Duvida com um P3 733EB

K

Kunda

Guest
oi ppl, é assim... gostava de vos pedir a ajuda para uma questão que me surgiu...

tenho um p3-733EB portanto com o bus a 133Mhz.. gostava de comprar um processador com a velocidade maxima para aproveitar a minha board (Asus CUV4X) que suporta velocidades até 1.2 ghz.

a questão é... já só se consegue arranjar (novo) processadores P3 Celeron (bus a 100Mhz) ...

alguma sugestão? será que compensa comprar um celeron 1.3? é melhor comprar um p3 1.0Ghz (segundo a intel o ultimo com bus 133)...

agradeço antecipadamente a vossa ajuda...
 
penso que seja esta a board :http://www.asus.com.tw/mb/socket370/cuv4x/overview.htm

este o manual:http://download.asus.com.tw/mb_dl_menu.asp?l1=1&l2=4&l3=10&mid=1

pelo que vi o multiplicador disso é no máximo de 8.0x logo 8x133=1064mhz pelo que suporta na boa o piii a 1ghz

o celeron 8x100=800mhz a opção seria um celeron a 800mhz

tens muitas hipoteses de overclock por fsb pois a board permite 150mhz

relativamente a questão principal acho que da para perceber que a board não se da muita bem com celeron a 1.3 e depois o piii a 1ghz torna-se melhor, devido ao fsb 133, torna-o mais rápido a nivel de desempenho do que qq cpu a 100 de fsb logo a melhor opção será mesmo pIII a 1GHZ

isto se esta for mesmo a tua board, pois existem várias revisões da mesma ,é so uma questão de procurares no link que te dei e vez se é essa ou não e quais a limitações.
 
Desiste!
Eu também tenho uma ASUS CUV4X-E, e também lá queria meter um PIII 1,3 GHz, 512K Cache, mas acontece que esse Celeron que estás a falar, è FC-PGA2 (tecnologia 13 mícron), nomeadamente TUALATIN CLASS PROCESSOR.
Funciona com uma tensão de Core de menos de 1,5V, ao contrário dos normais FC-PGA (tecnologia 18 mícron), que funcionam ~1.7xV.
Apesar de o Socket ser igual (370), o Tualatin não aguenta com essa tensão toda de Core.
Se o computador fizer POST (que dúvido muito!), queimas esse CPU em 2 dias (o que era um desperdício!), porque devido à menor espessura de pistas no CPU, não conseguiria dissipar o suficiente.
A ASUS lançou a TUV4X, justamente para processadores Tualatin.
É "backwords compatible" com CPUs FC-PGA normais...
Ou, puderás tentar encontrar um PIII a 1GHz, visto que os PIII a 1,1(3)GHz são muito difíceis de encontrar (se não impossível!)...
 
Back
Topo