1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duas Dúvidas: Discos e Processador

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por paraver, 3 de Dezembro de 2003. (Respostas: 10; Visualizações: 680)

1. paraver

paraver Power Member

Hoje comprei um Pentium IV. Quando cheguei a casa verifiquei a inscrição "Made in Malasya". Apesar de ser a primeira vez que compro uma peça avulso para PC, estranho, pois sempre imaginei que fossem "Made in USA". Será pirata?!

Estive para comprar um disco SATA, mas desisti porque foi apresntado tal e qual uma posta de pescada: embalado em plástico. Sem manuais, cabos ou software. Será isso normal?! Sou um completo leigo na matéra, mas um disco não necessita de alimentação de de cabos para receber e tratar a informação?

Um cabo IDE a 5€ não é um abuso?

Obrigado, e agradeço a vossa colaboração.
    :cool:

2. vcore

vcore Power Member

99,9 % de qualquer material informático é feito em taiwan, china, malásia,indonésia e países do género, o que pode acontecer é que por vezes esse material é depois montado em fábricas na Europa e USA, mas todo ele vem desses países

Em relação ao disco, normalmente numa loja de informática o material é vendido assim, quem quiser discos rigidos com caixa, manual e coisas desse género compre na Fnac ao dobro do preço.....

A alimentação do disco rigido é feita com uma ficha proveniente da fonte de alimentação.....

Se for um cabo bom IDE é um preço normal.....

3. paraver

paraver Power Member

E para a transferência de dados se efectivar é necessário certamente um cabo. Que cabo será esse?

Não haverá necessidade de software e drivers para se proceder à instalação do disco?

Esperando ajuda,

Obrigado.

4. SpEeDyGoNzAlEs

SpEeDyGoNzAlEs Power Member

Precisas de um cabo IDE de 80 pinos, para o disco, para obter a velovidade máxima de transmissão.

Os de 80 pinos são os exactamente ao que tens ligado ao CDROM, mas com os fios mais fininhos...

Drivers não são necessários, tens apenas de reconhecer o disco na BIOS (e mesmo isto não é verdade, mas pronto....).

A não ser que vás ligas o disco a um controlador RAID ou SATA e os drivers ainda não estejam instalados.

Se o disco for para uma instalação nova, precisas da diskette com os drivers (para RAID ou SATA).

Mas com tantas dúvidas... És tu quem vai instalar?

5. paraver

paraver Power Member

O disco é um SATA. E a MotherBoard que tenho é um P4P800-GD.

Tenho ideia que por ser SATA terá que haver um cabo SATA e um cabo de alimentação SATA. Estará correcto o meu pensamento?

Não serei eu a montar, mas tenho que ter todos os componentes necessários para tal, pois tenho comprado peças para montar um PC na íntegra.

obrigado. agradeço mais esclarecimentos.

Última edição: 4 de Dezembro de 2003
  6. timber

timber Zwame Advisor

Se tiveres uma board que tenha SATA provavelmente ela ja vinha com pelo menos um cabo SATA
    Pelo menos foi esse o meu caso com uma Abit NF7-S r2
    Para a alimentaçao ao disco SATA provavelmente a tua fonte nao tera ainda cabos apropriados. no entanto com certeza que encontras algum tipo de adaptador para ter a limentaçao SATA a partir duma alimentaçao IDE normal. Podes sempre procurar e comprar uma fonte muito recente que tenha isso mas sinceramente a nao ser que tenhas uma fonte muito rasca e queiras aproveitar a opurtunidade para mudar acho que o interesse e fazer isso e zero.

7. paraver

paraver Power Member

A P4P800 traz dois cabos parecidos com estes

http://www.*****.com/images/aqpc_special_91.gif

e na parte preta tem a inscrição Sata.

A minha fonte é uma be quiet! .

8. SpEeDyGoNzAlEs

Fiz confusão com os discos...

Sim, o cabo SATA é isso mesmo!

Algumas boards trazem o adaptador de corrente... Mas isso tb deve ser barato...

9. pfgp

pfgp Power Member

para instalar um disco sata é preciso drivers da intel para fazeres o boot se não o winxp não reconhece o disco.
    mas isso está dentro do cd da board. crias uma disckette com o utilitario que lá está F:\Drivers\Chipset\IAA\MakeDisk.exe.

acho eu. eu tenho dois sata ligados mas nunca os tive sem ser em raid :(Link para a ultima driver que saiu da intel

10. SpEeDyGoNzAlEs

Que trapalhão!!

Esse IAA que falas é o Intel Application Accelerator, que tem apenas a ver com o chipset da board.

Os drivers necessários são os drivers da conroladora SATA da Board, que se deve encontrar algures na parte dos drivers, ou mais comum, a board veio com uma diskette para esse efeito.

Hasta..

Think before you post.

11. pfgp

pfgp Power Member

como eu disse apenas tenho os discos em raid e uma board igual que não traz disckett nenhuma!!!!!
    o unico utillitario para executar uma nova instalação do windows com o F6 e esse que eu referi se á outra maneira desconheço:(

Partilhar esta Página