1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida acerca do registo de logotipos (complexos ou simples?)

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por kilOmbo, 6 de Novembro de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 1857)

1. kilOmbo

kilOmbo Power Member

Boas,
    Estou com duvidas relativamente a como se deve proceder ao registo de logotipos.

No meu caso, queria registar um logotipo complexo, mas não sei se é viável, ou se é assim que se deve fazer, porque vejo muitas empresas a terem 2 versões (uma simples, outra complexa).

Entenda-se por complexos, logotipos que contenham mais do que cores planas: gradientes, meshes, com aspecto 3D.

Para exemplificar melhor, segue-se o exemplo:

Logo Simples da Vodafone:

Logo Complexo da Vodafone:

A questão é.. quando se procede ao registo, qual a versão que se deve registar?
    Ou regista-se todas as variações?
    E no caso de se registar o complexo, como se indicam as cores?

Se for registada apenas a shape a preto, pode-se depois reproduzir todas as outras versões com as cores que se quiser?

Agradecia uma ajuda dos entendidos :)
    Obrigado!

2. Rach n' Roll

Rach n' Roll Power Member

boa questão... também gostava de saber...

3. michael c

michael c Power Member

Penso que podes e deves registar todas as suas variações. Inclusivé deves até registar o simbolo por si só...mas ao certo tambem não sei. Embora tenha como obter essa informação junto de pessoas que fazem esse serviço.

Cumps,
    michael c

4. kilOmbo

kilOmbo Power Member

obrigado pelas noções michael c.
    se entretanto conseguires essa informação com mais certeza, agradecia imenso :)

5. masterArt

masterArt Power Member

Registas só o simples penso eu, porque a forma de identificar legalmente não é pelas cores mas sim pelas formas, e a unica coisa que muda num logo mais avançado são as cores que dão uma ilusão 3d ;)

6. ruimoura

ruimoura Power Member

A palete de cores usada também pode ser registada. Até há cores únicas registadas ...

De qq modo, para um mesmo símbolo, se este estiver registado (o seu desenho) não podem ser utilizadas vertentes desse símbolo, independentemente das cores utilizadas.

7. Xtl

Xtl

Olá a todos.
    Para o registrar um logotipo, deves levar também o manual de normas de um logotipo. Vou tentar explicar...
    A sua sua utilização na horizontal, na vertical, a versão a preto e branco, sobre um fundo preto e sobre um fundo branco, qual a medida mínima que esse logo pode ter, etc.

Na questão do logotipo simples ou complexo....
    Apenas existe uma versão "simples" de um logotipo "complexo", devido à quantidade de suportes onde esse logotipo vai ser utilizado. Imaginando que vai ser impresso com uma medida mínima.... esses "embosses" desaparecem.

Quando ao registro de cor... não sei se é possível registar uma cor.... mas contudo há cores que são automáticamente associadas a uma marca.... exemplo da TMN.

Espero ter ajudado em alguma coisa.....;)

8. kilOmbo

kilOmbo Power Member

grato pelas respostas :)

Xtl, sabes se é realmente obrigatório entregar o manual de normas para o registo?
    é que parece-me mais um documento complementar para beneficiar e garantir a boa utilização do logotipo, não um documento necessário para o registo - aliás, ninguém no INPI me falou disso ;o

quanto às formas do logotipo simples e complexo, no meu caso são ligeiramente diferentes..
    explicando da melhor forma que posso, basicamente no complexo trata-se de uma forma esférica, enquanto que no simples, aparece apenas a forma chapada num circulo.. sendo que os deixa de ter todos os pormenores, ficando apenas uma forma altamente simples (tipo logo da Nike).

em relação às cores, será que se pode dizer apenas 'degradações de PRETO', para incluir todos os cinzentos usados, ou 'degradações de CYAN', para incluir todos os tons de azuis (que não incluam cor magenta nem amarelo)? ou terá de se indicar todas as cores (início e fim de gradiente)?
    é que estou a usar uma MESH.. o que complica o processo :S

Última edição: 13 de Novembro de 2008
  9. Xtl

Xtl

Levar o manual de normas não é necessário, mas se o tiveres leva, porque depois o funcionário pode explicar melhor o que podes registrar. Podes registrá-lo das mais variadas maneiras e pagas o mesmo, por isso falei das variações... mas penso que o levar impresso, não basta dizer gradações de preto...

espero ter-me explicado bem

10. kryo

kryo Power Member

quanto aos logótipos não sei, mas quanto a cores é possível registar e associar. por exemplo, o vermelha da coca-cola é (supostamente) único, e mais ninguém o pode utilizar.

Partilhar esta Página