Dual Boot

Boas!

Já à dias que ando a tentar fazer dual boot no meu pc de Windows 10 (o que tenho instalado agora) e uma distro Linux.

Já segui imensos tutoriais do youtube mas ainda não consegui pois simplesmente o linux desaparece e não consigo aceder. Já segui videos para corrigir isso mas mesmo assim não consegui.

O meu portátil é um Toshiba Satellite P50-A-144.

Já aconteceu o mesmo a alguém? Se souberem um tutorial que funcione 100% por favor digam! Se for preciso até formato o pc todo.

Preciso mesmo é de ter dual boot dos dois porque em VM está-me a "comer" muita RAM
 
O problema com o Windows 10 é que ele tem 2 funcionalidades que têm que ser desligadas para permitir Dual Boot.
Uma delas é o Quick Reboot, porque senão, por defeito, quando ligas o PC ele vai sempre para o Windows (isto encontras rapidamente no Painel de Controlo).
O outro é mudar a GPT para aceder primeiro ao Grub (que é o sistema de gestão de sistemas operativos, normalmente usado em Linux), em vez de aceder à partição principal do Windows 10 (este último não me recordo como se faz).

Alternativamente, podes ir às opções de inicialização do Windows 10 e indicar lá que queres aceder à partição de Linux (se bem que isto força-te sempre a ir para o Windows, antes de acederes à distro de Linux)
 
Eu usei o grub do linux para gerir o arranque, e nas opções de energia do windows desligar o fast boot para ter acesso à partiçao do win

Sent from mTalk
 
O problema com o Windows 10 é que ele tem 2 funcionalidades que têm que ser desligadas para permitir Dual Boot.
Uma delas é o Quick Reboot, porque senão, por defeito, quando ligas o PC ele vai sempre para o Windows (isto encontras rapidamente no Painel de Controlo).
O outro é mudar a GPT para aceder primeiro ao Grub (que é o sistema de gestão de sistemas operativos, normalmente usado em Linux), em vez de aceder à partição principal do Windows 10 (este último não me recordo como se faz).

Alternativamente, podes ir às opções de inicialização do Windows 10 e indicar lá que queres aceder à partição de Linux (se bem que isto força-te sempre a ir para o Windows, antes de acederes à distro de Linux)

O problema é que nas opções de inicialização do Windows 10 não me aparece nada do Linux.
Mas se for ver as partições do disco, tem lá o linux que instalei.

Vou procurar sobre isso da GPT. Obrigado!
 
deves estar a fazer qualquer coisa mal, na bios não esquecer desativar o UEFI e fastboot antes de instalar o linux:

e já agora que distro está a tentar instalar??? e ainda tens outra opção, instalar a distro linux numa pen, e fazer o pc arrancar pela pen, nem precisas de dualboot para nada...

ver video:

 
deves estar a fazer qualquer coisa mal, na bios não esquecer desativar o UEFI e fastboot antes de instalar o linux:

e já agora que distro está a tentar instalar??? e ainda tens outra opção, instalar a distro linux numa pen, e fazer o pc arrancar pela pen, nem precisas de dualboot para nada...

ver video:


Eu já segui esse video e o que me acontece é que entra diretamente no Windows (sem aparecer o grub2). E vou ver as opções de inicialização e não me reconhece o linux. No entanto se for às partições de disco, está la
 
isso é estranho, pois eu já fiz esse procedimento varias vezes e não tive problema nenhum, em portateis diferentes ficaram todos sempre com o dualboot funcional entre o win10 e linux(independetemente da distro usada), dai estar achar que tens ai alguma coisa que não está a ser feita e o dualboot não funciona...

já agora qual é a versão do win10 que tens instalada??? a 1ª versão, a 2ª aniversary ou a ultima a 3ª creators???
 
o que eu costumo fazer é reduzir o tamanho da partição windows, boot ubuntu e clicar nesta opção:

iSrR0aW.png
 
0n6MTJd.png

Após seguir os passos do vídeo, está-me a entrar diretamente no Windows sem me aparecer a opção de escolha do Ubuntu (já desliguei Fast Boot).

Como podem ver na imagem, o Ubuntu foi instalado no disco 1
 
O Windows nunca reconhece sistemas operativos Linux.

Que programa usaste para colocar o Linux na Pen USB? Rufus? Universal USB Installer? Unetbootin?
 
Back
Topo