Dual Boot (win+linux)

Korben_Dallas

Zwame Advisor
Boas,

Queria meter o Red Hat e o Win2k no mesmo PC mas não sei como configurar a opção de escolha do OS. Há algum prog que faça isso?

Fucemina com Red Hat, OpenBSD e afins?

Thanks
 
Metes um Windows qualquer e depois instalas o red hat e ele trata do assunto. Provavelmente deve meter ou o lilo ou outro utilitario de boot mais refinado da red hat. Depois no arranque escolhes o que queres bootar. Podes tambem configurar a ordem por defeito, etc etc etc. Depois ves isso facilmente no red hat. So nao te digo exactamente como e porque nunca utilizei o red hat. So o SuSE e o Mandrake.
 
o linux instala uma layer de software chamada lilo (por exemplo, existem outros) que fazem o "management" do boot do SO pretendido (e até podes colocar várias configurações, no caso de ser linux)
 
O do Mandrake ate te mede um log on grafico todo pipi para escolheres o SO para arrancar. O SuSE se calhar agora tb ja e assim. A ultima vez que usei (6.1 e ja se vai no 8.1...) era por modo texto mas fazia o serviço na mesma. Aquilo e muito facil e simples.
O linux como sistema alternativo que ainda é "sabe" que provavelmente vai ter de conviver com o windows e faz isso muito bem.
 
Última edição:
minímo? Acho que para ai com um giga ou dois ja se safas bem. como me parece que deves querer um instalação como deve ser e algum espaço pro futuro metia para ai cinco. Ainda tens o espaço da swapfile que eu uso de 512 Mb (tenho 256 ram). Mas isso numa distribuição dessas novas vai ser tudo transparente e quase automatico
 
Olha posso-te dizer que o redhat completico (com tudo) ocupa aproximadamente uns 3 Gb e tal
mas isto é com mesmo tudo, mas podes optar por menos coisas
 
Penso que tens sempre a hipótese de criares uma diskette de arranque para aceder ao linux, se quiseres windows ligas o PC e pronto, se quiseres linux é só meter a diskette e ligar o PC. Acho que ainda é a melhor hipótese ao menos ficas com o MBR intacto, porque se quiseres eliminar o LILO és capaz de ter umas dores de cabeça...
 
Qual diskette qual carapuça! O Psyche (RH 8.0) tem um óptimo bootloader e como vais ficar tão satisfeito com o SO, nao vais querer ter a chatice de meter a diskette sempre que o quiseres fazer arrancar :) mas ele da-te essa opção durante o setup.

Para abrir o apetite aqui fica uma screen do meu desktop:

screen.jpg


RH 8.0 a correr KDE
Gaim - Prog. de instant messaging que suporta ICQ, MSM, IRC entre outros
The Gimp - Prog. gráfico que dispensa apresentações
Mozilla - web browser
XMMS - leitor audio (a correr Bob Marley :) )
Konsole - Consola do KDE
Konqueror - File manager e web browser

Tudo alterado de forma a satisfazer os meus gostos :)

Devo relembrá-los que por trás do desenvolvimento do linux estão valores muito nobres e potenciadores de uma saudável convivência e cooperação entre utilizadores. É estranho de facto, mas até na escolha de um SO as consequências vão muito para além de nós.
Na verdade, as sátiras feitas com os produtos da Microsoft são uma constante, mas isso não altera em nada o estatudo da empresa, que até tem mérito, à parte a política que segue...

Felizmente as coisas estão a mudar e parece que nos ultimos meses houve uma explosão de interesses à volta do linux. Esperemos que tais interesses não venham consporcar os valores latentes nas veias e nas pontas dos dedos dos que contribuem para a comunidade.

Apesar de tempos realtivamente prósperos para o linux, a Mandrake apresentou falência, mas ainda assim a distribuição manter-se-à durante muito tempo e possivelmente será desenvolvida por elementos da comunidade.
 
acho que pior do que o monopólio da MS, só mesmo o monopólio de empresas a comercializar linux. Isto porque a comunidade Win não é tão "fanática" como a do Linux (nem o ppl do FreeBSD é assim)...
 
já agora podem-me dar uma dika...como se mete ficheiros .EXE no linux ???

goliath_2k já agora pk ñ metes o WinXP no teu PC ??? eu no meu tenho-o e esta escelente acredita, mas tb tou a pensar experimentar o linux assim k souber mexer nele pk axo k é um bocado complicado.


[]'z :003:
 
Última edição:
Originally posted by Praetor
acho que pior do que o monopólio da MS, só mesmo o monopólio de empresas a comercializar linux. Isto porque a comunidade Win não é tão "fanática" como a do Linux (nem o ppl do FreeBSD é assim)...

"monopólio de empresas a comercializar linux"...achas que isto faz sentido? O fanatismo (a existir) é um fanatismo saudável e não existe aquilo de que chamas comunidade Win.
Talvez sejam conceitos a rever no dicionário mais próximo: monopólio e comunidade.

CrONiK: Pura e simplesmente não executas ficheiros .exe em ambiente linux porque são ficheiros compilados para windows... o mais que podes fazer é correr um programa como o WINE que te permite arrancar o Windows numa janela em ambiente linux, tal como se de um programa se tratasse.
Já agora...o WinXP até está porreirito, tirando as mariquices todas com que vem por default e o facto de ser um enorme programa de spyware :)

O Windows terá sempre o seu lugar, já que as distribuições de linux ainda não são tão user-friendly como um utilizador leigo deseja, mas isso não deve impedir que se façam comentários destes.
 
Back
Topo