Durabilidade bateria PB G4

PregaPregos

Power Member
Hey!
Tou espantado com a minha bateria.... ontem estava a usar o PB e tinha a health da bateria a 91%, deixei o computador a carregar durante a noite apos a bateria ter esgotado, liguei-o, e agora tem apenas 84%, é normal um salto tao grande? Tenho 71 ciclos, o uso que dou á bateria é levar o PB pras aulas, volto a casa com ele descarregado, faço isto de vez em quando, fora isso uso-o ligado á corrente. Tenho o computador á 12meses....
Os valores de Health foram dados plo widget iStat pro.
Sei que tenho um problema na Board, cada vez que o PB iberna, ja nao acorda sem eu lhe tirar a bateria e o cabo de alimentaçao e primir o botao de Power uns segundos, dp volto a por a bateria e então ele arranca. Será que pode estar a danificar a bateria ou estes valores sao normais?

Obrigado
 
Quanto aos valores da bateria n sei, mas isso do Pbook não acordar do "sleep" e não "ibernar" não é normal.
Que Versão do OSX estás a usar? faz os updates todos ao OSX , o Pbook tem de acordar, senão leva-o a uma loja apple ( se ainda estiver na garantia ).
btw: quantas horas ainda te dura a bateria com um uso normal?
 
Ja fui a uma loja e vou trocar a Board! Isto aconteceu quando fiz o update para 10.4.6, entretanto reinstalei o OSX e mesmo com o 10.4.5 de origem o problema pressiste! agora estou com 10.4.8, e esta tudo na mesma!
A bateria durame pra cerca de 3h e meia!
Nunca pensei que a bateria se degrada-se tao rapido e com tanta facilidade!
 
3.30h é normal para os pb g4 com 1 ano, se está na garantia, manda para trás!
ps: 1 ano não é assim tão rapido, qq portatil sofre desse problema : a bateria
cumps
 
Bem... tenho o meu há 2 anos, e a duração da bateria nunca ultrapassa as 3:30/3:45h (mesmo quando era nova), dependendo do que estou a fazer. Por isso, essa é uma duração normal para um PB G4.
 
Tenho um PowerBook 17'' 1.33 GHz há 3 anos. Quando novo a bateria durava 4~4,5 horas ou até horas; 6 meses depois começou a durar 2,5~3 horas e andou muito tempo (1 ano e meio) nestes valores; há um ano atrás só durava 1,5~2 horas e há 6 meses notei que só durava no máximo 1 hora; hoje se durar uma hora, tenho sorte... Conclusão: Preciso de uma bateria nova...

Tenho 357 ciclos de bateria.

Diria que os teus tempos estão normais portanto. A capacidade de uma bateria tem decréscimo exponencial se não estou em erro (não me lembro se isto é verdade porque nunca li nada em lado algum), ou seja, quando é nova há um decréscimo brusco, e depois espera-se que vá morrendo aos poucos.

Um programazinho para bateria e afins: http://www.coconut-flavour.com/coconutbattery/index.html

A bateria do gajo que fez o programa:

page6_1.png


A minha bateria:

coconut.jpg
 
Última edição:
Pá, depende muito de factores externos. Repara por exemplo, na bateria do gajo que fez o programa e na minha. A bateria dele tem 31 meses e apenas 71 ciclos de carregamento e no entanto a bateria dele está na miséria em comparação com a minha que tem 37 meses e 357 ciclos de carregamento. Quanto a ele não sei, mas eu tratei a minha sempre com muito cuidado, i.e. deixando-a ir abaixo até ao fim completamente antes de a ligar ao power, utilizando o portátil com bateria em períodos longos de não utilização da bateria (porque as baterias de lítio se degradam se não forem usadas) e acho que estes dois cuidados são essenciais.
 
troca

Hey!
Reparei agora por acaso que a minha bateria tem que ser recolhida para troca! Vem mesmo a calhar!!! :joker:
Alguem me pode dizer como devo proceder?
Obrigado
 
Back
Topo