1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dual Boot

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Lagaffe, 25 de Novembro de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 1063)

1. Lagaffe

Lagaffe Power Member

Boas,
    Tenho neste momento o Ubuntu 6.06 e o windows xp em dual boot.
    Queria fazer uma reinstalação do XP aproveitando para formatar o disco em FAT32, para que possa escrever com o Linux na partição windows.
    Questões:
    1) uma vez que o CD do windows só me permite formatar em NTFS, posso formatar essa partição com o Linux? Como? ( format /dev/hda1? como especifico que quero FAT32?)
    2) após reinstalar o windows não existirão alterações no arranque da máquina? continuará a arrancar com o Linux como default?

Obrigado.

2. HecKel

HecKel The WORM

Resposta à pergunta 1..., é curioso que nunca me lembrei de tentar saber como se formata algo em Unix..., mas certamente que tens algum utilitário GUI para te facilitar nessa tarefa.

Sobre a pergunta 2, tenho quase a certeza absoluta que o mbr vai ser limpo..., ou seja, o grub deixa de ser executado e provavelmente vais ter de o instalar novamente :(

abraços, HecKel

3. alexmgarcia

alexmgarcia Power Member

Respondendo à primeira pergunta, utiliza o cfdisk:
    cfdisk /dev/hda

Depois disto seleccionas a partição que queres (hda1,hda2,hda3,...), fazes um Delete e depois crias novamente com o New, feito isto clicas T ou em Type e pões o tipo 0B que equivale a W95 FAT32.
    Em principio fica em FAT32, depois clicas W ou Write para escrever a tabela de partições e feito, disco formatado em FAT32. :)

Segunda pergunta:
    Sim, a MBR vai ser limpa, mas isto resolve-se entrando com um livecd de linux e fazendo um chroot à partição do mesmo. Depois disto se usas grub reinstalas o grub na MBR com o seu comando (nao sei porque nao o utilizo) ou se utilizas lilo fazes: lilo -v

Cumps,

4. CR_

CR_ Power Member

Eu ia responder que não devias fazer por windows em FAT32 mas a resposta já um user a deu aqui: http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1278602&postcount=136

5. FedoraCore6

FedoraCore6 Power Member

O que tu queres é aceder ao files do windows e altera-los né ? O samba não serve?

6. JPardinha

JPardinha Power Member

Ja agora que vi que voces ate dominam, eu quero desinstalar um grub, mas não posso apagar a partição ond ele esta (SO base) alguem sabe como se faz isto, se é que é possivel...

7. luikki

luikki Power Member

queres apagar o grub?
    para usar só windows?

8. kynetik

kynetik Suspenso

Se quiseres apagar o linux, apaga a partição. Depois quando reiniciares vais ter apenas uma prompt a dizer:

grub>

e não vais ser capaz de fazer nepia. A solução é a seguinte:
    Mete o cd do windows XP na drive de cd e faz boot a partir do cd. Dps escolhe a opcção de restauro do sistema. Vais ser aberta uma consola ( tipo a do MS-DOS ) e então escreves:

fixmbr

Podes reiniciar o pc, tirar o cd da drive e o windows vai-se ligar como dantes. Depois só tens de criar uma partição nova no espaço vazio que ficou. ( se quiseres, claro )

Para isso há várias maneiras. A que eu uso :
    Vais as ferramentas administrativas, gestao de computadores, gestao de disco(local)

Aí selecionas o espaço vazio e escolhes a opção que te permite criar uma nova partição.

E está tudo.

Se não era isso que querias, não faz mal, pode ser que a informação ajude outro alguém!

EDIT:
    Se queres só desistalar o grub, esta solução tb funciona para ti. Não precisas de apagar a partição. Faz so a parte do cd do winXP ( fixmbr ). Se tiveres mais que uma partição no disco então pesquisa mais um pouco que eu não tenho a certeza de qual é que fica activa ( sei que é a que tem o windows.. mas se não tiveres o windows não sei qual fica activa.)

Última edição: 27 de Novembro de 2006
  9. JPardinha

JPardinha Power Member

Brigadão e mesmo isso k vou fazer!!!

10. ruimoura

ruimoura Power Member

A solução mais simples, que demora qualquer coisa como 30 segundos, é instalar o driver ntfs-3g, e podes escrever com toda a segurança na partição ntfs .......

11. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Código:
    mkfs.vfat /dev/*d** //onde o *d** corresponde ao hd/partição que interessa)

Partilhar esta Página