Isso pode ser indicio que o jogo possa fechar portas brevemente.
Nao 'e claramente esse o caso do DDO.
Em primeiro lugar o DDO 'e da Turbine e o distribuidor 'e a Codemasters, nada mais nada menos que a dupla que melhor "costumer suport" oferece aos seus clientes. Nao estamos a falar de uma NCsoft (Tabula Rasa) que tem um comportamento e postura precisamente oposto 'a Turbine/Codemasters.
Mais, a Codemasters ja' nao 'e a primeira vez que converte um mmo de mensalidade a um modelo free-to-play, basta verem o caso do Archlord que tantos ainda jogam actualmente e continua a ser um dos melhores e mais completos f2p mmos.
Em segundo lugar o DDO nao se tornara' totalmente gratuito. O download sera' gratuito, tera' bastante conteudo gratuito, mas se quiserem usufruir da experiencia de jogo completa terao de pagar mensalidade ou comprar os conteudos individualmente.
Vejam isto como uma especie de Guid Wars com as suas expansoes pagas, como a diferenca entre Runescape gratuito e pago, etc.
Em terceiro lugar e talvez a maior evidencia de todas, o DDO so passara' a ter a modalidade free-to-play com o lancamento do update "DDO Unlimited", update esse que introduz uma quantidade indescritivel de novo conteudo e novas features. Um update tao massivo como este nem uma Blizzard alguma vez ofereceu aos seus milhoes de subscritores nem com suas expansoes a preco-premium...
Certamente que a Turbine nao iria criar um update desta dimensao para fechar as portas do jogo no mes seguinte, nao achas?
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Para quem nao sabe, o PvP do DDO 'e quase nulo. Limita-se a arenas adicionadas pos-release, e nao 'e nem perto do suficiente para agradar a um fan de mmo pvp.
Nao 'e este o trunfo do DDO, por isso nao venham para este jogo atras do pvp porque vao ficar muito desiludidos com uma rapidez enorme.
Quanto ao "levelar", bem, no DDO nao se pode falar propriamente em "levelar" porque este mmo tem um conceito muito diferente do habitual "rush_to_level_cap".
Nao ha' nenhum "endgame" maravilhoso no DDO 'a vossa espera no level cap.
O "maravilhoso" do DDO 'e mostrado exactamente desde o primeiro minuto de jogo, pois o seu grande trunfo sao mesmo as quests que sao verdadeiras historias que se desenrolam de forma perfeita, de tal forma que raros sao os RPGs singleplayer que conseguem oferecer quests e storytelling de qualidade semelhante ao DDO.
O ganho de experiencia surge naturalmente com o desenrolar de cada aventura nao havendo necessidade de "farmar experiencia" matando mobs.
Mais, o DDO 'e um jogo totalmente vocacionado para o group play. Embora com os anos a Turbine tenha introduzido niveis de dificuldade "singleplayer" em varias quests, a verdade 'e que isso nao 'e a forma como as quests foram desenhadas por isso sera' sempre uma experiencia bastante redutora comparado com aquela que se obtem jogando em grupo.
Alem disso, a grande maioria das quests continuam a ser apenas para grupos, por isso os individualistas vao perder grande parte daquilo que o DDO tem para oferecer.
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Escusado sera' dizer que esta noticia 'e imensamente do meu agrado, pois embora seja fan de pvp a verdade 'e que o pve do DDO tem uma qualidade tao superior a todos os restantes mmos feitos ate' 'a data que 'e impossivel nao ficar deliciado e absorvido.
Como sempre disse no topico do DDO, este 'e o mmo a que mais vezes regressei e um dos que guardo com mais saudades. A unica razao que me leva a larga-lo 'e mesmo o problema dos conteudos PvE: uma vez concluidos torna-se aborrecido repetir.
Escusado sera' tambem dizer que mal sair o update DDO Unlimited la' estarei batido mais uma vez para conquistar tudo o que o jogo tem para oferecer