Duvida Canon G15 vs Canon G1x

Olá a todos,
Venho pedir a vossa ajuda de experts na matéria para a ajuda na compra de uma máquina compacta de boa qualidade e em tudo semelhantes a uma de maiores dimensões...
A minha indecisão é entre a canon G15 e a G1x contudo estou receptivo ás vossas opiniões para outras marcas ou modelos.

Obrigado!
 
Comprei a G15 e só posso dizer bem dela...
Tive a mesma dúvida e optei pela G15 pois a G1X já é uma máquina cansada...

A G15 tem uma serie de "coisinhas" que a aprimoram face à outra...

Muito muito boa...
 
Eu acho que depende muito do que pretendes da máquina.

Eu não trocava a minha G1x pela G15. Só o faria se tivessem mantido o mesmo sensor. A qualidade de imagem da G1x é superior.
Mas tem pontos negativos, nomeadamente velocidade de focagem (quase parece um smartphone) e a distância mínima de focagem ser de 20cm. O modo "burst" é tudo menos burst. A G1x é uma máquina lenta, e dependendo do uso que lhe dês, pode não te servir.
Para o uso que lhe dou, não a trocaria, pois fotografo principalmente paisagens, e nesses casos a velocidade de foco e distância mínima de focagem não me afectam.
Outro ponto em que está bastante acima da G15 é nos ISOs elevados. Aliás, está acima de algumas dSLR (pelo menos em testes, que valem o que valem).

Posto isto, chamar-lhe de "máquina cansada", é um bocado despropositado.

Tanto a G1x como a G15 são máquinas com pontos fortes e fracos. Mediante isso, é pesar os pós e contras e ver qual a que melhor satisfaz as necessidades. No meu caso continua a ser a G1x.

E vou mais longe, parece-me que a evolução da G12 é a G15, e não a G1x. O facto de ter um sensor daquele tamanho, faz com que seja uma máquina à parte. Não sei se estou a exagerar, mas é a sensação que tenho.
 
Anunciadas:

G1X: Janeiro 2012
G15: Setembro 2012

Não me parece que a moda mude em 9 meses...

O que é que a G15 faz que a G1X não faça?

1º uma é uma compacta (a G15), a outra é uma bridge wanna be.
Tive com ambas na mão quando optei pela g15 e para o efeito que preciso a g15 adequava-se.
Cabe no bolso, enquanto que a G1X cabe na mala...
Thickness 65 mm vs 40 mm

Depois, as specs q mais se evidenciaram foram:

f1.8 a 28mm
f2.8 a 140mm

140mm na G15 conta os 112

Foco macro a 1cm contra os 20 cm da G1X

10FPS de burst

Bateria para 350 shots na G15 que dá para 250 na G1X

A G15 filma a 240 FPS o que é... delicioso...



Por isso é para mim evidente a preferencia da g15 face à g1x... mesmo que a g1x tenha um sensor superior (em tamanho) a diferença para mim é irrelevante... e claramente nao compensa todas estas vantagens...
 
Tens razão na comparação de specs, mas acho que não podes é desprezar que com a G1x terias melhor performance com ISO's elevados assim como DOF's mais estreitos devido ao maior sensor, para além da gama dinâmica. (nada disto pode ser comparado em specs)
Aberturas grandes nas lentes é sempre bom ter, mas melhor que isso é ter um sensor grande. (para mim)
Embora compreenda que de resto há pontos muito mais vantajosos a favor da G15, que é uma excelente máquina.
 
De facto, não se podem comparar aberturas quando os sensores são de tamanhos diferentes.

G15 e G1x são para utilizações completamente diferentes. Para fotografia casual e todo-o-terreno obviamente que a G15 é melhor. Para paisagem e qualidade de imagem a G1x é melhor. Para retratos acho que nem uma nem outra, mas a G1x é muito melhor.

Normalmente assume-se que o pessoal está mais interessado em qualidade de imagem do que portabilidade, logo a G1x ganha. A questão é porquê a G15 em vez da S110?
 
Última edição:
De facto, não se podem comparar aberturas quando os sensores são de tamanhos diferentes.

G15 e G1x são para utilizações completamente diferentes. Para fotografia casual e todo-o-terreno obviamente que a G15 é melhor. Para paisagem e qualidade de imagem a G1x é melhor. Para retratos acho que nem uma nem outra, mas a G1x é muito melhor.

Normalmente assume-se que o pessoal está mais interessado em qualidade de imagem do que portabilidade, logo a G1x ganha. A questão é porquê a G15 em vez da S110?

A S110 fez-me balançar pelos 24mm, que é mais angular que a g15, mas tb perde pelo touchscreen (que não curto) e nos 5.9 de abertura que faz no zoom máximo...
É mais portatil, mas não tive oportunidade de tocar em nenhuma... optei pela G15, vi e gostei (imenso).

Mas é uma excelente opção...

Alias... todas estas são excelentes opções, já estamos a discutir o pintelh0 do cu da mosca, como um colega meu diz... q pouco interessa na realidade... :P
 
Olha q n é assim tão complicado... a 140mm tenho abertura de 2.8... e isto dá um curtissimo DOF...
Só que tu não tens 140mm, só tens 30,5mm.

Se formos para equivalências, é uma 140mm f/12,9... Não é tão curtinho assim :p

Já agora, corrijo o que disse anteriormente, a G1x não é lá muito melhor para retratos, feitas as contas é 112mm f/10,7...
 
Última edição:
Back
Topo