duvida capacitor eletrolitico

cloudff7

Membro
Uma vez li que aparelhos eletronicos que possuem capacitores eletroliticos necessitam ser ligados de tempos em tempos caso contrario esses capacitores eletroliticos terão falhas, perda de capacitancia e despolarizacao por causa do desuso, eu tenho aparelhos eletronicos fabricados no inicio dos anos 90 guardados (consoles snes, megadrive, ps2 slim, tvs crt etc), qual o intervalo recomendado maximo permitido sem uso para q nao afete em nada os capacitores eletroliticos?
 
Não é tanto por causa da não utilização dos equipamentos.
Condições de temperatura, idade dos componentes, contribuem para a perda de capacidade.
É inevitável e não há um intervalo recomendado.
 
Segundo o que sei, isso acontece porque o gel dielétrico seca mais depressa quando sem uso prolongado.
Agora o intervalo de tempo de uso para que possas prolongar a vida do condensador não te sei responder.
 
Isso não existe, tanto pode acontecer por demasiado tempo parado, como demasiado tempo ligado ou nenhuma das situações.

Tenho equipamentos dos anos 80 que não uso à anos e se os ligar hoje certamente funcionam.

btw os electroliticos arranjam-se com facilidade e normalmente são ao nivel da fonte de alimentação ou filtragem e facilmente os "secos" são identificados quando começa a dar problemas e rapidos de substituir.


em resumo: relax
 
ligar os aparelhos uma vez ao mesou uma vez ao ano faz difertença para os capaciotorers eletroliticos?

Não faz diferença nenhuma, essa história dos condensadores, não faz qualquer sentido, nem nunca tinha ouvido falar em tal coisa, também tenho equipamentos com algumas décadas já e só são ligados quando o rei faz anos e estão ali para as curvas, ainda assim, mesmo que surja algum problema tudo pode ser substituído.

Nada é infalível de avariar com o tempo, tenha muito ou pouco uso, não vale apena estar aqui agora com receio das coisas avariarem, eventualmente por mais cuidado que se tenham vai acontecer.
 
Não faz diferença nenhuma, essa história dos condensadores, não faz qualquer sentido, nem nunca tinha ouvido falar em tal coisa
Foi me dito por um engenheiro formador, entre outras coisas, de eletrónica industrial. E, pelo menos para mim, faz sentido sim, porque se o gel seca, os átomos não se movimentam de igual forma no material dielétrico. Não me peças pare explicar a fundo porque não sou físico mas daquilo que estudei e me foi dito, faz sentido. Claro que estamos a falar dentro das condições de operação normais. No entanto, nunca fiz nem conheço testes ou estudos de longa duração acerca disto, logo não tenho resposta para intervalos.

De qualquer das maneiras concordo que não nos devemos ralar muito com isto, porque são componentes baratos e, por norma, fáceis de diagnosticar e trocar quando danificados.
 
godevskii

Estou a perceber o que queres dizer, ainda assim, lá está, foi algo que até hoje nunca tinha ouvido falar sobre tal e nunca vi documentação de testes realizados que comprovem este assunto, depois tem-se como referes o custo dos componentes é baixo sendo fácil efetuar um diagnostico e proceder à troca, até porque é algo relativamente simples (para quem sabe é claro).​
 
eu nao sei o q fazer eu tenho alguns aparelhos de backup guardados e queria conserva-los e eu nao sei qual intervalo ligar eles de tempos em tempos ou pode deixar sem uso muitos anos q nao faz diferença?
 
Não há uma resposta certa, depende das condições de utilização do condensador.

Um dos meus professores disse-me (à 30 anos...) que os condensadores electrolíticos têm uma validade de 10 anos, apartir daí começam a perder capacidades. A título de exemplo, tenho o meu oscilóscópio da década de 80 (30 e muitos anos) que ainda funciona, mas nota-se que alguns condensadores estão a perder qualidades, nomeadamente na imagem que já treme u pouco, mas de resto funciona bem.

Recomendo a leitura deste artigo:
https://www.tdk-electronics.tdk.com...2da2adf2b/pdf-generaltechnicalinformation.pdf
 
meu aparelhos funcionam bem a minha intencao é mantelos como esta pelo maximo possivel mas eles ficam guardados e nao sei qto tempo no maximo pode ficar guardado sem esse desuso afetar os capacitores eletroliticos, tenho snes, ps2 slim tvs crt do inicio dos anos 90
 
Back
Topo