Duvida com Notebook Hardware Control

mad_br

Power Member
Ola boa tarde a todos...

Estou a utilizar um software que muitos devem conhecer chamado notebook hardware control. Instalei a pouco tempo que já percebi que ele fica a alterar a velocidade do processador dinâmicamente conforme é exigido maior processamento do mesmo.
Eu sei que é uma pergunta estúpida, mas não causaria problemas ao processador essa troca constante de clock? pois a cada programa que abro ele sobe o clock ao máximo depois reduz... eu sei que a tecnologia mobile da intel permite a troca dinâmica de clock, mas não sei se é normal essa troca frequente.
Se puderem me ajudar com essa dúvida fico grato
desde já obrigado...
 
Ola boa tarde a todos...

Estou a utilizar um software que muitos devem conhecer chamado notebook hardware control. Instalei a pouco tempo que já percebi que ele fica a alterar a velocidade do processador dinâmicamente conforme é exigido maior processamento do mesmo.
Eu sei que é uma pergunta estúpida, mas não causaria problemas ao processador essa troca constante de clock? pois a cada programa que abro ele sobe o clock ao máximo depois reduz... eu sei que a tecnologia mobile da intel permite a troca dinâmica de clock, mas não sei se é normal essa troca frequente.
Se puderem me ajudar com essa dúvida fico grato
desde já obrigado...
O próprio windows faz isso se meteres em modo laptop/portátil, só que não notas (ou melhor, se meteres em modo laptop e fores às propriedades do sistemas, vais reparar que por vezes a frequência do processador é inferior à esperada, ou seja, ele está a fazer dynamic switching). Essa é uma função que permite poupar energia estando os processadores preparados para isso. Não tenho a certeza mas, se não usares o undervolt no NHC, o dynamic switching do NHC não é mais do que a gestão de energia do windows. A grande vantagem na utlização do dynamic switching do NHC, é fazer undervolt. Se for bem feito, consegues ter uma maior poupança de energia e temperaturas mais baixas, sem qualquer perda de performance, estabilidade ou risco para o hardware.
 
Última edição:
muito obrigado nickie. Não sabia que o próprio windows fazia isso. Eu sei que o meu processador possui a capacidade de baixar o clock para economizar bateria, mas vi que o nhc faz isso a toda hora e pensei que causasse algum tipo de problema. obrigado pela ajuda
 
Back
Topo