Duvida c#

undercore

Power Member
Boas
Gostava de saber em c#, como é q eu utilizo a mesma funçao em forms diferentes.
Talvez tenha de criar uma class com tds as funçoes q eu quero utilizar nos diferentes forms, e em cada form importar essa class, mas n tou a ver como se faz isso em c#.

Obrigado
 
crias um novo file , class , dentro dessa class crias os metodos ou funções como public nome()
se tiveres o mesmo namespace na class e no ficheiro que queres chamar os metodos dessa classe basta no .cs onde queres chamar esse metodo assim:

se a tua classe se chamar teste

teste t= new teste();

t.metodo();


caso não tenhas o mesmo name space quer na classe quer no file onde queres chamar os metodos dela fazes.

ao incio do ficheiro onde queres chamar os metodos:

uses nomeclasse;

depois se não me engano é como chamei em cima , se não me engano, pois eu trabalho com name spaces


class teste.cs

Código:
namespace projecto
{
class teste
  {
   private string teste2;

  public metodo()
  {
  instruções.........
  teste2=x;
  }


  public string Teste2
        {
            get { return teste2; }
            set { teste2 = value; }
        }

  }

}

form principal.cs


Código:
namespace projecto
{
class principal

 {

  private void chamaclass()
  {
  teste t= new teste();

  t.metodo();
  
  string valorteste=t.Teste2;
  }

 }
}

espero que tenha ajudado
 
Já agora, se os métodos que vais usar não dependem de nada para além dos parâmetros que recebem e/ou "variáveis globais", deves fazê-los static (tanto os métodos como as "variáveis globais"). Assim não precisas de criar um objecto com new. Basta fazeres Classe.Metodo(). Eu costumo chamar Program a essa classe, assim fico com algo como Program.DestroyWorld().

Se quiseres ir ainda mais longe, se essa classe tiver apenas membros static, podes marcá-la também como static.

For good programming's sake.
 
Última edição:
Back
Topo