1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida com distância focal em lentes e sensors menores que 35mm

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Anubis, 18 de Agosto de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 1058)

1. Anubis

Anubis Power Member

A lente TAMRON Objectiva AF 18-250 mm F/3,5-6,3 Di II LD Asférica [IF] MACRO - 460€

tem a seguinte nota de rodapé: "para todas as reflex Canon excepto máquinas com sensor superior ao formato 24 x 16 mm" (ou seja, é daquelas lentes "optimizadas" para slrs digitais)

Com isto pergunto, será que os 18-250 neste caso ainda levam com o factor de multiplicação de 1.6x para ter o valor equivalente ou são mesmo 18-250mm reais?

Também tenho uma dúvida com os MACROS, se uma lente tiver uma ampliação macro de 1:1, nas slrs de sensores menores que 35mm, também se aplica o factor de conversão para ter o valor de ampliação equivalente (e ficaria 1.6:1 no caso das canon) ou é sempre 1:1?

Aproveito para perguntar se acham que é uma boa lente e boa compra.

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

As focais que eles anunciam são sempre as reais, quando montada numa máquina APS tens que multiplicar sempre pelo factor de conversão.
    O que eles querem dizer com aquela mensagem, é que a lente não pode ser usada em máquinas Full Frame ou 35mm.

Não acho grande compra. É o tipo de lentes que "desaproveita" muito a máquina. Só fazem sentido se não se puder andar a trocar de lente.

3. PSH

PSH Power Member

Eu já tive uma e devo dizer que na minha opinião é uma lente bastante boa.
    É uma excelente opção para quem não quer andar sempre a trocar de lente.
    Só peca por não ter estabilizador óptico, o que se nota nos 150mm para cima.
    Eu vendi a minha e comprei a Sigma 18-200 OS. Perdi os 50mm extra mas ganhei estabilizador óptico.

4. Anubis

Anubis Power Member

Estava a pensar comprar o corpo da 450d logo com esta lente (sem a 18-55) mas também já andei a ver uma sigma 28-300 f3.5-6.3. Não é muito cara, acho que compensa. Não tem estabilização óptica, mas para uma lente tudo-em-1 parece-me boa, o que acham? A qualidade da lente é que também não conheço

Quanto à questão do macro, se tem uma ampliação de 1:3, acaba por ser equivalente a 1:2 (devido ao factor 1.6x) certo? O tamanho da imagem continua a ser 1/3 da realidade no sensor, mas como o sensor é mais pequeno o tamanho relativo é maior, certo?

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A 28mm passa a ser 44mm, o que já é um pouco longo para ser o lado mais wide de uma lente. São lentes feitas a pensar em corpos Full Frame/35mm e provavelmente ainda nem são optimizadas para digital.
    De qualquer forma, se queres mesmo uma tudo-em-um, acho que a melhorzinha é a Tamron 18-250.

6. Warlord

Warlord [email protected] Member

custa assim tanto trocar de lente? pq nao compras a 18-55IS+55-250IS? fica-te ao mm preco e com melhor qualidade...

7. PSH

PSH Power Member

No meu caso não é custar. Acho pouco prático. Estás num espectaculo em que queres andar entre várias distancias focais e não consegues andar sempre a trocar de lente e eu pela minha experiencia uso muitas vezes diversas distancias focais em poucos minutos.
    É pouco prático na minha opinião ter duas lentes.

8. BEKASpro

BEKASpro Power Member

Há quem prefira flexibilidade e há quem prefira qualidade!! Realmente uma 18-250mm é muito flexível, mas é preferível andar com duas lentes para ter uma melhor qualidade... ;)

cumps.

9. Warlord

Warlord [email protected] Member

uma das razoes para dar o salto para DSLR e a qualidade, se a partida estamos a pensar sacrifica-la em troca da flexibilidade entao existem por ai outras alternativas (bridges) que apresentam uma boa relacao preco/qualidade/flexibilidade kando comparadas c/ DSLR+lente all-in-one

claro k uma DSLR e sempre uma DSLR, mas talvez em 80% das situacoes (boa iluminacao) a bridge conseguiria atingir uma qualidade semelhante.

10. PSH

PSH Power Member

Pois, mas o problema são esses outros 20%.

E eu não considero que as all-in-one tenham assim tão pouca qualidade como pintam.

Acho que já se começa a entrar no extremismo e na moda.

Agora é moda as lentes 2.8 e ter diversas lentes.

Não digo que não tenha melhor qualidade, mas na minha opinião a facilidade de ter uma só lente é superior à eventual melhor qualidade das lentes separadas.

E estou a falar da 18-250 ou da 18-200OS face à 18-55IS e à 55-250IS.
    Não me refiro a lentes L e outras mais caras que a própria máquina.

Mas posso ser eu que tenho pouca sensibilidade para isso.

Na minha 40D, a 18-200OS chega e sobra para os gastos. E não acho que manche a qualidade do corpo.

Partilhar esta Página