Dual Boot entre Windows 10 e Linux

balejo28

Power Member
Boa noite,

tenho um portátil com Windows 10 e pretendo instalar em dual boot a distribuição Deepin 15.3, no entanto das vezes que já o tentei fazer, nunca posso escolher em qual dos sistemas quero entrar quando ligo o pc, pois entra logo o W10...

Penso que a causa esteja naquelas checkboxes ao fundo desta imagem, eu não tenho a possibilidade de escolher a UEFI, como é recomendado nos vídeos que já vi. Apenas tenho uma caixa para escolher em que partição quero instalar o boot loader (algo assim)?

deepin-boot-loader-partition-649x460.png


Também já tentei usar o EasyBCD, mas ele diz-me que como o meu pc faz o boot em modo EFI, não posso usar o programa para as funcionalidades de multi-boot.

Alguém me ajuda? :)
 
Tens de usar a opção boot loader com o grub a gerir esse mesmo boot de sistemas poderás ter de o fazer via linhas de comando após a primeira insalação do GNU/Linux em det. partição.
 
o video mais indicado para o dualboot entre o windows e linux é este...

no rufus descarregas a imagem do debian, que á de ser ex: linux.ISO e no rufus onde tens "criar disco de arranque com" seleccionas "imagem ISO" e buscas a imagem que descarregaste ex: linux.ISO, e inicias o processo para ele meter a imagem na pen e feito, depois executas como no video o processo lá descrito e quando for para instalar o debian só tens que fazer o boot pela pen...

só mudas a opção da imagem, não mudas mais nenhuma opção no rufus, sobretudo no tipo de partição...

tem de ficar como na imagem abaixo:
image-FB24_5891D8D3.jpg


convém teres onde ver o video ao mesmo tempo que estás a fazer o processo de instalação para ver se não erras nenhum passo, para que o dual boot fique como deve de ser...
 
Última edição:
Foi precisamente esse vídeo que segui inicialmente, mas como disse, ao chegar à parte de escolher a partição em que quero instalar o Deepin, não tenho a checkbox para seleccionar o UEFI tal como demonstra a imagem que pus no primeiro post, e o vídeo que postaste. Tenho apenas uma combo box para escolher em que partição fica o boot loader, posso tirar print e meter aqui depois.
 
isso, é estranho, pois o procedimento é igual, tanto para esta distro como para qualquer outra, logo não deverias ter qualquer problema, se estás a seguir os procedimentos todos á risca...
 
Ainda não experimentei com outra pen, de momento só tenho esta. Mas o que já tinha notado é que na bios, no boot menu a pen só arranca se selecionar a opção que não tem uefi... Mesmo que a opção com uefi esteja em 1°, o PC arranca o Windows se deixar a ordem como na foto:

4ba87cc5a212b9587b042f837b490edc.jpg


Vou testar com outra pen e ver no que dá.
 
não tens boot manager, ou seja opção de boot sem ter de ir á bios logo no arranque???

e já agora tens ai no boot configuration ,launch CSM- enable, passa isso a disable...
 
vê lá se na opção " add new boot option" ou na "hard drive bbs priority" dá para mudar o HDD de primário pela pen e depois nesse menu onde já estás fazes o mesmo e vê se já faz boot pela pen...
 
Olha desactivei a tal cena do csm e consegui fazer boot para a opção uefi da pen que dantes não conseguia e apareceu-me o grub com a opção de instalar o Deepin, vou ver o que dá
 
ok, então parece que isso está a ganhar caminho... depois diz como correu...

e não esquecer, para usares windows e linux vais ter de manter essas opções sempre desactivadas, mudas apenas a ordem do boot da pen para o HDD...
 
Muito obrigado pela ajuda MOUSETM, finalmente consegui! Durante a instalação já me apareceu a opção de selecionar o uefi como tenho na primeira foto lá atrás e ficou tudo direitinho.
 
assim está bem, antigamente não se tinha tanto problema para fazer um dual boot entre windows e linux, agora é uma treta, parece que não querem que se use linux com tanta trapalhada para o conseguir instalar...

interessa é que isso já está a funcionar...
 
Pois, até já tinha feito dual boot noutro portátil meu, mas não eram precisas estas maroscas todas. Eu neste PC fui usando uma máquina virtual mas o desempenho não é o mesmo.
 
á sim, já deixei de usar maquinas virtuais por causa dos recursos, e não tem nada haver com o correr na maquina virtual e nativamente, nativamente é muito melhor e menos problemático...
 
Última edição:
Back
Topo