1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dual boot XP / Ubuntu

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por noznika01, 24 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 3; Visualizações: 2503)

1. noznika01

noznika01 Power Member

Tenho já há algum tempo um dos sistemas aqui de casa c/ dual boot XP / Ubuntu 5.04.
    Nem sempre uso o Ubuntu mas hoje quando escolhi iniciar, apareceu-me o seguinte:

Sarting Ubuntu...
    Pivot_root: no such file or directory
    /sbin/init: 428: cannot open dev/ console. no such file
    Kernel panic - not syncing. Attemped to kill init!

'Kernel panic', eu é que estou em panico :D.
    Agradecia a ajuda dos habituais 'salva-vidas' techzonianos, por favor. De preferência a poder recuperar a instalação existente. Se não der, aproveito e passo p/ a 5.10.
    Obrigado.

P.S.: em recovery console ou mode ou lá como é dá o mesmo erro.

2. Ghetto_smurf

Ghetto_smurf Power Member

3. falco

falco Power Member

É um erro no mínimo invulgar.

Em vez de arrancares em modo de recuperação agarra num live cd para tentares verificar sistema de ficheiros em causa (parece um problema no sistema de ficheiros).

Após arrancares com o live cd abre uma consola com permissões de super utilizador e usa o comando:
    dumpe2fs /dev/disco

Em que /dev/disco deve ser substituido pelo path adequado para a partição em causa.
    Numa das linhas de resultados deve aparecer o campo Filesystem state. Qual é estado?

Existe uma ferramenta que talvez te permita recuperar o ficheiro, chama-se debugfs (usar o comando numa partição desmontada: "debugfs /path/para/partição"). Para tentares utilizar temos de em primeiro lugar tentar obter informação sobre o ficheiro desaparecido, para isso tens usar dentro do debugfs o comando: "stat /path/para/comando" (podes também obter a lista de ficheiros apagados nessa partição com o comando lsdel e depois usar o stat em relação a todos os ficheiros que queiras recuperar), aponta os resultados e aplica o comando: "undelete inode nome" em que inode é um dos campos do resultado do comando anterior e nome é o nome do ficheiro.
    Depois

Não te garanto que resulte, mas é a melhor hipotese de recuperar o ficheiro que eu me lembro.

4. noznika01

noznika01 Power Member

obrigado falco.
    assim que puder tento essa sugestão.

Partilhar esta Página