Dual boot, estou a dar em louco

Dr_Lion

Power Member
Já fiz isto algumas vezes, inclusive neste pc, é a segunda vez que formato a partição de linux para reinstalar, há uns meses correu tudo bem, agora estranhamente isto ficou com um comportamento muito estranho que não consigo entender.

Estado actual tem o ubuntu 16.04 instalado e o Windows 7 home.

Na bios só tem a opção UEFI Boot, e PXE ROM!
Não tem fastboot nem CSM, logo não as consigo desactivar!

Quanto instalei o ubuntu desta última vez creio que tinha o UEFI boot Enable.

A questão é, instalou apesar de no início antes da instalação dizer que tinha o UEFI boot Enable, se eu pretendia continuar, e eu disse que sim.

Ora bem, depois disto, tentar arranjar o grub várias vezes, entretanto lixei o arranque do windows, pen de recuperação do windows para cima, arranjo do grub outra vez e neste momento o pc está-me a lixar a vida..

Não interessa como tenho o UEFI boot, o portátil arranca sempre:
Se escolher em primeira opção na bios, o "disco" -> entra no windows directo,
se escolher em primeira opção na bios, o "ubuntu" -> entra no grub, mas só tem os vários kernel de ubuntu, e não aparece a entrada do windows ou seja só consigo entrar no linux com o grub!!

Como o portátil tem windows 7, não tem aquela opção de fast boot nas definições de energia, e também não aparece na bios.

Posto isto, a minha dúvida vai para o sistema de partições... só posso estar a instalar o grub na partição errada e não deteta o windows quando corro o boot-repair no ubuntu, a verdade é que existem inúmeras opções para selecionar no boot-repair, já tentei instalar na partição de boot "sda1", já tentei na própria partição do linux "sda5" e o comportamento é sempre o mesmo!

Já dei tanta volta que já estou perdido e nada funcionou!
Alguém consegue apontar o caminho certo? É que estou a dar em doido :S

Em que partição do disco é que é suposto instalar o grub? na partição do linux, numa partição própria de boot,esp ou efi, ou na partição do windows?

Desde já agradeço a ajuda.
 
Última edição:
Ora como pediram aqui vai o print screen.

https://image.ibb.co/eucuOm/part.png
A partição sda2 é a de windows, as restantes foram criadas por mim ontem, visto já andar de volta disto à 2 ou 3 dias...

Neste momento e depois de todas as voltas que dei, nem o windows nem o ubuntu arrancam...
Vou tentar mais umas vezes, e tentar também esse update-grub2 a ver como corre, mas não estou muito confiante, já fiz 30 por uma linha e ter os 2 em dual boot é que ainda nada.

Não sei se devo criar a partição apenas para o boot, e com que flags, se devo colocar primeiro o boot na partição de windows só e depois instalar o linux e corrigir o boot, mas já tentei tanta coisa e nada..
 
Ora bem o "sudo update-grub2" deu aquele erro do path of cow..

Depois corri o boot-repair de uma pen, e já apareceram as entradas do linux e do windows no grub, mas como ontem tinha dado cabo da partição de boot do windows, quando escolho o windows agora dá-me um erro "O arranque do windows falhou. .. 0xc0000225" e não consigo arrancar no windows! :s

Resultado estava quase, mas ainda não funciona :(
Já tentei a pen de recuperação do windows, já tentei pelo terminal o bootrec e afins... e funcionar é que bola, nada..
 
Já me passei com o pc, levou format e limpo de vez... Não valia a pena estar a perder mais tempo, era mais rápido limpar tudo e ao menos ficavam em condições as coisas...

Mas obrigado pela ajuda, ainda tentei mas também não resolveu o meu problema.
 
verifica na BIOS se tens o "Secure Boot" ativo, se estiver desativa, reinicia e entra na BIOS novamente e já te deve aparecer a opção para entrar em "CSM" ou "Legacy"
 
Back
Topo