1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dual nForce 3 Pro Opteron

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Nemesis11, 17 de Agosto de 2003. (Respostas: 17; Visualizações: 1074)

1. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Back from the dead :D

Já há pics:

Agp, 8 bancos de memoria.......

3. estigma

estigma Power Member

4. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Não estou a gostar de uma coisa ai nessa imagem... :rolleyes:

A MSI na sua board Dual com o chipset VIA, deixou um cpu sem acesso directo á memoria, tendo que aceder a ela através do outro cpu e ai nessa board o que não é bom e ai nessa board ao que parece existem slots de memoria especificos pra cada um dos processadores, o que tambem não sei se será boa ideia, especialmente porque ter que comprar 4 DIMM's DDR REGISTERED ECC não deve ficar nada barato (2 pra cada cpu pa poder activar o dual-channel) !

Mais valia arranjarem uma solução intermédia em que exista apenas um conjunto de slots pra memoria e ambos os controladores dos 2 cpu's possam aceder a eles, como alias suponho que era o que acontecia com o chipset MPX da AMD pra dual Athlon MP, em que embora os controladores não estivessem inseridos nos cpu's, ambos os cpu's acediam ao mesmos slots de memoria, não sei no entanto se isto não acontece nas boards dual Opteron com chipset AMD, mas suponho que melhore as performances e saia mais barato...

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

A maior parte das dual que vi para Opteron, tinham 4 slots de mem para um proc. e 2 para outro.
    Se cada proc. tem o seu bus e é dual channel, tens que ter tb 4 mems ( 2 em cada "lado" )

Se bem percebo essa MSI tem um unico "lado" com 4 slots, mas provavelmente cada processador acede a 2 bancos, logo tens que tb ter os 4 bancos ocupados para dual channel.

Conclusão: Tens que ter sempre 4 para dual channel :).

Posso estar enganado. Corrijam se estiver enganado.

P.S. - Esta board é muito parecida com a Tyan K8W, mesmo nas features.

6. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Nop na MSI basta ocupar 2 slots para teres o dual-channel, plo menos é o que tenho lido...
    E tambem axo mal isso de um cpu ter mais slots de memoria pra ocupar que o outro...

7. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Tens a certeza?
    Só se o controlador de memoria estiver no ***** ( apesar dessa hipotese ser possivel, duvido muito, não há nenhum ***** assim ).
    Se o controlador está no cpu, para ter dual channel, tens que ter 2 slots ocupados. Se tens 2 processadores ( cada um com o seu bus ), 2 X 2 = 4.

Não estou a ver outra maneira, mas posso estar enganado.

8. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Não o controlador de memoria não está no chipset, está nos cpu's, só que o que a MSI fez, como já referi aliás, foi não dar acesso directo a um dos cpu's á memoria...

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

E o outro? Como é que fica?
    Acede pelo outro processador?
    Se for assim, isso vai prejudicar a performance ( e se calhar muito ).

Há benches dessa MSI?

10. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Mas isso tira todo o propósito do Bus HiperTransport em q cada CPU tem a sua memória e respectivo bus para isto. A principal vantagem da estrutura do Opteron em relação ao Xeon era precisamente neste Bus e pela largura de banda q oferece.

Para mim , quem puder dar-se ao luxo de comprar uma board para Dual e respectivos CPU's também deve poder comprar as memórias necessárias, porque no caso da MSI parece-me que tao a cortar as pernas aos CPU's...

11. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Pois lol se tu tivesse lido com atenção o meu 1º post terias visto que foi mesmo isso que disse e tinhamos escusado tantos replys lol :D

12. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Yep, tens razão, não reparei, mas a performance dessa MSI, como é que é?

13. Crusher

Crusher Power Member

Não pode melhorar a perfomance...

No caso dos Opterons se cada CPU têm um acesso à memória dedicado e não vários CPUs como acontece com os Athlons MP e Xeons, obvio que vai ser melhor no Opteron.

Não é por acaso que cada vez que adicionas 1 Opteron automaticamente a largura de banda de todo o sistema aumenta.

14. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Epá fraquinha, porque esta medida que eles implementaram é um grande handicap... :rolleyes:
    Eu proprio andava fascinado com esta board, muito por causa do seu fantástico preço, á volta de €270, e por causa da boa reputação da board dual-MP deles, mas depois de ler um review, axo que em www.2cpu.com em que eles apontavam pra esse facto, perdi a vontade toda de a comprar, isto após ver os resultados dos benchmarks...

15. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Precisas mesmo do dual?
    Porque não um Fx51 ( poupas num processador ) com uma nforce150 ( vão sair + alem das asus ) com 2 mems ddr400 Reg.
    Se calhar fica-te ao mesmo preço da Msi + 2 Opt. + ddr333.

16. Tecnoboy

Tecnoboy Power Member

Já alguma vez tiveste um dual ?! :D
    É que senão, nem sabes o que perdes...

17. BlueBird

BlueBird Power Member

Realmente kem tem mt papel... 2 Opertron a 2.2Ghz, 4Gb DDR 400 em DC... ui ui nem kero pensar... :D

PS: Dps kom o windows 64bits... ai jazus...

18. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

trabalho com varios......:D
    Sei o que se perde, por isso é que perguntei se precisavas mesmo. Parece que sim :D

Partilhar esta Página