Dúvida : 4K video em 1080p LCDs = Melhor ou não ?

Em princípio é melhor usar a resolução nativa do ecrã.
Mas se o conteúdo foi criado em 4K, significa que tem de haver resizing pelo meio. Nesse caso a escolha do melhor scaler depende do conteúdo e das preferências pessoais.

Não posso opinar mais sem saber de que equipamento e software estamos a falar.
 
é isso que eu acho também.

E também acho que qualquer alteração na resolução vai ter forçosamente uma perda, por pequena que seja.

Não não....4K é que é (com ou sem conversão)....assim já posso meter mais um poster na sala a dizer 4K....ao lado do que diz DTS HD THX TDI GTI.....mesmo que tenha um pack de colunas de plástico all in one (com 1000 watts:D).....mas claro....tenho um LED Smart FSI coiso e tal que me custou mais de 1000 euros. (estou a ser irónico para os que não percebem)
 
Tenho um filme em 4K que se chama Sintel
A resolucao deste filme é 4096x1744p (2.35:1)

http://www.imdb.com/title/tt1727587/

São cerca de 15mins e ocupam 27GB

A imagem é de facto qualquer coisa de surreal num projector de 4K.
É o futuro e espero que chegue rápido.

Apesar de nao haver suporte media fisico ainda compativel com as quantidades de data, é perfeitamente possivel ter isto em formato mkv, num servidor de onde se possa fazer download ou até streaming.
 
Última edição:
Tenho um filme em 4K que se chama Sintel
A resolucao deste filme é 4096x1744p (2.35:1)

http://www.imdb.com/title/tt1727587/

São cerca de 15mins e ocupam 27GB

A imagem é de facto qualquer coisa de surreal num projector de 4K.
É o futuro e espero que chegue rápido.

Apesar de nao haver suporte media fisico ainda compativel com as quantidades de data, é perfeitamente possivel ter isto em formato mkv, num servidor de onde se possa fazer download ou até streaming.


E esse teu video num lcd de 1080p, como fica ?

Melhor do que se fosse só 1080p ou não se nota ?
 
E esse teu video num lcd de 1080p, como fica ?

Melhor do que se fosse só 1080p ou não se nota ?

Nota-se, mas quem nao souber, nao consegue distinguir um 1080 dum 4K num monitor ou TV.
Não é uma diferenca brutal, nao. num ecran de 40" por exemplo.

Agora, placa gráfica pra reproduzir aquilo...… upa upa…
Mesmo as mais recentes engasgam-se todas de vez em quando. Nunca vi akilo fluido num PC. Tem sempre algumas paragens na reproducao.

Talvez daqui a um ano as gráficas já estejam capazes de correr akilo na boa.
 
Nota-se, mas quem nao souber, nao consegue distinguir um 1080 dum 4K num monitor ou TV.
Não é uma diferenca brutal, nao. num ecran de 40" por exemplo.

Agora, placa gráfica pra reproduzir aquilo...… upa upa…
Mesmo as mais recentes engasgam-se todas de vez em quando. Nunca vi akilo fluido num PC. Tem sempre algumas paragens na reproducao.

Talvez daqui a um ano as gráficas já estejam capazes de correr akilo na boa.


Então o que dizes é que não se nota muito a diferença entre um video 1080p e o mesmo video em 4K num ecrã 1080p, certo ?
 
4k para uma televisão normal é desnecessario e quse certeza que nao se notará diferenças para o 1080p de agora. Agora para o cinema em que tem de ocupar aqueles ecras gigantes certeza que será um espetaculo.
 
Mais importante de tudo, que equipamento e/ou software usaste para reproduzir 4K e como fez o rescaling para 1080?

Presumo que a pergunta era para mim? (mas só agora reparei.)

Então cá vai.

Software foi o VLC com um Codec próprio da Mainconcept - Reference 2 para ficheiros MXF
Tenho tb em formato MKV e a qualidade aos meus olhos era inferior à do MXF, mesmo tendo a mesmo resolucao. Codecs diferentes, presumo?

Usei um PC com:

Intel Core i7-960
ASUS SABERTOOTH X58
12GB PC3-16000 DDR3 SDRAM Corsair
Gigabyte GeForce GTX 670 2GB PhysX CUDA
Onkyo SE-300PCIE

Projector foi um Sony VPL-VW1000ES

A qualidade da imagem era de facto surreal.
Grandioso.

Passando para um monitor Benq de 24" ou uma TV LED Sony de 40" ambos com resolucao nativa de 1080p, nao se notou grande diferenca pra um Bluray.
Nota-se a imagem mais "rica" em detalhe, nomeadamente as cores do ceu e da pele ou até os cabelos do braço da personagem que tinham um detalhe fantastico (parecia de facto real), mas nada de tão especial que se visse que era efectivametne uma imagem 4K.

Pior, garantidamente não ficou. Mas não se ganha muito em ter 4K numa tv 1080P.
Talvez numa TV de 65" a historia seja outra, mas não tenho como testar para já.
 
mas zombie esse projector é 4k, aí claro que se nota. já agora, que diagonal usaste?

em relação ao tema, se a imagem está limitada a 1080p o que define a diferença (pouca) é a qualidade dos downscales para 1080p.
 
Interessante. A cor mais rica poderá ser devido a usar um formato de cor melhor. Também há várias formas e combinações possíveis de fazer as conversões de cor, seja pela placa gráfica seja pelo CPU, para não falar do gama...
 
Back
Topo