DualBoot WinXP Pro e Linux em 2 HDs

peter alien

Power Member
Boas pessoal,

eu queria instalar o WinXP Pro e o Linux Mandrake 10 separadamente em 2 HDs, têm em baixo o esquema (feito à pressa :D ):


HDs.jpg




Mas tenho umas quantas dúvidas, e queria ver se vocês me podiam ajudar.

Uma delas prende-se com o Linux. Só usei umas poucas vezes o RedHat 8, e a instalação correu bem mas foi feita um bocado à pressa. Gostaria que me dissessem quantas partições são aconselháveis para instalar o Linux como deve de ser.
Ouvi falar na partição principal para ele, mas também ouvi falar em partições swap , etc...

Em relação ao dualboot, da outra vez quando queria arrancar com o RedHat 8 usava uma disquete, mas desta vez queria que me aparecesse um prompt para eu escolher o SO a arrancar, como é que eu faço isso ?

É conveniente instalar primeiro o Xispe ?

E crio uma partição primária em cada HD para cada SO ?


Só mais uma coisinha em termos de Hardware, os HDs têm que ficar bem presos por causa das vibrações ?
O problema é que tenho falta de parafusos para os prender lateralmente, posso utilizar uns quaisquer desde que caibam nos buracos ou isso poderá trazer algum problema ?


Obrigadão.



cumps

Peter
 
Última edição:
Não tenho o Mandrake 10 (só o 9.2), mas preferi preparar as partições antes, no Partition Magic.
Qto aos discos, caso tenhas poucos parafusos, coloca pelo menos dois de forma simétrica, nos furos que ficam mais próximos do interior da caixa.
 
Há desses parafusos e já agora jumpers para HDs há venda ?


Então ppl, só querem saber do sub-forúm das Babies ;) :002:

Confirmem-me ao menos se o esquema tá correcto, ou seja se pode funceminar bem.


Thanks
 
Última edição:
deves ter no mínimo 2 partições para o linux:

swap -> dobro da ram
/ -> root onde vai ficar tudo

recomendo-te a teres mais uma:

/home/ -> que assim se tiveres stresses ficas com a partição salvaguardada ficando os dados relativos a todas as tuas configs de utilizador como bookmarks, configs do wm etc guardados.

E sim, é aconselhável instalares primeiro (se tens mm de instalar :P) o xispalhada.

Boa sorte com isso
 
Back
Topo