Dual Boot

Lagaffe

Power Member
Boas,
Tenho neste momento o Ubuntu 6.06 e o windows xp em dual boot.
Queria fazer uma reinstalação do XP aproveitando para formatar o disco em FAT32, para que possa escrever com o Linux na partição windows.
Questões:
1) uma vez que o CD do windows só me permite formatar em NTFS, posso formatar essa partição com o Linux? Como? ( format /dev/hda1? como especifico que quero FAT32?)
2) após reinstalar o windows não existirão alterações no arranque da máquina? continuará a arrancar com o Linux como default?

Obrigado.
 
Resposta à pergunta 1..., é curioso que nunca me lembrei de tentar saber como se formata algo em Unix..., mas certamente que tens algum utilitário GUI para te facilitar nessa tarefa.

Sobre a pergunta 2, tenho quase a certeza absoluta que o mbr vai ser limpo..., ou seja, o grub deixa de ser executado e provavelmente vais ter de o instalar novamente :(

abraços, HecKel
 
Respondendo à primeira pergunta, utiliza o cfdisk:
cfdisk /dev/hda

Depois disto seleccionas a partição que queres (hda1,hda2,hda3,...), fazes um Delete e depois crias novamente com o New, feito isto clicas T ou em Type e pões o tipo 0B que equivale a W95 FAT32.
Em principio fica em FAT32, depois clicas W ou Write para escrever a tabela de partições e feito, disco formatado em FAT32. :)

Segunda pergunta:
Sim, a MBR vai ser limpa, mas isto resolve-se entrando com um livecd de linux e fazendo um chroot à partição do mesmo. Depois disto se usas grub reinstalas o grub na MBR com o seu comando (nao sei porque nao o utilizo) ou se utilizas lilo fazes: lilo -v

Cumps,
 
Eu ia responder que não devias fazer por windows em FAT32 mas a resposta já um user a deu aqui: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1278602&postcount=136

Isso não é propriamente assim.

Existe um (até mais) driver ext3 para windows que permite ver e utilizar partições ext3 (read/write support).
Existe um driver ntfs (ntfs-3g) para linux que tem suporte completo para leitura e escrita em sistemas de ficheiros ntfs.

A solução da partição fat32 é coisa do passado... Agora montar a partição / do linux ou o c: do windows noutro sistema operativo requer cuidado e bom senso...
 
Respondendo à primeira pergunta, utiliza o cfdisk:
cfdisk /dev/hda

Depois disto seleccionas a partição que queres (hda1,hda2,hda3,...), fazes um Delete e depois crias novamente com o New, feito isto clicas T ou em Type e pões o tipo 0B que equivale a W95 FAT32.
Em principio fica em FAT32, depois clicas W ou Write para escrever a tabela de partições e feito, disco formatado em FAT32. :)

Segunda pergunta:
Sim, a MBR vai ser limpa, mas isto resolve-se entrando com um livecd de linux e fazendo um chroot à partição do mesmo. Depois disto se usas grub reinstalas o grub na MBR com o seu comando (nao sei porque nao o utilizo) ou se utilizas lilo fazes: lilo -v

Cumps,

Ja agora que vi que voces ate dominam, eu quero desinstalar um grub, mas não posso apagar a partição ond ele esta (SO base) alguem sabe como se faz isto, se é que é possivel...
 
Se quiseres apagar o linux, apaga a partição. Depois quando reiniciares vais ter apenas uma prompt a dizer:

grub>

e não vais ser capaz de fazer nepia. A solução é a seguinte:
Mete o cd do windows XP na drive de cd e faz boot a partir do cd. Dps escolhe a opcção de restauro do sistema. Vais ser aberta uma consola ( tipo a do MS-DOS ) e então escreves:

fixmbr

Podes reiniciar o pc, tirar o cd da drive e o windows vai-se ligar como dantes. Depois só tens de criar uma partição nova no espaço vazio que ficou. ( se quiseres, claro )

Para isso há várias maneiras. A que eu uso :
Vais as ferramentas administrativas, gestao de computadores, gestao de disco(local)

Aí selecionas o espaço vazio e escolhes a opção que te permite criar uma nova partição.

E está tudo.

Se não era isso que querias, não faz mal, pode ser que a informação ajude outro alguém!

EDIT:
Se queres só desistalar o grub, esta solução tb funciona para ti. Não precisas de apagar a partição. Faz so a parte do cd do winXP ( fixmbr ). Se tiveres mais que uma partição no disco então pesquisa mais um pouco que eu não tenho a certeza de qual é que fica activa ( sei que é a que tem o windows.. mas se não tiveres o windows não sei qual fica activa.)
 
Última edição:
EDIT:
Se queres só desistalar o grub, esta solução tb funciona para ti. Não precisas de apagar a partição. Faz so a parte do cd do winXP ( fixmbr ). Se tiveres mais que uma partição no disco então pesquisa mais um pouco que eu não tenho a certeza de qual é que fica activa ( sei que é a que tem o windows.. mas se não tiveres o windows não sei qual fica activa.)

Brigadão e mesmo isso k vou fazer!!!
 
A solução mais simples, que demora qualquer coisa como 30 segundos, é instalar o driver ntfs-3g, e podes escrever com toda a segurança na partição ntfs .......
 
Back
Topo