1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

DUAL BOOT VISTA XP (Ñ acaba install; não é SATA)

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por marco75, 29 de Março de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 1290)

1. marco75

marco75 Power Member

Boas... tenho uma máquina que trouxe o vista instalado, queria instalar o xp em conjunto em dual boot. Por isso investiguei na net e encontrei varios tutoriais para o fazer.
    O que fiz a seguir foi, no cd de instalação do vista (na linha de comandos) fazer um shrink, para criar uma partição no disco para instalar o xp. Até aí tudo bem, depois pôs o xp a instalar e quando carregou os ficheiros e acabou o principio da instalação, reeniciou para prosseguir com a instalação do OS como é normal. O problema veio a seguir a esse reenicio, pq já não continuou como era suposto com a instalação do XP e, claro já não entra no vista.
    Tenho visto em vários forúns pessoas com o mesmo problema, mas ainda não encontrei nenhuma resposta dada a essas pessoas. Será que alguém sabe o que se terá passado e a solução???
    O problema não são dos drivers SATA, pq a máquina não os tem!!:005:

2. Romani48

Romani48 Power Member

e porque não continuou? e já vista o tutorial na minha sig?

3. marco75

marco75 Power Member

Sem querer parecer bruto ou mal agradecido... Se soubesse pq não continuou não colocava mais um tópico sobre dual boot para encher o forum?! Vi um tutorial teu sobre dual boot, que tem o processo todo muito bem explicado como anda pr'aí em muitos sitios da net, mas infelizmente não fala em nada sobre o meu problema. pq nos tutoriais que tenho visto, como o teu, é só seguir com a instalação do XP e depois de instalado processeguir com o processo de reparação do boot do vista e integração dos 2 boots dos 2 OS.
    Inclusivé, há pelo menos um post colocado no teu tópico/tutorial com alguém com o mesmo problema que eu, mas que ninguém respondeu.

Será que me consegues ajudar??

4. 5pontas

5pontas Banido

desculpa lá mas ,se fosse a ti formatava o disco,particionava com o gparted ou outro ,instalava o XP e depois o Vista ,pois o Vista cria o dual boot,pois é isso que tenho aqui!

Mas 1º o XP !

Pois pelo que sei e li,o Vista tem que ser instalado depois do XP!

5. Romani48

Romani48 Power Member

o problema é que gostava que me dissesses só se deu algum erro e não continuou, ou se pura e simplesmente é como se nada tivesse acontecido

eu sei de que post te estás a referir mas foi tratado pelo MSN ;)

6. marco75

marco75 Power Member

OK... Agora percebo e desculpa se pareci estupido.
    não deu erro absolutamente nenhum. reeniciou; fez o POST; e nada... fica paradinho! nem continua a instalação e claro ja não carrega o vista.

Alguma ideia...

Obrigado...:confused: Mas não!!! a ideia é não ter que perder nada nem fazer backup de nada que ja tenho guardado/instalado na partição que tenho o Vista.:paranoid:

Última edição pelo moderador: 29 de Março de 2008
  7. Romani48

Romani48 Power Member

tenta arrancar com o CD do XP, entrar na consola de recuperação e fixboot e fixmbr

8. marco75

marco75 Power Member

E depois faço o quê?? corro novamente o xp para instalar???
    é que ele não chegou a instalar...

9. nmareis

nmareis Power Member

O teu pc é de que Marca?
    è portátil?
    tem repartição de recuperação?
    O meu portátil hp trás partição de recuperação, qualquer problema ao iniciar o pc carrego em f11 e aparece a opção de recuperação, ao fazeres a recuperação ele pergunta se queres fazer apenas a recuperação do windows ou tens a opção avançada para formatar e instalar udo de raiz.
    Se fizeres apenas a recuperação do windows, não perdes nada, apenas tens que instalar depois de novo os programas que lá tinhas instalados..
    Nos portáteis HP, eles não deixam instalar outros SO, tens que desactivar uma opção na BIOS que tem a ver com o melhoramento do desempenho do PC (agora não me lembra o nome), se não desactivares isso ao instalar ele diz que não reconhece o disco Sata (foi o que aconteceu comigo)..
    É verdade convém mesmo fazeres os dvds de recuperação pois a partição não é 100% fiável...já me aconteceu ela não funcionar em condições ao fazer a recuperação do pc..
    Os dvds restauram tudo desde a repartição de recuperação ao sistema operativo..

