[duvida] alguem me sabe explicar simplesmente qual a diferença entre so's x32 x64

não te sei responder a esses aspectos todos, mas um sei que o vista 32 nao utiliza os 4gb de ram e o 64 utiliza.. compatibilidades o 64 nem todos os programas funcionam, mas para já eu inda nao tive razoes de queixa. os programas mais banais funcionam bem e até tem versoes para x64... Mas vou deixar que pessoas mais entendidas que eu te expliquem melhor...

abraço
 
entao para que me servem os 4gb de ram num portatil com vista 32bits? sao pa placa grafica?

e que vejo muitos nas lojas com 3gb e 4gb com vistas 32bits...
 
Qual a diferença entre vista 32bits x32 x64? e compatibilidades de programas, consumo rapidez....

Basicamente, com 32 bits só é possível endereçar até 4GB (2^32 bytes) de memória (ram + memória vídeo). Por isso, com um OS de 64 bits podes aproveitar melhor a memória que tens disponível, se a memória total do sistema (video + ram) exceder 4GB. Se por exemplo tiveres 4GB de ram e 512MB de memória vídeo, um OS de 32 bit só vai utilizar 4GB-512MB=3,5GB de memória ram.

No caso específico do Vista, também há outras vantagens, mas não são muito relevantes. A compatibilidade de software é menor (não corre muitos programas antigos que funcionam no XP ou Vista 32), mas com o passar do tempo, vais ver cada vez mais suporte para os 64 bits, pois são o futuro. Em termos de consumo e rapidez não faço ideia, mas calculo que seja a mesma coisa, apenas deve ocupar mais um bocado de ram.
 
Última edição:
Back
Topo