duvida com transformadores

Sniper2

Power Member
Boas,
precisava de uma ajuda aqui para uma duvida que me apareceu...

Tenho um transformador de uma aparafusadora sem fios de 18V que entrou em curto, o transformador tinha de tensao de carga 21V com 400mA

Ainda procurei por transformadores no mercado, mas nenhum dos que vi se aproximava das caracteristicas do original...

Contudo no outro dia, ao limpar a casa encontrei um transformador perdido (e sem saber a que pertencia) e ao ver as caracteristicas (output 30VDC com 500mA ) pensei se poderia utiliza-lo na aparafusadora...

Por causa da diferença de voltagem, vale a pena baixar-lhe a voltagem? Ou não há risco, para as baterias utiliza-lo como está?

Que aconselham? Fico aberto a sugestões ;)

Agradecendo antecipadamente,
cumps Sniper2
 
Não uses o de 30 V directo!É uma difrença grande!

Para baixar a tensao podes usar o IC LM317, se te safares em electrónica. Para esta situação precisa de uma resistência R1 2.4K, outra de 39 K e o LM317 com dissipador.

http://www.reuk.co.uk/LM317-Voltage-Calculator.htm

Outra alternativa é um carregador de portatil antigo, pois normalmente andam por volta dessa voltagem.

Podes é comprar no chines/ebay um carregador de portatil com essa voltagem, no ebay arranjas por cerca de 5.50€
 
Boas,
antes de mais agradeço a prontidão na resposta...

A diferença parecia-me demais por isso perguntei antes ;)

O problema dos carregadores de portateis é a corrente... é demasiado grande pois costuma andar na casa dos 2/3A. Para carregar baterias Ni-Cd convem ser baixa para não explodirem :S

Nesse caso é mais fácil baixar a Voltagem ou baixar a corrente?

Cumps
 
Os 2/3 A que falas é quanto o transformador consgue "dar". Se a aparafusadora só pede 400 mA só vão sair 400 mA.

Podes usar um transformador de 2/3 ou até 200 A que não há problema!

O contrário é que não pode acontecer, isto é ligares um transformador de 400 mA a uma carga de 1A, pois vais ser solicitado 1A e o transformador só consgue dar 400 mA.

Um exemplo é a rede elétrica da EDP, o tranformador da tua zona consgue dar carradas de Amperes, mas tu em casa podes ligar coisa de alguns mA.O que importa é a voltagem ser sempre a mesma!
 
Back
Topo