1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[duvida] como arrefecer um canal de ar até 0ºC?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por |[-BooT-]|, 24 de Novembro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 2425)

1. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

ou lá perto

ora... o que se passa é o seguinte. preciso de arrefecer ar, simplesmente ar... esqueçam pcs, calor, etc... o meu objectivo é arrefecer ar ;)

Imaginem um tubo de cobre com cerca de 8cm de diametro e um tubo de cobre de cerca de 1.5cm enrolado à volta por fora. Qual a melhor maneira de arrefecer o ar que passa por dentro do tubo de modo a que este chegue perto dos 0ºC?

a minha ideia inicial foi montar um circuito de watercooling com um radiador de 360mm no tubo em espiral de modo a arrefecer o tubo maior. mas não sei até que ponto o tubo arrefece e até que ponto arrefece o ar que por ele passa.

vou tentar exemplificar em paint :D (ninja skillz)

- o ar entra à temperatura ambiente pelo lado esquerdo e sai arrefecido pelo lado direito
    - a bomba de água tem que funcionar a 12v
    - o radiador é arrefecido por uma grande dose de ar relativamente fresco e a uma boa velocidade
    - o tubo não pode ter palhetas ou coisas assim por dentro... o ar tem que fluir sem restrições

acham que será possivel obter temperaturas baixas na saida com um esquema assim? o tubo tem cerca de 50cm

estou aberto a outras sugestões desde que não sejam muito dispendiosas, não vão contra o objectivo e que possam funcionar a 12v ;)

Última edição: 25 de Novembro de 2008
  2. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

acho que é impossivel isso resultar pq como deves saber a água do WC é arrefecida pelo ar que passa pelo radiador. esse ar, normalmente nao esta a temps proximas de 0º. a nao ser que vivas no polo norte :D:D:D

tens de is para cenas mais extreme :D

Cumps

3. |[-BooT-]|

o "lá perto" pra mim é tipo 10ºC :P não é 1 ou 2º... mas yah, sei que não vou conseguir temperaturas muito abaixo da temperatura ambiente. mas visto que o radiador vai ser arrefecido por ar "da rua" a alta velocidade, pode ser que funcione melhor do que com as ventoinhas normais ;)

mesmo assim, que cenas mais extreme é que tens em mente? pensei em por um peltier a arrefecer um deposito... mas os peltier são um bocado "instaveis" e consomem um bocado

se der para fazer um chiller ou algo phase change baratinho e a 12v... siga ^^

4. skandal

skandal Power Member

A unica maneira sem complicar muito é um peltier e é preciso ter cuidado pq peltiers são perigosos.

Sem peltier e com agua é para esquecer.... nunca vai ficar abaixo da temp ambiente.

Última edição: 26 de Novembro de 2008
  5. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

podem-me explicar o que é um peltier?

6. rav3n

rav3n Power Member

yup e depois o fluido refigerado passa por um rad ou serpentina, e o ar a arrefecer é forçado em contra corrente. se for uma serpentina vai ser preciso uma coisa grande, acho eu

ele pode usar um chiller associado a um sistema de WC, acho que o [email protected] tinha uma coisa dessas

7. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Garanto que fica.

Testei um Cooler que usava peltier e obtive temps bem abaixo da ambiente, e isto num dia de calor.

LINK

A ideia talvez passasse por usar um peltier, não sei se isso se arranja assim facilmente, mas arrefecendo a àgua que passa num rad para perto de 10º, e com o ar a passar junto das alhetas era bem capaz de se conseguir qualquer coisa.

8. Ducks

Ducks Power Member

Podes sempre usar um sistema igual ao dos frigorificos ai ate concegues temperaturas abaicho de 0ºC :wah:

9. skandal

skandal Power Member

Eu estava a falar que sem peltier mas com WC não baixava mais que a temp ambiente ;)

vou fazer edit para se perceber melhor :P

Vê isto um peltier é uma peça que vai aplicar a teoria :)

10. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

e estabilizar a temperatura com isso?

11. |[-BooT-]|

e por isso a funcionar a 12v? :P

se conseguir montar um sistema de phase change em 12v e a baixo custo, siga... mas tenho as minhas duvidas ;)

Partilhar esta Página