[duvida] como arrefecer um canal de ar até 0ºC?

|[-BooT-]|

Folding Member
ou lá perto

ora... o que se passa é o seguinte. preciso de arrefecer ar, simplesmente ar... esqueçam pcs, calor, etc... o meu objectivo é arrefecer ar ;)

Imaginem um tubo de cobre com cerca de 8cm de diametro e um tubo de cobre de cerca de 1.5cm enrolado à volta por fora. Qual a melhor maneira de arrefecer o ar que passa por dentro do tubo de modo a que este chegue perto dos 0ºC?

a minha ideia inicial foi montar um circuito de watercooling com um radiador de 360mm no tubo em espiral de modo a arrefecer o tubo maior. mas não sei até que ponto o tubo arrefece e até que ponto arrefece o ar que por ele passa.

vou tentar exemplificar em paint :D (ninja skillz)

58083764ha6.jpg


- o ar entra à temperatura ambiente pelo lado esquerdo e sai arrefecido pelo lado direito
- a bomba de água tem que funcionar a 12v
- o radiador é arrefecido por uma grande dose de ar relativamente fresco e a uma boa velocidade
- o tubo não pode ter palhetas ou coisas assim por dentro... o ar tem que fluir sem restrições

acham que será possivel obter temperaturas baixas na saida com um esquema assim? o tubo tem cerca de 50cm

estou aberto a outras sugestões desde que não sejam muito dispendiosas, não vão contra o objectivo e que possam funcionar a 12v ;)
 
Última edição:
acho que é impossivel isso resultar pq como deves saber a água do WC é arrefecida pelo ar que passa pelo radiador. esse ar, normalmente nao esta a temps proximas de 0º. a nao ser que vivas no polo norte :D:D:D

tens de is para cenas mais extreme :D

Cumps
 
o "lá perto" pra mim é tipo 10ºC :P não é 1 ou 2º... mas yah, sei que não vou conseguir temperaturas muito abaixo da temperatura ambiente. mas visto que o radiador vai ser arrefecido por ar "da rua" a alta velocidade, pode ser que funcione melhor do que com as ventoinhas normais ;)

mesmo assim, que cenas mais extreme é que tens em mente? pensei em por um peltier a arrefecer um deposito... mas os peltier são um bocado "instaveis" e consomem um bocado

se der para fazer um chiller ou algo phase change baratinho e a 12v... siga ^^
 
A unica maneira sem complicar muito é um peltier e é preciso ter cuidado pq peltiers são perigosos.

Sem peltier e com agua é para esquecer.... nunca vai ficar abaixo da temp ambiente.
 
Última edição:
A unica maneira sem complicar muito é um peltier. Mesmo com agua é para esquecer.... nunca vai ficar abaixo da temp ambiente.

yup e depois o fluido refigerado passa por um rad ou serpentina, e o ar a arrefecer é forçado em contra corrente. se for uma serpentina vai ser preciso uma coisa grande, acho eu

ele pode usar um chiller associado a um sistema de WC, acho que o ming@s tinha uma coisa dessas
 
A unica maneira sem complicar muito é um peltier. Mesmo com agua é para esquecer.... nunca vai ficar abaixo da temp ambiente.

Garanto que fica.

Testei um Cooler que usava peltier e obtive temps bem abaixo da ambiente, e isto num dia de calor.

LINK

A ideia talvez passasse por usar um peltier, não sei se isso se arranja assim facilmente, mas arrefecendo a àgua que passa num rad para perto de 10º, e com o ar a passar junto das alhetas era bem capaz de se conseguir qualquer coisa.
 
Garanto que fica.

Testei um Cooler que usava peltier e obtive temps bem abaixo da ambiente, e isto num dia de calor.

LINK

A ideia talvez passasse por usar um peltier, não sei se isso se arranja assim facilmente, mas arrefecendo a àgua que passa num rad para perto de 10º, e com o ar a passar junto das alhetas era bem capaz de se conseguir qualquer coisa.

Eu estava a falar que sem peltier mas com WC não baixava mais que a temp ambiente ;)

vou fazer edit para se perceber melhor :P

podem-me explicar o que é um peltier?

Vê isto um peltier é uma peça que vai aplicar a teoria :)
 
Back
Topo