[Dúvida] Chipset cooling

ASUS_SUPPORTER

Portugal@Home Member
Boas,

Como podem ver no menu my system, tenho uma motherboard Asus P5Q Deluxe e dentro de pouco dias vou fazer uma limpeza ao PC.

Como é óbvio, vou tirar tudo cá para fora, mas desta vez queria substituir a pasta térmica dos Chipsets e por isso vou tirar o cooler da board fora. O problema é que ao tirar o disspador do Northbridge, também tenho de tirar o cooler dos mosfets (pois está tudo interligado através dos heatpipes, excepto o 2º cooler dos mosfets que está situado no topo da board (logo acima do CPU).

As minha questão são:
1-Também se pode aplicar pasta térmica tal como no CPU, ou tenho de arranjar um daqueles adesivos térmicos?
2- Os métodos de remoção e aplicação de pasta térmica no Chipset é a mesma do CPU ou é preciso ter algo em conta?
3-Também devo chegar pasta térmica aos mosfets?

Obrigado, desde já pela atenção.

Fiquem bem ;)
 
nos mosfets nao mexas. a fita termica tem uma determinada espessura que ajuda a fazer contacto e tb amortece ligeiramente, evitando danos nos mosfets. penso que podem tb implicar caso precises de fazer RMA da board, até porque nao é qualquer massa termica que se pode usar nessa zona, para além do factor espessura já referido

no SB e NB aplicas como se fosse no cpu
no NB convém mesmo espalhares porque é um chip naked. a pasta termica de origem pode dar algum trabalho a remover porque é tipo chiclet ressequida. eu deixei a amolecer algum tempo
 
na boa
pode é dar alguma luta. nesse caso o melhor é ires limpando gradualmente enquanto amolece com alcool

a tua board acho que tem uns backplates/dissipadores na traseira, mas isso acho que é desmontar normalmente. uma altura li que tinha mosfets no lado de trás, mas nunca confirmei.
a minha nao tem isso
 
Última edição:
Back
Topo