1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida acerca de +12v de fontes

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por vascorama, 9 de Maio de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 866)

1. vascorama

vascorama Power Member

Boas, eu tinha uma LC Power Titan de 560w no meu sistema, ao ligar-lhe um disco novo ela só deu o que me pareceu ser o ultimo suspiro, e a partir daí chapéu, nunca mais tocou, apesar de estranhamente acender o led da board...

Fui comprar outra fonte, desta feita um nox urano Sli 600w, e montei agora, vou a ver no everest e tá a acusar 10,88v no windows em idle, 10,82v em full na linha dos +12v

As outras linhas aparentam estar bem mas para ter a certeza só com um multimetro, coisa que nunca fiz porque raramente tenho o material muito tempo, e normalmente compro com alguma margem de manobra.

Esta fonte não era para ter uma voltagem mais aproximada dos 12v?
    Será bug do sensor da board?

É que por acaso quando fui ver há tempos os valores da LC Power também andavam nesta casa de valores e agora estou um bocado com receio...(na altura não liguei muito porque a fonte já era usada, mas esta é nova!)

O meu sistema:

Asus P5K
    E6420 @ 1,415V
    3gb ddr2
    8800GT
    2x250gb sataII
    1x500gb sataII
    1xDVD

tirando o facto de ter 3 discos o sistema não é nada do outro mundo para estar a acusar este tipo de valores...
    Que acham?

2. mason17

mason17 Power Member

Aconteceu-me o mesmo e era problema da board (o sensor não lia certo), mas era uma Asrock...
    Tens mesmo que testar com multimetro.

3. yahh

yahh I folded Myself

:x2:

4. vascorama

vascorama Power Member

Gostava de ouvir alguém com uma board igual já agora...assim escusava de comprar o multimetro de propósito :o
    Obrigado na mesma :beerchug:

5. yahh

yahh I folded Myself

Mesmo com motherboard igual, pode acontecer à mesma.

6. Chopstick

Chopstick I fold therefore I AM

tembém tenho esse problema com uma nox 600 sli, diz que tá a 8.4V

7. rustyballzz

rustyballzz Power Member

boas.
    Na minha P5K-E acusa 10,98 no everest e 11,54 no asus probeII, quem tem razao?
    so vendo com o multimetro mesmo.
    ve na bios o valor que acusa, a mim da-me 12,04v na bios.

cumpz.

8. vascorama

vascorama Power Member

Boas, cheira-me que deve ser problema do everest...nem me lembrava do pc probe, nesse dá-me 12.10v :003:
    Na bios já a outra dava 12,3v, esta já vou ver daqui a pouco mas é capaz de andar à volta disso.

Outra coisa, ou eu sou mesmo estúpido, o que não está posto fora de parte, ou apanhei dois multimetros marados...
    Tive a ver vários tutos e todos diziam que dava para testar nos molex, como não estou à vontade para testar na ficha de 24 pins e fui testar num molex.
    Em nenhum dos dois acusou nada :s

Só aparecia tipo uma cena assim:
    --------
    1 .
    -------
    :lol:

No fim, já em desespero andei com a "rodinha" dum lado para o outro para ver se dava outros valores, mas só nos ohms é que o ponteiro(digital) mexia...

É preciso ser algum multimetro especial?
    Cumpz

9. martikos

martikos Power Member

Para medires roda a tal rodinha para a faixa dos 20V em corrente continua e mede num molex que não estejas a usar:

+12V -> Fio preto mul num fio preto molex; Fio vermelho mul num fio amarelo molex;
    +5V -> Fio preto mul num fio preto molex; Fio vermelho mul num fio vermelho molex;

Cumps!

10. WindWalker

WindWalker Power Member

11. vascorama

vascorama Power Member

Foi precisamente o que eu fiz...tb os multimetros eram do electricista de candeeiros a petróleo que mora aqui ao me lado :lol:, o mais certo é estarem marados...

12. blasphemer

blasphemer Power Member

Boas.

o 1. que viaste no multimetro é o simbolo de overload, ou seja, tinhas o multimetro preparado para medir até 2V e querias medir 12V. Se esse multimetro for dos mais usuais tens de meter na escala do 20V, DC.

Cumps.

13. vascorama

vascorama Power Member

Aquilo só tinha 20, 200 e 600 na escala de corente continua...
    Tenho de arranjar um mais simples, ou então um tutorial...
    De qualquer forma a Nox Urano já foi trocada, sou um gajo cheio de sorte eu...ao fim de 5 horas a bumbar no meu sistema começou a fazer um ruido tipo "estática".
    No meio de tanto azar ainda acho que tive sorte, porque trouxe uma Corsair hx520, que só tinha sido aberta da caixa por 60€ :D
    Já bumba!

Partilhar esta Página