Dual Boot!!!!

Biruno

Power Member
Boas!

Decidi fazer um dual boot de windows xp no meu sistema.
Tenho um disco de 80 gigas e criei uma partição de 70gigas para o usar o comp. normalmente e outra de 5Gigas para benchar.

Já tinha instalado o 1º sistema operativo, instalei o 2º (fiz tudo no usando o menu de instalação do XP) e correu tudo bem. O computador dava-me a escolher o sistema operativo que queria iniciar e pronto.Estava assim:

C:\uso normal do computador
d:\cdrom
e:\gravador cd cds
f:\disco para benchar


Só que houve um pequeno problema e devido à instalação do 1º sistema operativo ter sio feita noutro computador n consegui instalar os driver da nvidia e tive que formatar o 1º SO.
Apaguei a partição, formatei instalei o xp + driver da da nvidia..correu tudo bem.
Mas agora o computador n me da a escolher o SO e arranca logo com o principal. Agora está assim:

C:\uso normal do computador
d:\disco para benchar
e:\cdrom
f:\gravador cd cds (n sei porque alterou as letras das drives)

Já fui ver umas paginas da microsoft e n consegui arranjar solução, fui a control panel--»system--»advanced--»startup and recovery, mas no sito pra escolher o SO de arranque so aparece este.

Não sei o que se passa, mas por ter isntalado um SO perdi o arranque do outro. O esquesito é que ele ainda está lá no disco, só que n dá para arrancar através dele.

Desde já obrigado!!!
 
No teu c:\ tens um ficheiro com propriedades de Hidden chamado boot.ini.

Se o abrires deve ser qq coisa do género (Exemplo de um 2000, mas é igual para o xp):

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(0)\WINNT
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(0)\WINNT="Microsoft Windows 2000 Professional" /fastdetect

Confirma-me que o teu ficheiro está exactamente igual a este ( especialmente a parte do multi, disk, rdisk, partition )

Se sim, provavelmente é só acrescentar mais uma linha:

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(0)\WINNT
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(0)\WINNT="Microsoft Windows 2000 Professional" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINNT="Microsoft Windows 2000 Professional" /fastdetect

Mesmo assim, posta aí o conteudo do teu boot.ini para se ter a certeza.
 
Desde já obrigado Nemesis!!

A file boot.ini tem isto:


[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect


Que é o que me aparece qdo vou a control panel--»system--»advanced--»startup and recovery e faço edit da opção que em aparece!!

Sempre faço aquilo que disseste?

Tnx:)
 
ok, se não me engano deve ser assim:

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

Ao meteres isso quando fizeres um restart vai-te aparecer um menu de escolha do sistema operativo.
Tenta entrar no segundo, se não der experimenta alterar partition(2) para partition(0).

Já agora, faz um backup do boot.ini

Espero que ajude.

Depois diz qq coisa.
 
Já está Nemesis!

Tudo como dantes!!

Perguntas-te na Pm se eu tinha tirado alguma coisa do outro SO, mas não, não alterei nada no system!

De qualquer maneira já está a funceminar, deste cá uma ajuda!!

Obrigado mais uma vez!!! :D
 
O que aconteceu foi que tu formataste a partição de boot, e por conseguinte apagaste o boot.ini

A resolução do problema foi perfeita, tendo moldes...
 
Back
Topo