Duvida com temps i7 7700k e MB MSI z270 pro carbon

p2aposo

Power Member
Boa noite

Tenho um I7 7700k numa MSI Z270 Gaming Pro Carbon com o cooler Cryorig H5 Universal. (apliquei a pasta termica que vem com o cooler, colocando a quantidade de uma ervilha e colocando o cooler a fazer a pressão para espalhar)
As temps dos cores variam em media 25/27º min para um maximo de 58/62º com o value na ordem dos 42/45º . Isto em idle e sem OC. A jogar aumenta as maximas para 65/69º.
1ª pergunta -Isto é normal ou não?
2º - Pretendo acrescentar uma 2ª ventoinha no cooler, mas tenho duvida onde liga-la, uma vez que só tem uma ligação CPU fan, tem é uma ligação pump fan, posso ligar nesta? ou uso um split que já tenho e ligo as 2 na cpu fan?
 
Em idle variar entre 25º e 45º não é normal, há alguma coisa de errado no perfil de arrefecimento.
-> Vê na bios na parte "Hardware monitor", as fans devem estar em PWM se forem de 4 fios e em DC se só usarem 3 fios. e é provável que esteja definido para só funcionarem a partir de uma certa temperatura ou funcionarem demasiado lentas até aos 40º, por exemplo...
-> Vê também no Windows qual é o perfil de arrefecimento (Painel de controlo > Definições de energia > Alterar definições do esquema > Avançadas > Gestão de energia do processador > Política de arrefecimento > Põe "ativo".

Podes perfeitamente usar um splitter mas ligar a outra no Pump fan tem algumas vantagens: primeiro não sobrecarregas uma saída (apesar de ela aguentar perfeitamente com ambas) e depois podes definir na bios o modo de funcionamento delas para se quiseres pô-las a funcionar de forma independente.
Até podes ligar numa das 4 Sys fan e definir na bios o modo de funcionamento delas mas é menos aconselhado pois o funcionamento destas é controlado relativamente à temperatura mais alta num ponto da MoBo e não particularmente do CPU, para além de que estes conectores são todos para fans de 3 fios.
 
Obrigado, fui verificar na politica de arrefecimento e estava(está) activo.
Ainda não mexi na bios mas a MSI tem uma app "msi commander" e verifico que a Cpu fan tem os seguintes valores:
Aos 40º a fan está a 10% (na casa das 800 rpm)
55º vai para 38%, 70º vai 63% e aos 85º vai para 100%. Esta fan do H5 Universal é de 4 pins tal como o conector da board (aliás na board são todos de 4 pin).
Quanto ás restantes fans, tenho uma traseira de 120 mm corsair origem com a caixa (caixa é uma corsair crystal 460X) e 2 frontais corsair red led, ambas de 140 mm, todas com ligação 3 pins.
Os valores destas são em todas de:
40º - 50%, 55º - 70%, 70º - 90% e 85º - 90%.
Liguei o pc faz mais ou menos 30 min e os valores min e value andam todos muito proximos na casa dos 27º-29ºmin e os 31º-38º no value.
Hoje está calor deve estar aqui em casa na casa dos 25º .
Estou a medir isto com o HW monitor, na app a temp do cpu varia entre os 33º e os 39º
 
Última edição:
Captura%20de%20Ecr%203_zpsmbyjqhpa.png
 
Essa motherboard mete a voltagem do cpu a 1.3. Ou baixas a voltagem aos poucos ou deixas assim e aumentas o clock.
Na boa acho que deve correr a 4.6 ou 4.7 com essa voltagem,depende.
Tenho a mesma mobo e cpu que tu e assustei-me quando instalei a primeira vez com o cooler stock que tinha do meu antigo i5 2500k temps de 70 em idle.
 
Última edição:
Também é verdade, o GameBoost da minha MSI Z170a punha o CPU a 4.1GHz com 1,3V e eu tenho-o a 4.4GHz com 1,2V e notou-se muito nas temperaturas, agora com largos minutos em full load não passa muito dos 50º mas mesmo assim não creio que faça tanta diferença
 
aqui mas basicamente é na BIOS alterar o CPU Ratio e CPU Core Voltage.
Diria que para começar utilizes um OC estável como o que tens atualmente com o CPU Core Ratio a 45 (que significa 4.5GHz) e depois vais baixando o Core Voltage. Baixas um pouco e fazes reboot ao sistema, um stress test (tipo CineBench15). Se ficar estável baixas mais um pouco a voltagem até que crashe, quando crashar voltas a colocar a voltagem no valor mais baixo estável que conseguires.
Eu diria que o teu CPU aguenta bem estar a 4.5GHz com apenas 1,2V mas só testando.
Tem consciência que os 7700K costumam chegar na boa aos 5GHz com cerca de 1.5V mas aí já tens que ter um arrefecimento decente. Vê aqui neste vídeo que está relacionado com o teu processador em particular
 
Estive a ler um bocadinho e parece que esses CPU's são um bocadinho gulosos no que toca a VCores pelo que talvez 1,2V não seja suficiente para aguentar a 4.5GHz, talvez precise de 1,225V mas com 1,3V há muitos que chegam aos 4.8GHz.
Depois diz como ficou e como ficaram as temperaturas.
 
São temperaturas que apesar possam parecer elevadas, em nada prejudicam o bom desempenho do PC. Usa e abusa do PC. Nos dias de mais calor, com o chegar do Verão, dá uma verificação na temperatura só por descargo de consciência.
 
Sim aínda não tive muito tempo para testar, mas sim andam nesses valores, apesar do máximo indicar os 45 e os 50. Mas tenho de verificar com mais tempo.
 
No meu caso, o meu I7 7700k em idle, anda entre os 30º/35º!
Em Gaming anda nos 60º/70º

Isto em Stock, ainda não tive necessidade de fazer OC
 
Essa motherboard mete a voltagem do cpu a 1.3. Ou baixas a voltagem aos poucos ou deixas assim e aumentas o clock.
Na boa acho que deve correr a 4.6 ou 4.7 com essa voltagem,depende.
Tenho a mesma mobo e cpu que tu e assustei-me quando instalei a primeira vez com o cooler stock que tinha do meu antigo i5 2500k temps de 70 em idle.

Falas-te bem o Oc automatico é das piores coisas que se pode fazer , pois o cpu pode estar estável com a mesma velocidade mas com menos vcore ,logo aquece menos .
Quanto á 2da fan aconselho uma fan tipo artic F12 ou com o bom pressão de ar.
 
Apesar das temps min e value andarem e estabilizarem nos 30/35º de vez em quando salta para os quarenta e muitos, liguei o pc há 10 min e as temps maximas começam logo nos 45/ 46 e agora andam nos 56º. Isto só a visualizar paginas na net. Mas por exemplo a jogar aínda não me passou dos 70º. Isto é normal? tenho um pouco receio, porque foi a primeira vez que montei o pc, especialmente a colocação da massa termica.Posso não ter a mão calibrada e ter colocado um pouco mais que o tamanho de uma ervilha (penso que não). E isso estar a interferir nas temps... vejam as 2 imagens abaixo e digam algo por favor!
Captura%20de%20Ecr%2026_zpsp4eoawje.png
Captura%20de%20Ecr%2025_zpssc1ufybd.png
 
Podes sempre remover o heatsink do CPU e verificar se está tudo. Por questão de precaução, espalha um bocadinho de massa térmica outra vez e testa.
 
Back
Topo