Duração de bateria Cowon i9

jasmalino

Power Member
Boa tarde,

procurei no fórum por este assunto mas como não encontrei nada, abri este novo tópico.

Adquiri um Cowon i9 há pouco mais de uma semana, mas estou algo desiludido com a duração da bateria. Pode ser impressão minha, mas parece-me que a bateria se esgota muito rapidamente. Não estou a falar em reprodução contínua mas sim utilização esporádica (hoje uso x horas, amanhã outras x horas, ...). Será que há alguma perda de energia quando o leitor está desligado?

Apenas uso o leitor para ouvir mp3, normalmente, a meio volume. Como comparação tenho o Sony A828 cuja bateria dura "eternamente". Talvez por isso tenha notado diferença.

Obrigado.
 
A minha durava umas 18 horas com equalização, BBE+ e volume relativamente alto (23). MP3 320K. É claro que se lhe estiveres sempre a mecher (mudar as músicas) o ecran liga-se e gasta MUITO mais bateria. Vai a Settings -» Display e escolhe Auto Display off -» 5 secs. Isto poupa-te bateria.
tambem estou interessado porque se for assim vou para o sony a845...
lol, não seja por isso. :p A bateria dura o q.b.
 
Última edição:
Exacto, só se for mesmo do consumo do display... é que como é novo, é natural que lhe mexa bastante. :)

Ainda pensei que o problema fosse do leitor estar programado para modo "sleep" mas já o desliguei e a duração da bateria pareceu-me a mesma.

Hoje deixei o leitor ligado toda a noite só para ver a duração da bateria em reprodução contínua (embora não seja essa a situação que está aqui em questão). Pelo menos 13h já durou! :)
 
Exacto. É mesmo o display. Aquilo come bateria que Deus me livre. Quando deixei de o usar intensivamente a bateria passou a durar o dobro.
 
OK, vamos lá ver se à medida que a novidade passa (= mexer menos no leitor) a bateria dura mais tempo! :)

É que já estava a pensar devolvê-lo, os 15 dias de experiência terminam esta semana. ;)

Obrigado.
 
Também tenho um i9, e confirmo que a duração da bateria não é o ponto forte do equipamento. Não é seguramente por aí que marca pontos. De qualquer forma, a bateria aguenta-se bem. Evidentemente que se esgota mais rapidamente nos primeiros dias, devido ao facto de se estar ainda a explorá-lo.

Entretanto, dou-te uma informação paralela que me parece importante. Caso tenhas optado inicialmente pela opção região Europa, que limita a amplitude do som, consulta a solução que é dada a esse problema no caso do S9 e se aplica também ao i9 (testei e funciona):

http://iaudiophile.net/forums/showthread.php?t=25233
 
Última edição:
Pronto meus caros, em reprodução contínua, a bateria do Cowon i9 durou entre 20 a 21h. O volume estava a cerca de metade e os mp3 têm bitrates variados, embora a maior parte tenha 320Kbps.
Cumps.
 
Ora exactamente. Era mais ou menos o que me durava a mim. ;) Um pouco menos porque andava sempre a avançar musicas, mas claro, com o display configurado para se apagar after 5 secs.
 
Confirmem-me pf o seguinte: sem os phones ligados, o volume máximo do altifalante do i9 não ultrapassa os 20, certo? É informação que não encontro no manual.
 
Pronto meus caros, em reprodução contínua, a bateria do Cowon i9 durou entre 20 a 21h. O volume estava a cerca de metade e os mp3 têm bitrates variados, embora a maior parte tenha 320Kbps.
Cumps.


A bateria do meu aguentou umas 22h, por isso é basicamente o mesmo.

Sendo uma bateria de lítio, presumo que seja de se evitar que descarregue na totalidade.
 
Boas, o que tb me fazia alguma confusão era o facto do indicador de bateria ficar quase vazio com pouco tempo de utilização, dando uma ideia errada do estado real da bateria. Desde que actualizei o firmware para a versão 1.13 parece que o problema ficou resolvido... coincidência ou não...
Cumps.
 
Antes de fazer o teste, parecia-me que a bateria até duraria menos. Acho que 22h é razoável, apesar de a duraração oficial corresponder a 29h.

E que tal, estás satisfeito com o i9: pros vs. cons? Para mim, o som produzido é tudo: é de facto notável; o melhor que já ouvi. Tudo o resto, para ser franco, é bom, mas não entusiasma.
 
Viva. Os termos de comparação que tenho são um iPod nano 4Ger e um Sony A828 e, para já, ainda só utilizei o i9 com uns Sennheiser CX 300 II. Graças a vossas excelências, já tenho uns hippo VB a caminho! :)

- Som-
Parece-me mais bright e detalhado do que o Sony mas com menos bass. Provavelmente com os phones que tenho não consigo tirar o máximo partido do aparelho. Espero que os hippo resolvam isso. :)

- User Interface (UI) -
O UI é bastante agradável, embora no início seja difícil perceber o que significam alguns icons, mas é para isso que serve o manual! :) Eu sou daqueles que até dá alguma importância ao aspecto do UI: um wallpaper bonito, ver as capas dos CDs como deve ser, etc. Neste campo, em termos de look&feel, os Sony deixam um pouco a desejar (excepto o novo a845 e os X). Já o i9, deixou-me satisfeito; é tão agradável como o do iPod, mais giro até em alguns aspectos e funcional.

- Usabilidade -
Eu sou da velha guarda, prefiro botões do que touch pads ou touch screens! :) Portanto, para mim, neste campo não há como os good old buttons do A828. Até se consegue mexer nele sem olhar (estou a exagerar). :) No entanto, acho que se controla melhor o i9 do que o iPod. Além disso, o i9 dá para ajustar a sensibilidade do touch pad. Ah, e como dá para configurar os botões de volume em modo "hold", normalmente coloco o i9 em "hold" e uso os botões de volume para mudar de música e o botão de menu para play/stop => Poupa bateria pois o ecrã não se liga.

- Video, fotos -
Não uso. Gosto apenas do facto de poder usar photos/imagens como wallpaper do menu principal.

- Outros -
É tão pequeno e leve que parece frágil! Podia ser um pouco mais robusto. A bateria até dura bastante se não andarmos a brincar muito com o aparelho. :) => display glutão.

Para já, é a minha opinião... só o tenho há 15 dias.

Cumps.
 
O som é tudo, realmente. Tem uma sensibilidade capaz de reproduzir qualquer som. Tecnologia BBE+ utilizada em estúdios profissionais rulez.

Quanto ao bass, dá tanto ou mais bass que o A828, é preciso é saber equalizar. Experimenta a minha equalização e vais ver o que é bass :)

EQ:

Level 6 - 105Hz - Wide
Level 6 - 300Hz - Wide
Level 0 - 1.1kHz - Wide (level 2 para os Hippo VB)
Level 8 - 3.0 kHz - Wide
Level 9 - 11.7kHz - Wide

BBE+: BBE 6/Mach3Bass 3/3D Surround off/MP Enhance ON

Special Effect: Stereo Enhance 2/Reverb 0

Se achares que os agudos são demasiado altos para ti, baixa-os, mas deixa ficar esta equalização para o bass.
 
Última edição:
Back
Topo