Duas NanoStation + box vdf

JAH82

Membro
Viva,

a minha dúvida, é possível ter:

- uma NanoStation a enviar internet do router vdf
- Outra a receber o sinal de internet, ligada a um router, onde iria ligar a box da Vodafone? Sem falhas na TV?

Cumps
 
Ninguém ajuda?

Está situação pode parecer que estou a tentar criar um esquema pra varias pessoas verem TV, mas passo a explicar.

Atualmente sou cliente NOS no meu estabelecimento, já em fim de contrato. Queria mudar para um operador com fibra (instalação da NOS ainda é com cabo coaxial) mas a tubagem do prédio está cheia/obstruida, sendo impossível passar novo cabo, por fora a Vodafone já me informou que não faz a instalação.
A minha solução seria instalar o serviço em minha casa (300m com linha de vista) e depois enviar TV e Internet pelas NanoStation, mas não queria subscrever o serviço da Vodafone em minha casa sem ter a certeza que iria funcionar bem.
 
Na MEO Fibra quase de certeza que te diria que conseguias fazer esse esquema. Na Vodafone não te consigo confirmar, mas há possibilidade que dê (repito, possibilidade... sem ter certezas).

Mais, não sei se só com o router da Vodafone e as Nanostations consegues fazer isso. Só experimentando. Provavelmente terás que adquirir mais equipamentos e isso também faz com que necessites de algum conhecimento técnico sobre VLANs para ver se se consegue pôr isso a funcionar.

Em suma, não é impossível, mas não é fácil.
 
Ora bem, nao lido mt com as NanoStation, mas já configurei uma para um router 4g da meuu(o).
1º ponto - Para começar, ja tens as NanoStation? Modelo? Sabes mexer nas Nanostation? Não é que sejam nenhum bicho de 7 cabeças, mas....
2º ponto - A nível de redes, estas a vontade?

E como o @LiveMetal diz e bem:
Em suma, não é impossível, mas não é fácil.
 
LiveMetal qual a grande diferença entre a MEO fibra, e a Vodafone?
O esquema seria com:
- router Vodafone > NanoStation > NanoStation > outro router > box vdf


pernapau:
1º sim já tenho duas manostation loco m2, sei trabalhar com elas...
2º De redes dou um jeito... Com algumas dicas acho que me safo.

Obrigado desde já pela ajuda
 
Com o novo AIROS podes fazer P2P (ou P2MP) dentro da rede com IGMP, logo desde que uses o router da vodafone, da. Se usares outro router teras que configurar as VLANS no AIRos.

Cumps
 
Com o novo AIROS podes fazer P2P (ou P2MP) dentro da rede com IGMP, logo desde que uses o router da vodafone, da. Se usares outro router teras que configurar as VLANS no AIRos.

Cumps
E ele continua a fazer o reconhecimento automático do outro lado da rede (após o link) do que é box e do que é internet? É essa a minha grande questão. É que não te esqueças que na Vodafone tudo funciona em VLANs diferentes e é o router que decide quais são as VLANs assignadas à porta X.

@JAH82 , a diferença é que na MEO não existe diferenciação das VLANs para as boxes, VoIP e internet (é tudo na mesma VLAN), enquanto que na Vodafone cada serviço tem uma VLAN diferente.
 
Boas, eu preferia vodafone, penso que ficaria melhor servido na internet...
mas se na MEu funciona como dizes,... parece bem mais simples meter tudo a funcionar!
Bastará no 2º router e nas antenas desactivar o dhcp e fico com a box a funcionar 100% do outro lado da rede right?

cumps
 
Aqui deixo umas dicas, se so queres ter a box, acho que deves eliminar o router em casa e ligas diretamente a Box a NanoStation.

router Vodafone > NanoStation (Ap+wds+DHCP) > NanoStation(Client+Wds+DHCP) > box vdf
Wds+DHCP= Wds = PASS e ninguem se pendura na rede + DHCP = A ips automaticos do router da vdf para a Box

Tens aqui varias opções de configurações, clica nas imagens ----> Setup Guides (Click Image)
https://www.telcoantennas.com.au/site/ubiquiti-nanostation-m-loco-point-point-wireless-bridge

Se queres ter Box + net em casa, ai é capaz de complicar como o @LiveMetal diz.