Espero ter ajudado..
    Cumps,;)

Última edição: 29 de Março de 2008
  10. Romani48

Romani48 Power Member

tenta ver se ele segue com o boot.. se não tenta voltar a instalar o XP

11. marco75

marco75 Power Member

Não dá de maneira nenhuma o sintoma é sempre o mesmo: freeza quando reenicia para continuar com a instalação. AJUDA.... PFF!

12. Make.Love

Make.Love Banido

vou fazer um pergunta secalhar um pouco fora do contexto, mas ja testaste as memorias do computador?

13. PoolMania

PoolMania Banido

Tens a certeza de que o cd onde tens o xp está bom? Se o cd tiver problemas a instalação não vai continuar!
    Ou se o mesmo for de origem duvidosa: Porque já vi um caso de uma pessoa que foi arranjar uma versão do vista e após um reboot passando a fase de escolha de opções o Vista já não continuou a instalação.

14. marco75

marco75 Power Member

Usei 3 cds de instalação diferentes. e o problema é na instalação do XP e não do vista.

Vou descrever tudo o que fiz até agora a ver se me conseguem ajudar:
    1. tento instalar o xp; começa a instalação carrega os ficheiros da primeira fase de instalação do OS mas quando reenicia fica pasmado;
    2. As mem estão em perfeitas condições, até pq reparando o boot do vista, não tenho qq problema a nivel de desempenho da máquina iniciando com o vista;
    3. os sintomas com qq um dos 3 cds de instalação são sempre os mesmos;
    4. Reparei o boot do vista, entrei na sessão e fiz um backup dos drivers dentro do vista e integrei-os num cd de instalação do XP que criei com o nlite. Os resultados foram identicos aos que obtive com a instalação dos outros 3 cds;
    5. a mobo é uma foxconn que depois irei postar aqui o modelo porque não tenho a máquina ao pé de mim;
    6. tentei colocar na bios varias configurações diferentes em relação aos discos (enhanced; combined; etc) já que os acer têm uma opção que desliga o hdci e permite o sata trabalhar como um ide e portanto instalar o XP. TB não resultou em nada.
    7. Finalmente devo referir que já fiz inumeras vezes este processo para criar um dualboot com Vista/XP em várias máquina (desktops e portateis), inclusivé usando vários processos diferentes (em que se inclui o que foi postado aqui no site) e obtive sempre sucesso;
    8. Tudo me leva a pensar que seja um problema com os drivers do disco sata (afinal é sata!! no inicio do tópico disse mal) pq não deixa fazer a instalação na partição criada correndo o install em ambiente gráfico Vista (opção de install fica inativa); No entanto correndo o cd de instalação no boot do pc não dá qq aviso ou blue screen error e detecta o disco;
    9. Será que os drivers que fiz backup no vista não servem para a instalação no XP??? é que não consegui encontrar qq tipo de drivers sata ou raid (para fazer f6 no install!) na net, inclusive no site do fabricante;

Última edição: 3 de Abril de 2008
  15. marco75

marco75 Power Member

A motherboard é uma foxconn 946gz7ma-8ks2h... e ainda não há solução:005:

Já arranjei drivers RAID do fabricante... integrei-os em novo cd de instalação do xp que criei com o nlite. Corri o cd e tudo na mesma!!!

Alguém tem mais ideias? ou têm máquinas com mobos da foxconn a fazer dual boot???

Última edição: 4 de Abril de 2008

Partilhar esta Página