1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Dual Boot (win+linux)

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Korben_Dallas, 24 de Janeiro de 2003. (Respostas: 13; Visualizações: 861)

  1. Korben_Dallas

    Korben_Dallas Zwame Advisor

    Boas,

    Queria meter o Red Hat e o Win2k no mesmo PC mas não sei como configurar a opção de escolha do OS. Há algum prog que faça isso?

    Fucemina com Red Hat, OpenBSD e afins?

    Thanks
     
  2. timber

    timber Zwame Advisor

    Metes um Windows qualquer e depois instalas o red hat e ele trata do assunto. Provavelmente deve meter ou o lilo ou outro utilitario de boot mais refinado da red hat. Depois no arranque escolhes o que queres bootar. Podes tambem configurar a ordem por defeito, etc etc etc. Depois ves isso facilmente no red hat. So nao te digo exactamente como e porque nunca utilizei o red hat. So o SuSE e o Mandrake.
     
  3. Korben_Dallas

    Korben_Dallas Zwame Advisor

    Esses tb têm opções semelhantes?
     
  4. possessed

    possessed Full Throttle BOINC Roller

    o linux instala uma layer de software chamada lilo (por exemplo, existem outros) que fazem o "management" do boot do SO pretendido (e até podes colocar várias configurações, no caso de ser linux)
     
  5. timber

    timber Zwame Advisor

    O do Mandrake ate te mede um log on grafico todo pipi para escolheres o SO para arrancar. O SuSE se calhar agora tb ja e assim. A ultima vez que usei (6.1 e ja se vai no 8.1...) era por modo texto mas fazia o serviço na mesma. Aquilo e muito facil e simples.
    O linux como sistema alternativo que ainda é "sabe" que provavelmente vai ter de conviver com o windows e faz isso muito bem.
     
    Última edição: 24 de Janeiro de 2003
  6. Korben_Dallas

    Korben_Dallas Zwame Advisor

    thanks pelas respostas... já agora digam aí um tamanho mínimo de disco para levar um Red Hat 8 (mais os updates) :)
     
  7. timber

    timber Zwame Advisor

    minímo? Acho que para ai com um giga ou dois ja se safas bem. como me parece que deves querer um instalação como deve ser e algum espaço pro futuro metia para ai cinco. Ainda tens o espaço da swapfile que eu uso de 512 Mb (tenho 256 ram). Mas isso numa distribuição dessas novas vai ser tudo transparente e quase automatico
     
  8. Isotic

    Isotic Power Member

    Olha posso-te dizer que o redhat completico (com tudo) ocupa aproximadamente uns 3 Gb e tal
    mas isto é com mesmo tudo, mas podes optar por menos coisas
     
  9. goliath_2k

    goliath_2k Power Member

    Penso que tens sempre a hipótese de criares uma diskette de arranque para aceder ao linux, se quiseres windows ligas o PC e pronto, se quiseres linux é só meter a diskette e ligar o PC. Acho que ainda é a melhor hipótese ao menos ficas com o MBR intacto, porque se quiseres eliminar o LILO és capaz de ter umas dores de cabeça...
     
  10. Jonny

    Jonny Power Member

    Qual diskette qual carapuça! O Psyche (RH 8.0) tem um óptimo bootloader e como vais ficar tão satisfeito com o SO, nao vais querer ter a chatice de meter a diskette sempre que o quiseres fazer arrancar :) mas ele da-te essa opção durante o setup.

    Para abrir o apetite aqui fica uma screen do meu desktop:

    [​IMG]

    RH 8.0 a correr KDE
    Gaim - Prog. de instant messaging que suporta ICQ, MSM, IRC entre outros
    The Gimp - Prog. gráfico que dispensa apresentações
    Mozilla - web browser
    XMMS - leitor audio (a correr Bob Marley :) )
    Konsole - Consola do KDE
    Konqueror - File manager e web browser

    Tudo alterado de forma a satisfazer os meus gostos :)

    Devo relembrá-los que por trás do desenvolvimento do linux estão valores muito nobres e potenciadores de uma saudável convivência e cooperação entre utilizadores. É estranho de facto, mas até na escolha de um SO as consequências vão muito para além de nós.
    Na verdade, as sátiras feitas com os produtos da Microsoft são uma constante, mas isso não altera em nada o estatudo da empresa, que até tem mérito, à parte a política que segue...

    Felizmente as coisas estão a mudar e parece que nos ultimos meses houve uma explosão de interesses à volta do linux. Esperemos que tais interesses não venham consporcar os valores latentes nas veias e nas pontas dos dedos dos que contribuem para a comunidade.

    Apesar de tempos realtivamente prósperos para o linux, a Mandrake apresentou falência, mas ainda assim a distribuição manter-se-à durante muito tempo e possivelmente será desenvolvida por elementos da comunidade.
     
  11. Praetor

    Praetor Power Member

    acho que pior do que o monopólio da MS, só mesmo o monopólio de empresas a comercializar linux. Isto porque a comunidade Win não é tão "fanática" como a do Linux (nem o ppl do FreeBSD é assim)...
     
  12. CrONiK

    CrONiK 1st Folding then Sex

    já agora podem-me dar uma dika...como se mete ficheiros .EXE no linux ???

    goliath_2k já agora pk ñ metes o WinXP no teu PC ??? eu no meu tenho-o e esta escelente acredita, mas tb tou a pensar experimentar o linux assim k souber mexer nele pk axo k é um bocado complicado.


    []'z :003:
     
    Última edição: 27 de Janeiro de 2003
  13. Jonny

    Jonny Power Member

    "monopólio de empresas a comercializar linux"...achas que isto faz sentido? O fanatismo (a existir) é um fanatismo saudável e não existe aquilo de que chamas comunidade Win.
    Talvez sejam conceitos a rever no dicionário mais próximo: monopólio e comunidade.

    CrONiK: Pura e simplesmente não executas ficheiros .exe em ambiente linux porque são ficheiros compilados para windows... o mais que podes fazer é correr um programa como o WINE que te permite arrancar o Windows numa janela em ambiente linux, tal como se de um programa se tratasse.
    Já agora...o WinXP até está porreirito, tirando as mariquices todas com que vem por default e o facto de ser um enorme programa de spyware :)

    O Windows terá sempre o seu lugar, já que as distribuições de linux ainda não são tão user-friendly como um utilizador leigo deseja, mas isso não deve impedir que se façam comentários destes.
     
  14. Tafinho

    Tafinho Power Member

    Não existem ficheiros .EXE em linux...
    O que queres fazer exatamente...?
     

Partilhar esta Página