[Dúdiva] Pascal com Calendário?

Borgas

Suspenso
Boas pessoal, então é assim eu estou num curso profissional de gestão e programação informática e para a disciplina de Programação tenho de apresentar um programa elaborado em pascal com tudo o que aprendi até agora, a minha dúvida é:
Eu estou a pensar em fazer um gestor de despesas, mas para tal eu tinha de trabalhar com um, ou uma espécie de calendário.
por exemplo: Se abrir o programa no dia 24 e escolher a opção Adicionar Nova Despesa, convinha que ele adiciona-se no dia 24 (reconhecendo o dia automaticamente), se o abrir no dia 25 adiciona no dia 25 .. etc..

Há alguma forma de meter o pascal a ir buscar a data do PC ou alguma forma de gerar um calendário no pascal?

PS: Já dei basicamente tudo o que há para dar em pascal, ficheiros, estruturas de repetição, arrays, matrizes, records etc.. etc.. penso que a única coisa com que ainda não trabalhei e nem aprendi a trabalhar foi com modo gráfico.

thx pela ajuda :joker:
 
Bem já descobri a resolução, para irmos buscar a data ao PC basta fazermos um Getdate(a,m,d,ds);
sendo que:
a -> ano
m -> mês
d -> dia
ds -> dia da semana

Num procedimento seria algo como isto...

Procedure data;

const dias: array[0..6] of string[15] =
('Domingo','Segunda-Feira','Terça-Feira','Quarta-Feira','Quinta-Feira',
'Sexta-Feira','Sábado');

var a,m,d,ds : Word;

Begin
Clrscr;
GetDate(a,m,d,ds);
Writeln(dias[ds],', ',d:0,'-',m:0,'-',a:0); {output de: Terça-Feira, 25-11-2008}
readln; {Para conseguirem ver o output}
end;


PS: Devem usar a biblioteca de dados Windos e o Crt(para o clrscr);

thats all :003:
 
Última edição:
As bibliotecas de dados têm de ser declaradas desta forma:

Program nome_programa;
uses biblioteca_de_dados, biblioteca_de_dados2;
var...


Pro exemplo:

Program biblioteca_de_dados;
uses crt, windos; --> aqui tens de separar as bibliotecas por virgulas e só no fim pões ;
var..

Espero ter ajudado :001:
 
Back
Topo