Edit:

Também tens outra hipótese, a qual pode ser CONCIDERADA meia maluca, as duas Nano ligadas ao router vdf:

router Vodafone > NanoStation1 (Ap+wds+DHCP) > Router (Client/Repeater+Wds+DHCP) = Net
router Vodafone > NanoStation2 (Ap+wds+DHCP) > Outro AP(sem ser TPLINK) (Client+Wds+DHCP) > box vdf
 
Última edição pelo moderador:
Vou tentar explicar como gostava de ficasse:

Router vdf em casa:
- wifi
- TV com/sem box
- NanoStation1 a enviar internet para outra NanoStation2

- NanoStation2 ligada a outro router que:
- wifi
- box vdf

O meu estabelecimento é um café, logo interessa-me mudar pa um serviço melhor, principalmente na internet... Se fosse a mudar só pela TV, mantinha NOS, nisso não tenho problemas, já a internet é uma porcaria.

Cumps
 
Vou tentar explicar como gostava de ficasse:

Router vdf em casa:
- wifi
- TV com/sem box
- NanoStation1 a enviar internet para outra NanoStation2

- NanoStation2 ligada a outro router que:
- wifi
- box vdf

O meu estabelecimento é um café, logo interessa-me mudar pa um serviço melhor, principalmente na internet... Se fosse a mudar só pela TV, mantinha NOS, nisso não tenho problemas, já a internet é uma porcaria.

Cumps
Nesse caso, o mais simples ainda era como o @pernapau disse. 4 nanostations, 2 para fazer o link da VLAN IPTV e outras 2 para fazer o link da VLAN de internet.

Importante salvar que convém teres linha de vista entre a tua casa e o estabelecimento.
 
Linha de vista não é problema, e a distancia é curta, cerca de 300/400 metros.
Não dará mesmo para fazer o link das duas coisas (iptv + net) só com duas nanostation seguidas de um outro router no meu estabelecimento?
@LiveMetal este esquema só com duas nanostation com meo fibra iria funcionar sem problemas? Como devem imaginar ficar sem tv no café a meio de um jogo de futebol não seria nada agradável :D

obrigado pela vossa paciência :)
 
Linha de vista não é problema, e a distancia é curta, cerca de 300/400 metros.
Não dará mesmo para fazer o link das duas coisas (iptv + net) só com duas nanostation seguidas de um outro router no meu estabelecimento?
@LiveMetal este esquema só com duas nanostation com meo fibra iria funcionar sem problemas? Como devem imaginar ficar sem tv no café a meio de um jogo de futebol não seria nada agradável :D

obrigado pela vossa paciência :)
Dar deve dar... mas implica bons conhecimentos técnicos e mais equipamentos para além das nanostations e do router da Vodafone.

Esse esquema com 2 nanostations numa ligação MEO Fibra é muito provável que funcione.

Devo chamar-te à atenção de uma coisa... tu falaste em nanostations M2. A banda 2.4GHz não é a melhor para fazer esse tipo de links devido a estar mais sujeita a interferências de outras redes vizinhas. No teu caso, usaria nanostations M5 para garantir uma boa estabilidade do link.
 
Obrigado @LiveMetal, isto não vai ser fácil realmente...
isso das possíveis interferências com as redes vizinhas acho que não seria problema, já que ambas as antenas ficam bem altas (uma no topo de um prédio, outra a 6metros acima da minha casa), mas SE o funcionamento sem falhas depender disso também poderei depois trocar pelas M5.

a minha grande questão: subscrevo o serviço vodafone/meo, e depois não consigo meter isto a funcionar?!?!
Fico com dois serviços activos (NOS atual, e o novo) que é completamente inviável :(


Eu já testei ligar as duas nanostation a fazer link (com dhcp off) e ligar uma das antenas directa á box vodafone, mas box só dá imagem uns 10seg e bloqueia, mudo de canal volta a dar só 10seg.....
já me disseram que preciso ter um router com multicast antes da box vodafone...

