1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

dúvida c++ LNK1169

Discussão em 'Programação' iniciada por jahred, 3 de Novembro de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 883)

1. jahred

jahred Power Member

Boas!

estou a fazer um projecto no VS2008, e o que se passa é que eu queria ter uma função que será partilhada por várias classes, pra não complicar muito pode ser por exemplo:

Código:
    int soma (int x, int z)
    {
    return x+z;
    }

(atenção que na realidade são muitas funções com finalidades bem mais complexas, só dei este exemplo pra não complicar)

como é que eu faço com que esta função seja usada em todas as classes (cada uma no seu .cpp e .h respectivos) sem ter que declará-la várias vezes?

já tentei fazer um

(Funcoes_Auxiliares.h)
    Código:
    #ifndef FUNCOESAUXILIARES_H
    #define FUNCOESAUXILIARES_H

int soma (intx, int z);

#endif

e um

(Funcoes_Auxiliares.cpp)
    Código:
    #include "Funcoes_Auxiliares.h"

int soma (int x, int z)
    {
    return x+z;
    }

e depois é só fazer em todas as classes #include "Funcoes_Auxiliares.h", mas o VS tripa-se todo, não dá erros nenhuns, mas dá erros de linkagem que acho que vêm do problema que coloquei acima:

penso que é por fazer em várias classes #include "Funcoes_Auxiliares.h"

LNK1169 que é precedido pelo LNK2005...

se alguém me souber ajudar, gracias!

cumps

Última edição: 4 de Novembro de 2008
  2. arconada

arconada Power Member

tenta um #pragma once em cada .h... se bem que so com essa informação não é facil... erros de linkagem são sempre os piores.

3. jahred

jahred Power Member

então nunca ninguem teve erros de linkagem que os tenha resolvido?

4. arconada

arconada Power Member

tas a fazer isto duas vezes "int soma()" com cabeçalho e definição diferentes.

Última edição: 5 de Novembro de 2008

Partilhar esta Página