1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida c#

Discussão em 'Programação' iniciada por undercore, 3 de Maio de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 509)

1. undercore

undercore Power Member

Boas
    Gostava de saber em c#, como é q eu utilizo a mesma funçao em forms diferentes.
    Talvez tenha de criar uma class com tds as funçoes q eu quero utilizar nos diferentes forms, e em cada form importar essa class, mas n tou a ver como se faz isso em c#.

Obrigado

2. spastikman

spastikman Banido

cria todas as funções que queres partilhar, numa classe/modulo paratilhado(a).

3. undercore

undercore Power Member

hm pois, e como faço isso?

4. alfinete

alfinete Power Member

crias um novo file , class , dentro dessa class crias os metodos ou funções como public nome()
    se tiveres o mesmo namespace na class e no ficheiro que queres chamar os metodos dessa classe basta no .cs onde queres chamar esse metodo assim:

se a tua classe se chamar teste

teste t= new teste();

t.metodo();

caso não tenhas o mesmo name space quer na classe quer no file onde queres chamar os metodos dela fazes.

ao incio do ficheiro onde queres chamar os metodos:

uses nomeclasse;

depois se não me engano é como chamei em cima , se não me engano, pois eu trabalho com name spaces

class teste.cs

Código:

namespace projecto
    {
    class teste
      {
       private string teste2;

public metodo()
      {
      instruções.........
      teste2=x;
      }

public string Teste2
            {
                get { return teste2; }
                set { teste2 = value; }
            }

}

}

form principal.cs

Código:

namespace projecto
    {
    class principal

{

private void chamaclass()
      {
      teste t= new teste();

t.metodo();

string valorteste=t.Teste2;
      }

}
    }

espero que tenha ajudado

5. undercore

undercore Power Member

6. The_True_Eue

The_True_Eue Power Member

Já agora, se os métodos que vais usar não dependem de nada para além dos parâmetros que recebem e/ou "variáveis globais", deves fazê-los static (tanto os métodos como as "variáveis globais"). Assim não precisas de criar um objecto com new. Basta fazeres Classe.Metodo(). Eu costumo chamar Program a essa classe, assim fico com algo como Program.DestroyWorld().

Se quiseres ir ainda mais longe, se essa classe tiver apenas membros static, podes marcá-la também como static.

For good programming's sake.

Última edição: 5 de Maio de 2008

Partilhar esta Página