que respondesse à minha questão e não encontrei nada que me esclareceu ou então eram tópicos com mais de um ano ( e num ano muda muita coisa... )

A minha dúvida é a seguinte: estou a pensar (voltar) a dar uma oportunidade ao Ubuntu mas devido a partilhar o computador com várias pessoas não posso deixar de ter uma instalação Win.

O que pretendia era saber se com alguma ferramenta de virtualização (vmware por ex) posso ter um computador dual boot com ubuntu e win que me permitisse arrancar qualquer dos sistemas e, em simultâneo poder lançar o linux através de vm quando estaria no win e lançar o win quando estou no linux.

Já vi que isso é possível para mac com o bootcamp e o parallels mas ainda não consegui encontrar nada para windows!

Agradeço antecipadamente qualquer resposta que me possa elucidar ;)

2. esquiso

esquiso Power Member

Dual Boot é diferente de virtualização.

Dual Boot é quando tens dois sistemas operativos distintos na mesma máquina, e que, caso tenhas um boot manager, te é pedido uma escolha sobre qual dos SOs arrancar quando ligas o PC.
    Virtualização é quando, p.e., tens o Windows a correr normalmente, e com um programa (uma das solução da VMWare, p.e.) consegues correr Ubuntu E Windows ao mesmo tempo.

Portanto, o que é que tu queres mesmo? Dual Boot OU Virtualização?

3. Nastase

Nastase Power Member

Tal como disse na minha mensagem original, gostaria de saber se é possível ter dual boot E virtualização.

Gostaria de poder lançar o linux e então virtualizar o windows. Mas num próximo arranque, poder escolher lançar o windows e virtualizar o linux.

Ou seja, ter os dois SO instalados, em partições diferentes, e poder escolher indiscriminadamente lançar um ou outro e poder virtualizar outro ou um ;)

No fundo, para as minhas necessidades pessoais e sobretudo comunitárias, gostaria de ter uma máquina flexível que pudesse juntar as duas coisas: dualboot que permita lançar o SO que irei mais precisar naquele momento e também virtualizar o outro SO para tarefas mínimas que possam ser precisas enquanto uso o SO principal.

Espero me ter feito entender... :s

4. esquiso

esquiso Power Member

Ah, agora percebi :p E sim, é perfeitamente possivel.

Precisas de em primeiro lugar, instalar os SO's, e depois, instalar um programa em cada um dos SO's que permita virtualização. Tão simples como isto ;)

5. Nastase

Nastase Power Member

Ok, obrigado pela resposta.

Segundo percebi apenas preciso de indicar na criação da VM que pretendo virtualizar um SO já existente, certo?

E ainda bem que é assim tão fácil :)

6. esquiso

esquiso Power Member

Não, nada disso ;)

Não interessa saber so o SO já esta instalado ou não. A unica coisa que precisas de indicar relativa a SO's, é qual o tipo de SO que queres virtualizar, mais nada.

7. Nastase

Nastase Power Member

Tá. Vou então tentar fazer isso. Obrigado pela paciência ;)

8. IcePicK

IcePicK Power Member

Por acaso li qualquer coisa sobre isto há uns tempos e pelo que vi não era assim tão simples. Atenção que eu nunca fiz isto, foi só pelo que li.

"Virtualizar" uma instalação nativa do windows não parece ser dificil, experimenta isto e lê isto.

Quanto a "virtualizar uma instalação nativa do ubuntu, lê isto".

Espero que ajude. Depois posta aqui os resultados.

9. esquiso

esquiso Power Member

Ok, agora fiquei ainda mais confuso.
    Ele quer virtualizar o SO que já existe, ou um instalado especialmente para virtualizar?

10. IcePicK

IcePicK Power Member

Pelo que percebi ele quer virtualizar os SOs já instalados. Dentro do windows corre o linux e dentro do linux corre o windows. Por isso é que eu coloquei aqueles links.

11. nasic

nasic Power Member

Eu acho que ele inda n percebeu um pequeno detalhe. É que o SO que corres na VMWare não é o mesmo que tens instalado em dual boot no teu pc. Por exemplo, tens o ubuntu e xp e inicias o xp. Ao virtualizares o Ubuntu, n estás a correr o Ubuntu q esta instalado.(se estiver errado corrijam-me)
    Agora se podes virtualizar um so ja instalado em dual boot n sei

12. Nastase

Nastase Power Member

Obrigado pelos links.

Vou tentar ver isso durante o próximo fim-de-semana e depois coloco aqui os resultados que obtiver.

Quanto à minha intenção é mesmo ter dois SO totalmente funcionais por si só (usando o que quiser através de dual boot) e poder virtualizar o que não tiver sido lançado no arranque da máquina. E vice-versa. Ou seja, trabalhar no windows um dia inteiro se precisar e lançar o meu ubuntu, virtualizando-o, se precisar de fazer algo nele. No entanto amanhã pode-me apetecer usar o ubuntu o dia todo, lançá-lo no arranque da máquina, e durante esse dia precisar de fazer algo no Photoshop (por exemplo) e lançar o windows (tal e qual como o deixei no dia anterior) virtualizando-o.

Ou seja, um dia o Ubuntu é o master e o Windows o slave, outro dia poderá muito bem ser o windows o master e o ubuntu o slave...

13. IcePicK

IcePicK Power Member

Pois, não é isso que se faz normalmente, mas é isso que ele quer fazer. :007:

14. Nastase

Nastase Power Member

Exactamente. Sei perfeitamente o conceito que está por detrás da virtualização e do dual boot. No entanto essa não é uma filosofia que serve as minhas necessidades.

Quero poder lançar um so atraves do menu de boot e encontrá-lo tal e qual como o fechei da última vez que o tinha virtualizado noutro SO.

Eu sei, sou um gajo com ideias estranhas ;)

15. nasic

nasic Power Member

Nem acho que seja estranha, acho ate uma ideia mt boa :P Resta saber se as performances conseguidas são compensatórias!
    Inda bem que achaste solução para o teu problema, n te esqueças de dar noticias

16. IcePicK

IcePicK Power Member

Também não acho a ideia estranha, tanto que já tinha pesquisado sobre o mesmo. Há algum tempo que tive a mesma ideia e foi na altura que andei a pesquisar. Só não cheguei a testar porque era uma altura com muitos trabalhos e não podia estar a arriscar-me a ter de formatar a máquina ou a perder alguma coisa acidentalmente.

Partilhar esta Página