[Dúvida] A-GPS em telemóvel

AlexLili

Power Member
Olá! Estou para comprar um telemóvel de marca branca que diz ter apenas A-GPS.Se eu instalar um navegador tipo NDrive e os respetivos mapas no cartão sd, poderei navegar offline?Ou seja, a minha dúvida é se com o sistema A-GPS é possível navegar offline, sem gastar tráfego da net, desde que o navegador e mapas estejam no cartão de memória, ou este sistema necessita sempre de se ligar à rede?Obrigado.
 
O A-GPS (assisted gps) é, normalmente, um auxiliar do próprio receptor gps do telemóvel de maneira a encontrar os satélites mais depressa. O A-gps precisa de uma ligação á net para descarregar informação sobre a localização do gps, se não tiveres ligação à internet vai funcionar apenas o receptor gps. Creio que todos os que têm A-gps têm receptor gps normal.
 
Sim aGPS é um receptor normal de satélites, tem é a funcionalidade acrescida de poder ir buscar à internet dados para um fix mais rápido dos satélites.

Telemóveis com GPS existem aos pontapés, mas mesmo assim ainda te compensa ir buscar um com Windows Mobile em que é facílimo instalar nDrive e Tomtom.
 
Última edição:
Hoje disseram-me que é possível um telemóvel ter apenas A-GPS sem ter recetor GPS. Dizem que a navegação é toda feita online.

Não. Isso não é verdade.

Apesar da navegação ser feita online, como é no caso dos mapas da Apple, como é determinarias com precisão a tua posição no Globo? Apesar de poderes usar as células GSM para efeitos de triangulação, nunca consegues posições precisas.

AGPS não é uma versão inferior do normal GPS, mas sim uma versão superior em que conta com a internet para fixar os satélites mais rapidamente. Caso não tenhas acesso à internet, então comporta-se como um GPS normalíssimo, podendo ser um pouco mais lento a fixar. É só essa a diferença.
 
Back
Topo