Boas É muito importante ter instalado no nosso PC pessoal anti-vírus para protegermos no email, alguma PEN infectada, trojans e algo mais... ?
Não é necessário em nenhum sistema desde que tenhas os cuidados devidos como fazer as atualizações de segurança.
Mas sabem cada vez mais os sistemas linux tem mais utilizadores, e nunca se sabe quem está por outro lado a tentar entrar no nosso sistema.... para akeles que estavam pela afirmação e pergunta, nao sei se vêem bem mas estava uma ponto de ? no final do tópico aconselho a irem ao Oftalmologia ou assim "?" gosto muito dos sistemas linux, gosto essencialmente ter o meu pc protegido e ter a minha privacidade! [h=3][/h]
Há algumas situações em que um anti-virus pode fazer sentido em Linux. Um fileserver que serve máquinas Windows por exemplo. Quanto a sistemas particulares, nem em Windows precisas de anti-virus. O bom comportamento de um utilizador vale muito mais que um anti-virus. Depois há vários programas que aumentam em muito a segurança do Windows, mas que ninguém parece ter grande vontade de implementar, apesar de ter um esforço mínimo. Programas com o EMET ou o Psi. Peguem nas últimas vulnerabilidades e no Metasploit e tentem tomar partido de uma máquina Windows com o EMET. Boa sorte, vão precisar. Em Linux é a mesma coisa, mas com a vantagem de haver pouco malware para máquinas cliente.