Duvida com temps i7 7700k e MB MSI z270 pro carbon

Sim, já tinha pensado nisso, este fim de semana vou aproveitar para fazer isso. A pasta termica que tenho é a que veio com o cooler é a cryorig CP7 (é alguma coisa de jeito?).
Devo colocar o equivalente a um bago de arroz (ou grão de ervilha), com o peso do cooler quando vou apertando que a espalhe? Ou devo espalha-la como indica nas instruções, foramndo uma fina camada passando com um cartão?
Tenho alcool isopropilico comprado na farmacia 99.94%, aqueles rolos papel de cozinha servem bem ou deixam muito residuo?
-Outra coisa no pc do meu miudo que é um i5 6600k as temps andam sempre na casa dos 30º atingem um maximo de 40º em idle.
Tem o cooler da Cooler Master 412s que foi montado na loja. Qual dos coolers é melhor? Mais eficiente?
Faço a pergunta porque estou tentado a comprar um AIO da NZXT - kraken x52, por estetica e por causa da minha caixa e tambem pelo melhor arrefecimento. E vou por um dos dois á venda, ficando com o melhor!
 
Álcool isopropílico é dispensável mas é melhor ainda. Eu acho o papel de cozinha ideal pois não deixa resíduos, ou então usa um pano que não deixe fibras, um palito também costuma ajudar nos cantos mais apertados.
Prefiro limpar sem retirar o CPU do sítio se não for mesmo necesário, arrisca-se a correr alguma coisa mal e tocar nos pinos da board mas se o decidires fazer: avança(!) também não é nenhum bicho mau. Tem é muito cuidado para não tocar nos pins da board nem cair nada para lá, mesmo muito cuidado!
Limpa bem o CPU. Se usaste álcool ou outro produto deixa secar bem, o isipropílico é especialista em secar, é um instantinho. Aproveita e limpa o cooler também que já precisa.
Depois de limpo colocas uma gota de pasta térmica bem no centro do CPU. Diz-se que deve ser do tamanho de um grão de arroz, pois para mim ou o pessoal tem grãos de arroz muito grandes ou não sei, acho pouco, para mim o ideal é quase uma ervilha. No meu coloquei isto, creio talvez seja um nadiiiinha a mais mas como o meu pai costuma dizer, "antes verta que mal cheio!" :p A verdade é que se a pasta não for condutora não há absolutamente nenhum problema em colocar em excesso, se for pouca também não, principalmente nos CPU's Intel onde o hotspot é só um retângulo no meio do chip, nos Ryzen, por exemplo o calor está equitativamente distribuído por toda a superfície.
Não aconselho a espalhar a pasta, o que acontece se espalhares a pasta é que obviamente não ficará completamente lisa e por isso quando o cooler assentar podem ficar pequenas bolhas de ar lá no meio, se colocares um ponto no centro o próprio cooler vai espalhar a pasta sem deixar qualquer espaço por preencher já que ao espalhar a pasta vai "varrer" a superfície de dentro para fora eliminando o ar. Acho que faz algum sentido.
Depois é apertar as fixações em cruz, pouco a pouco, não apertes um parafuso todo e depois os outros. Dás uma(s) volta(s) a um, depois ao oposto na diagonal, seguinte, último e volta a repetir. Não sei como funciona no teu nem se é assim em todos os coolers mas o meu tem "batente", quando começa a oferecer resistência o parafuso chega ao fim da rosca e não aperta mais, isto garante um aperto ideal e igual nos 4 parafusos. Se os coolers não são todos assim deveriam ser.
Liga a ficha do cooler.
Done!
 
tirei o cooler aqui ficam as imagens:
20170414_122815_zpst1u8ttsg.jpg
20170414_122819_zps0dkqehny.jpg
20170414_122827_zpshkbzamq4.jpg
20170414_124149_zpsdhpsvgkj.jpg
 
As temps continuam iguais, talvez as maximas um pouco mais altas, na casa dos 60º, nunca tinha tirado as temps a esta hora 15h e deve de estar aproximadamente uns bons 27 a 30 graus temp ambiente aqui em casa, mas...
 
Parece que estava otimamente bem aplicada a pasta.
As temps em load estão boas, parece-me, o estranho é em idle mandar-se para perto dos 50ºC. não terás alguma coisa a correr em 2º plano?
 
Ca para mim, este i7 7700k, é bastante quente!
Andei a perder algum tempo a volta das temps do meu e agora oscilam entre os 37° e os 49°!
O meu antigo 4790 não fazia nada disto!
Isto estando com o sistema apenas a fazer 1 download, que não tenho a certeza, mas não deve interferir em nada nas temps...
Sei que este consome mais energia, mas ainda assim, acho demasiado elevadas...
 
@mata-pombos, aínda bem que me dizes isto, como é o primeiro pc que monto ando um pouco preocupado com isto. Em load está normal (pouco passa dos 70º) mas em idle varia muito, daí a minha preocupação. Apesar de já há largos minutos que as temps em "value andarem sempre entre os 29º e os 32º, ou seja muito proximas das minimas!!!
 
As temperaturas em idle não interessam muito, o que interessa é em carga. Desde que o CPU opere dentro de temperaturas aceitáveis, não vejo motivo para tanta preocupação.
 
Eu também tenho um 7700K e posso dizer que as tuas temps estão perfeitamente normais... O meu também é muito quente (em idle, em load agora consigo não passar os 75C), mesmo com um kraken x62. Aliás, mudei de um Cryorig H7 mesmo por essa razão...
Por isso não tens nada para te preocupar, relaxa e usufrui da máquina :)
 
Back
Topo