Para vodafone tenho onde testar isto novamente se precisar, acham que comprando um desses routers com multicast consigo tirar todas as duvidas se isto irá ou não funcionar bem??

cumps
 
As Nanostations configuradas como AP+WDS - Client+WDS são links layer 2 transparentes. Logo as VLAN's passam directo.

Activa "Multicast Data" e "Multicast Enhancement" na tab Advanced de ambas. E claro router com IGMP.

Na Vodafone, caso o router não coloque 2 vlan na mesma porta (Trunk). Um witch com gestão a juntar as duas no link wireless. Se necessário, outro a separar do outro lado.
 
Última edição:
Funciona perfeitamente com duas nanobeam 5ghz tanto em Meo, o que sistema que estava quando montei, como Vodafone, o sistema veio depois.

Distam 800m uma da outra.

O link é Ptp completamente transparente.

No local com box, foi ligada a um switch tplink com igmp, para separar o multicast.

Cerca de 90Mb de velocidade real o chega para as boxes e net.

Hoje em dia teria escolhido nas nanobeam AC.

Agora com nanostations a 2.4ghz prevejo problema.
 
@CrOhN e @Illusion4u , muito obrigado pelo vosso report.

Por acaso ia falar nessa situação de activar o "multicast data" e o "multicast enhancement".

Lá está, a minha desconfiança era essa... que tinha de se ter pelo menos um switch gerido (no caso da Vodafone) do lado "cliente" para separar as VLANs.

Quanto à MEO também tinha ideia que não ia haver problema.

Tenho um link PtP com 2 Nanostations Loco M5 que distam cerca de 300 metros entre si mas só experimentei partilhar internet. O "throughput" máximo que consegui espremer delas foi à volta de 92/93Mbits.
 
Muito obrigado @CrOhN, @Illusion4u e @LiveMetal.

Resumindo aqui a coisa a ver senão me perco com tanta informação:

Mesmo para testar antes de subscrever o serviço da Vodafone, irei precisar de:
- 2 NanoStation (já percebi que se avançar terei que mudar as nano por algo a 5ghz)
- switch com IGMP
- router com multicast?
Sem isto será impossível certo?

Pergunto porque estava a pensar um daqueles routers baratos com dd wrt, apenas para testar...

Uma coisa que não percebi quando falam em separar as vlan's com o switch, onde iria colocar o switch, logo depois do router Vodafone? Ou do outro lado, ficando tudo ligado assim:
Router vdf
NanoStation 1
NanoStation 2
Switch onde ligaria um router com multicast e também a box vdf?


Cumps
 
Muito obrigado @CrOhN, @Illusion4u e @LiveMetal.

Resumindo aqui a coisa a ver senão me perco com tanta informação:

Mesmo para testar antes de subscrever o serviço da Vodafone, irei precisar de:
- 2 NanoStation (já percebi que se avançar terei que mudar as nano por algo a 5ghz)
- switch com IGMP
- router com multicast?
Sem isto será impossível certo?

Pergunto porque estava a pensar um daqueles routers baratos com dd wrt, apenas para testar...

Uma coisa que não percebi quando falam em separar as vlan's com o switch, onde iria colocar o switch, logo depois do router Vodafone? Ou do outro lado, ficando tudo ligado assim:
Router vdf
NanoStation 1
NanoStation 2
Switch onde ligaria um router com multicast e também a box vdf?


Cumps
- 2 NanoStation
- 1 switch gerido com IGMP snooping v3 (por exemplo o TP-Link TL-SG105E) para ligar a box e o router wireless
- 1 router wireless para partilhar internet no café

A minha dúvida é mesmo o que o @CrOhN referiu... será que o router da Vodafone faz trunk nas portas LAN? É que se não fizer, não estou a ver como é que se pode mandar 2 VLANs pela mesma NanoStation. Só mesmo pondo outro switch gerido a seguir ao router da vodafone. Apesar de me parecer funcional, não me parece que seja muito prática essa solução.
 
Back
Topo