Dual boot - uma questão muito simples...

rolito

Power Member
Oi!

Tirem-me uma dúvida por favor,
para se instalar mais do que um S.O. é necessário que estes sejam instalados na partição primária do disco e em partições lógicos da mesma distintas, certo ?

Cmptos
 
Originally posted by JCmendes
Um tem de estar na primária, o outro onde quiseres.

Também depende de qual o SO que consideras como outro assim como qual o boot manager que está a ser utilizado, muitos bootmanagers não conseguem fazer boots de partições que estejam para lá da barreira dos 8 Gb (o linux por exemplo com o lilo), já que o apontadores para as zonas de MBR não enderessam mais do que isto.

Caso se tenha varios discos o melhor é mesmo separar os SO por discos (principalmente com o linux) para evitar dores de cabeça com estes problemas.

O Dual Boot de win 2k e XP é mais pacifico mas tem muitos problemas com boots para sistemas Win9X e Me.

Uma coisa engraçada que eu tinha instalado quando andava com a maluqueira de varios SO's ( Win 2k + Win ME + Linux) era utilizar o bootmanager do proprio Win 2k/winXP para arrancar com uma partição de linux passando por cima do LILI ou similar (tinha que se despejar um boot record do linux para um ficheiro que se passava para a partição do win 2k e refazia-se o boot.ini). Se alguem tiver interessado posso dar uma vista de olhos pelos documentos que tinha lá sobre isso ....
 
epah se kers dual boot com 2 Sistemas da microsoft chega-te uma particao... crias o segundo sistema numa pasta... instando este através do outro k já estava instalado.
se kers dual boot com 1 da micrososft e o outro por exemplo linux... crias outra particao e nao formatas.... na instalacao do linux escolhes o boot loader k keres...grub e lilo.... e' mto simples :D
 
dual boot

predator, em relação ao dual boot win - linux, nem sempre é assim tão fácil.

Ontem tive em casa de um amigo que tinha o XP instalado e fez mais uma partição com o parti..7 para instalar o red hat.

Na instalação escolhemos o lilo e tudo correu bem até à altura em que fizemos o reboot. O lilo só nos apresentou o linux, XP nem vê-lo embora estivesse instalado.

O "problema" só se resolve editando o lilo.conf em /etc/lilo.conf.

No site da red hat há uma boa explicação para isto.

Já agora porque é que dizes para não formatar a partição onde se vai instalar o linux?


c1ps para todos e saudações da Areia Branca para o rolito;)

kippysasso
 
ca salganhada do caraças ... porra é assim tão dificil meter 2 sistemas operativos no pc???? porra instalam o 1º sistema operativo na 1ª partição e o segundo na 2ª !!! isto é dificil? pah um disco particionado, peguem num disco de 40 gigas e dividem em 2 com o partition magic se tiverem dados k n kerem perder ou fdisk knd o bichano é novo ... grau de dificuldade 1 faciiiiiiiiillllllllllll
tempo de duração do processo: depende da makina e da kntdd de so's a instalar ...
 
Atenção que o sistema operativo a instalar na partição primária e activa tem de ser o W98.
O WIN XP CONVÉM ficar noutra partição, embora que seja no mesmo disco!
 
Back
Topo