1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  1. neonl

neonl Banido

Boas,

tenho uma dúvida que não consigo esclarecer com as minhas pesquisas.

Eu tenho um processador Intel P4 @ 3.2 GHz Hyper Threading Prescott 640 (64 bits). Tenho o Ubuntu (GNU/Linux) a 64 bits instalado.

Descarreguei o cliente SMP para Linux por ser o único de falava em 64 bits. Ele corre perfeitamente no meu sistema, mas eu não sei é se estou a usar todo o sistema operativo (as duas threads). Só está uma consola e o Machine ID é "1". Para o correr faço simplesmente "./fah6".

Estou a fazer tudo bem? É a melhor solução para o meu sistema (64 bits, hyper threading, Linux)?

2. Transmontano

Transmontano I folded Myself

Se é SMP, utiliza todos os recursos do CPU, a não ser que tenhas definido para usar menos que 100% do processador.

3. neonl

neonl Banido

E o SMP funciona bem num PC Hyper-Threading? Ou é preferível instalar duas consolas normais?

4. Transmontano

Transmontano I folded Myself

Quanto a isso não sei, mas se funcionar bem, é uma diferença bastante grande em relação a duas consolas, em termos de pontos.

5. shello

shello Moderador
    Staff Member

Na SMP FAQ:
    Portanto, não deve funcionar (pelo menos bem).

6. neonl

neonl Banido

Estive agora a ver que não estava a fazer nada de jeito, ou seja, asneira.

Então o que se passava era: eu tinha descarregado o executável SMP 6.01. Este é um "integrado" da versão SMP e de uma versão single-core. Eu estava a corrê-lo como "./fah6". Assim ele estava a descarregar um núcleo "normal" e estava a foldar uma WU de somente 170 e tal pontos com uma deadline que nunca mais acabava.

Como só estava uma consola a correr e o machine ID era "1" ele estava a usar só uma thread do processador de 3.2 GHz o que era só 1.6 GHz. Cheguei então à conclusão que tinha de correr o executável com a flag "-smp".

Feito parvo, paro o cliente de folding e arranco-o em "./fah6 -smp". Ele descarrega um core novo e manda a WU que estava a fazer em single-core à vida. Vou ver ao FAH-mon e apercebo-me de que com um core SMP ele faz WUs de muito mais pontos (mil e tal), no entanto este processador não pode despachar aquilo com aquele prazo (3 dias) de maneira nenhuma.

Acho que então a maneira mais eficaz deve ser a que estou a usar agora: fui á BIOS, desliguei o HT (agora o processador é reconhecido como um só núcleo) e tenho a consola 6.01 (a que inclui o SMP) a correr sem a dita flag "-smp".

Agora estou é em dúvida se esta versão 6.01 para Linux também funciona a 64 bits quando está em modo de single-core...

Cumps

7. shello

shello Moderador
    Staff Member

Estando a correr a consola "normalmente", é preferível talvez que tenhas o HT ligado.

Sobre a 6.00b1 (e não 6.01 ;)) para Linux funcionar em 64 bits, creio que sim. Independentemente de estares com HT ligado ou não.

8. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Boas

Eu experiementei o cliente smp no meu P4 a 3.6Ghz e funcionou bem, num WU 2635 - 1760Pts o meu processador fazia 50 minutos por cada 1%, ou seja demoraria 3dias e 8horas a terminar a WU, ou seja dentro do prazo estipulado, e faz cerca de 530ppd's.

So que eu não tenho o pc ligado 24/24, porque se o tivesse continuaria a usar o cliente smp.

Mas isto será por pouco tempo, pois pretendo mudar para um Pentium Dual core E2180 na proxima semana, e ai já poderei usar o cliente smp sem problemas.

9. neonl

neonl Banido

Mas se tiver o HT ligado tenho que ter duas consolas, não é? Se só tiver uma ele vai usar uma thread só (que é metade do processador)?

Obrigado pela correcção ;). Aqui não me refiro a ter o HT ligado, mas sim ter o cliente a correr com a flag "-smp" ou não.

Anyway, agora estou com o HT desligado, uma consola e a versão 5.04 e acho que está normal.

10. shello

shello Moderador
    Staff Member

Lê esta thread: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=76174

Acho que estas a fazer confusão entre HT, Dual-Core e entre os clientes.

Em HT não tens dois núcleos no CPU, apenas um. O que acontece é que o CPU simula que existem dois para teoricamente processar mais no mesmo espaço de tempo (nunca é o dobro).
    Em Dual core tens dois núcleos físicos no CPU. Significa que o CPU processa duas coisas diferentes ao mesmo tempo, porque tem dois núcleos físicos que o permitem isso.

Resumindo, HT simula dois núcleos virtuais por cada núcleo físico (no teu caso 1 núcleo físico -> 2 virtuais), em Dual core há mesmo dois núcleos físicos.

11. neonl

neonl Banido

Shello, acho que tu é que não percebeste o que eu disse (talvez por culpa minha). Eu sei o que é o HT, sei o que são threads (núcleos virtuais), cores e sei a diferença entre um HT e um dual-core.

12. shello

shello Moderador
    Staff Member

Continuas aí a fazer uma confusão na terminologia. Threads são como como "sub-processos" (tarefas) que estão a ser executados no CPU. Não são cores virtuais ;)

Voltando ao teu outro post:
    Não é necessário, mas podes fazer. Com um só cliente (e com HT activado) vai ser usado o CPU a 100% na mesma (num dos núcleos virtuais), apesar de ainda continuar "tempo de processamento" livre (pois o HT consegue fazer com que duas coisas possam ser processadas ao mesmo tempo, como sabes).

Eu estava a responder a:
    Por "single-core" entendi sem HT activado.
    Mesmo sendo o teu CPU a 64bits, só tem um núcleo físico, pelo que o SMP não é suportado (isto não quer dizer que não funcione) para esse CPU, logo, deves correr o cliente 5.04 ou o 6.00b1 sem a flag -smp.

Sim, em principio está tudo normal. Mas talvez fosse preferível activares o HT (mesmo sem ter outro cliente a funcionar) para que o folding pudesse estar a utilizar os recursos o mais possível (em principio (e em teoria) outras tarefas devem ser "canalizadas" para o que o HT dá a mais, e o folding deve ficar "intacto" enquanto não for preciso mais recursos (pedidos por outras aplicações) do que o CPU deve poder oferecer com o HT).

:kfold:

Última edição: 27 de Janeiro de 2008
  13. neonl

neonl Banido

Esquecendo o que está para trás, agora acho que me esclareceste.

Já agora aquela coisa que eu disse
    não era bem isto. O que eu queria dizer é em modo non-SMP e com uma consola só. A história dos núcleos físicos e dos núcleos virtuais eu percebo. Estava enganado na parte de chamar aos núcleos virtuais threads. :kfold:

Partilhar esta Página